Blog Veja como o vale do silício pode inspirar o seu negócio

Veja como o vale do silício pode inspirar o seu negócio

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A busca por inspiração é algo que todo empreendedor deve ter, pois é necessário para que se encontre maneiras de superar dificuldades, planejar ações inovadoras, bem como ampliar as suas chances de sucesso. E é justamente por conta disso que o Vale do Silício deve ser conhecido por todos os profissionais e por aquelas pessoas que desejam possuir um negócio próprio.


O Vale do Silício é uma região dos Estados Unidos que concentra algumas importantes cidades, como São Francisco, São José, Palo Alto e outras cidades de sua proximidade. Em uma primeira impressão, isso pode não significar muita coisa para os profissionais, mas há uma importância imensa nesta região.


Isso porque foi no Vale do Silício que muitas das principais empresas da atualidade foram fundadas, como o Google, Apple e a HP, por exemplo. O fato de que estas empresas foram fundadas em uma mesma região não é apenas uma grande coincidência, pois o que liga a história destas multinacionais é muito maior do que o seu local de nascimento.


Trata-se de uma mentalidade de inovação e superação de dificuldades, algo muito presente na região do Vale do Silício. Esta característica existe na região desde o início de seu povoamento, pois esta localidade dos Estados Unidos possuía o ouro como seu principal atrativo.


No entanto, sem ouro suficiente para atender a todas as pessoas que se dirigiram até a região da Califórnia, muitas destas pessoas encontraram no empreendedorismo a saída para conseguirem ganhar a vida. E isso se mantém como realidade por muitas décadas, o que fez com que se tornasse uma característica do Vale do Silício.


Assim, é possível que o Vale do Silício seja uma importante fonte de inspiração para o seu negócio, de modo que possa ajudar a enxergar diferentes maneiras de lidar com o trabalho e descobrir maneiras inovadoras de chegar ao sucesso.


Os principais ensinamentos do Vale do Silício para o seu negócio

Para tornar ainda mais fácil compreender como a história do Vale do Silício e as empresas que se originaram nesta região podem servir de inspiração para você e sua empresa, confira a seguir quais são alguns dos principais ensinamentos que podem ser colocados em prática em seu dia a dia:


1. Não desista na primeira dificuldade


A história de sucesso de muitas empresas originadas no Vale do Silício pode fazer com que pareça que o local oferece uma garantia de sucesso aos empreendedores. No entanto, isso não representa a realidade, pois há um elevado número de tentativas fracassadas de negócios na mesma região.


Assim, um dos principais ensinamentos que o Vale do Silício pode dar ao seu negócio é a persistência e não se entregar na primeira tentativa falha de empreendedorismo. Diferente disso, é preciso aprender com os seus erros e fazer com que se tenha chances maiores de sucesso em seus empreendimentos futuros.


Desta maneira, ao se permitir aprender com os seus erros, e não apenas se sentir fracassado, você terá chances de se tornar um empreendedor muito mais preparado para passar por qualquer adversidade e de chegar ao sucesso profissional.


2. Sempre busque maneiras de inovar em seu segmento

Outro ensinamento de grande valia para o seu negócio que pode ser aprendido com a história do Vale do Silício é a busca constante por maneiras de inovar em seu segmento comercial, em sua prestação de serviços ou mesmo nos produtos que são oferecidos ao seu público.


Em geral, a grande maioria das empresas originadas nesta região dos Estados Unidos é relacionada ao setor da tecnologia, o que faz com que a sua busca por inovação seja ainda mais importante, pois este é o diferencial que faz com que seus produtos e serviços sejam escolhidos pelos clientes.


No entanto, não é necessário apenas que se trabalhe com tecnologia para que se busque inovações em seu setor. Este tipo de diferencial pode se encaixar a qualquer setor, seja com maneiras de facilitar a vida de seus clientes ou de destacar seus produtos entre os demais de sua concorrência.


Isso fará com que se saia da mesmice e possa assumir um posto de maior relevância entre as empresas de seu segmento, de forma que o seu público-alvo pense primeiro em sua marca ao precisar de seus produtos e serviços em razão destas inovações e da diferenciação em relação aos demais. Assim, os melhores resultados e as consequentes vantagens disso serão benefícios naturais para o seu negócio.


3. Não tenha medo de investir em empresas disruptivas 


O medo e o receio de investir em ideias diferentes de empresas é algo natural, mas que não pode fazer com que se percam grandes oportunidades de empreender e modificar a forma como as pessoas utilizam determinados tipos de serviços ou produtos.


Note que, neste aspecto, não se trata apenas de uma inovação na forma de oferecer seu produto, mas uma mudança conceitual na maneira de se utilizar um determinado serviço. Ou seja, uma empresa disruptiva é aquela que faz com que haja grandes mudanças no hábito das pessoas.


Um exemplo claro disso são os serviços de streamings de filmes e séries, os quais substituíram completamente as locadoras de filmes por oferecerem um serviço muito mais cômodo, prático e completo em relação a estes estabelecimentos. Entretanto, o objetivo final de seus consumidores é o mesmo: consumir filmes e séries, porém, de uma maneira muito mais completa, com uma experiência mais agradável.


Assim, é importante que se tenha o exemplo do Vale do Silício como uma inspiração para que não se tenha medo de investir em negócios que tenham este tipo de objetivo, de modificar a forma como as pessoas usufruem de um serviço ou produto. Diferente disso, investir em empresas disruptivas é algo que pode ser o diferencial entre o sucesso de seu negócio ou o fato de ser apenas mais uma empresa comum em seu segmento.


Além de toda esta inspiração na história das empresas do Vale do Silício, é preciso que se tenha, também, um conteúdo de qualidade a oferecer a seus clientes e para trazer o desejo do seu público-alvo de conhecer o seu negócio e aquilo que lhes é oferecido.


Isso pode ser feito, por exemplo, por meio do marketing de conteúdo, uma das estratégias mais completas e eficientes da atualidade, beneficiada pelo contato facilitado entre empresas e clientes através de aplicativos, e-mail, mensagens automáticas e muitas outras possibilidades.


Para garantir que o seu conteúdo seja o melhor possível, entre em contato com a RedaWeb pelo site ou pelo telefone 0800 750 5564, e conheça todos os nossos planos de produção de conteúdos disponíveis, para escolher aquele que melhor se adequa ao que sua empresa precisa para otimizar seus resultados!


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