Venda sua ideia e consiga investimento em inbound marketing

Entenda os motivos que tornam essa estratégia digital '3 em 1' importante para o sucesso da empresa digitalmente. Trazemos sete dicas para você apresentar a melhor proposta e angariar fundos para suas estratégias digitais.


Criar e estreitar o relacionamento com os clientes na internet vem se tornando um diferencial competitivo, principalmente pelas estratégias do marketing digital. Algumas ferramentas, em detrimento de outras, podem fazer com que o seu site passe de um local monótono e pouco visitado para uma verdadeira cadeia de vendas. Mas, para isso, é preciso que você consiga investimento em inbound marketing.

O problema inicial dos cases nessa circunstância é a dificuldade em conseguir com que os gestores liberem o dinheiro para investir no ambiente digital. E é aí que entra a expertise dos profissionais que lidam com o marketing digital: esquecer o projeto e vender ideias, angariando os fundos necessários para começar as campanhas dessa ferramenta indispensável.


O que é inbound marketing?

Para falarmos como você pode atrair investimentos, primeiro vamos resumir o que é o inbound marketing e quais suas potencialidades no ambiente digital. Essa estratégia, também conhecida como marketing de atração, é sustentada na criação de conteúdo para o público-alvo que busca criar laços para um melhor relacionamento com o negócio.

Dessa forma, o inbound marketing busca que as pessoas cheguem até sua empresa, serviço e/ou produto através do que você tem a oferecer para elas. É sustentado, principalmente, em três vertentes:

  • SEO (Search Engine Optimization): otimização para ferramentas de busca, colocando seu site entre os principais resultados quando as pessoas buscam por algum assunto ou palavra-chave;
  • Marketing de conteúdo: produção de conteúdo voltado para o cliente que você quer atingir e criar o relacionamento no inbound marketing;
  • Social media: a forma de divulgação e estratégias que utilizará nas redes sociais, ‘fisgando’ os potenciais clientes através de ‘iscas’ chamativas, que possuam conteúdo relevante para o mesmo.

Para completar, o inbound marketing é a forma de relacionamento com o cliente no ambiente digital trazendo soluções que ele procura ou que não sabe que necessita. E, tanto para que você consiga investimento em inbound marketing, quando para chegar aos seus clientes, é preciso de ação – e, nesse caso, necessitará vender sua ideia.


Como atrair investimentos

Você passou horas programando uma apresentação, trouxe dados e métricas acerca do marketing digital, fez um estudo de caso sobre o que as pessoas querem ver no site da empresa, elaborou vários checklists para aumentar a credibilidade do blog empresarial, mas esbarrou na última (e mais importante) etapa do processo: a liberação da ‘verba’.

Isso é muito comum, principalmente em departamentos de marketing, porque os gestores olham como gastos o investimento em inbound marketing. É nessa etapa que você precisa vender uma ideia para que isso seja possível – e, sabendo disso, trazemos algumas dicas de como é possível vender esse ideal, a partir da criatividade.


1) Crie um problema

Para que você consiga investimento em inbound marketing o primeiro passo é criar um problema – e mostrar como a empresa pode o solucionar. O exemplo mais claro é através do marketing de conteúdo: sua empresa tem um programa específico para a resolução do problema x. Fazer com que os artigos apresentem ao cliente que ele tem essa dificuldade, o ajudará a buscar no próprio negócio a solução.


2) Apresente os resultados

Com um pouco de esforço é possível criar um blog e páginas nas redes sociais, aumentando o tráfego no site. Essa é uma ideia que você precisa vender na hora de buscar o investimento em inbound marketing, porque estará respaldado no crescimento das visitas do site empresarial. Aqui, vale destacar: apresente o aumento do tráfego, através do Google Analytics, que discrimine a maior procura pelas páginas de vendas do produto – e isso irá acontecer.


3) Una setores

Venda sua ideia não apenas para o gestor – tenha contato com todos os setores, mostrando desde o financeiro até o controle de estoque como o dinamismo das ações de inbound marketing podem afetar (positivamente) a todos. Essa é uma característica que muitos desprezam, mas a melhor forma de criar unanimidade acerca do seu projeto de marketing digital é fazendo com que todos reconheçam o esforço – e as potencialidades do investimento.


4) ‘Estamos atrás da concorrência’

É importante mexer com a dor de quem irá liberar o investimento em inbound marketing para a sua ação digital. Como? Mostre ao gestor que a maioria dos departamentos de marketing já utiliza essa ferramenta, com inúmeros dados e métricas que respaldam seu argumento. Ficar ‘a ver navios’, em relação à concorrência, é uma ideia (bem) vendida para conseguir investimento.


5) Um investimento baixo

Nossa quinta dica para que você consiga investimento em inbound marketing é vender o retorno sobre o que será investido – e, claro, apresentando as cifras irrisórias gastas em relação a outros tipos de publicidade, como as físicas em jornais, revistas, rádios, panfletos e outdoors, em comparação com o público orgânico que o inbound marketing irá atingir.


6) Vender a ideia, não o produto

Assim como a sua procura é por uma ideia que traga os investimentos necessários nessa estratégia, também é preciso mostrar que não serão vendidos os produtos e sim a exposição da marca. Atualmente, com o fator conhecido como marketing de relacionamento, os visitantes do seu site querem se relacionar com a empresa, muito mais do que comprar produtos – assim, a publicidade ‘gratuita’ que eles geram vale cada centavo.


7) Inbound marketing é expansão

Por fim, a última ideia que você precisa vender para angariar valores e iniciar no inbound marketing é a expansão da empresa. Mostre que não há mais necessidade de novas lojas físicas e contratação de profissionais nos pontos de venda para trazer maior faturamento ao negócio: o próprio ambiental e o público irão fazer isso de forma autônoma – claro, com as estratégias e soluções que você apresenta para elas.


Inbound marketing já é uma realidade 

É fato: não há como competir digitalmente sem que você venda sua ideia e consiga investimento em inbound marketing. As dicas acima descritas são consolidadas, pois corroboram números e dados que você já possua. E, também, é preciso lidar com um mercado em expansão: mais de 110 milhões de brasileiros já se fazem presente na internet. Ignorar esse número é estar alguns (ou vários) passos atrás da concorrência.

Com poucas ações e estratégias consolidadas, aliando a expertise do departamento de marketing com empresas que geram esses conteúdos de forma eficaz, em poucos meses você traz resultados contundentes na geração de tráfego, leads e vendas – pois, o inbound marketing não é uma solução em longo prazo. Pelo contrário: o retorno vem em poucos meses.


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