Blog Você sabe como obter resultados de marketing com seu blog?

Você sabe como obter resultados de marketing com seu blog?

empresária mulher olhando o blog pelo notebook

O blog é uma das estratégias mais eficientes para gerar conceito e autoridade para uma empresa. Por meio dele é possível compartilhar o seu conhecimento em relação a determinado assunto, produto ou serviço, trabalhando de forma positiva a imagem do seu negócio. No entanto, um dos maiores desafios dos empreendedores é manter o blog atualizado e promover uma estratégia de marketing efetiva e com resultados satisfatórios.


Então, como ter bons resultados com o blog e quais as melhores estratégias para fortalecimento de marca? Não se preocupe que isso não é uma missão impossível. Aqui você vai saber tudo sobre o posicionamento e a promoção do seu blog no ambiente virtual. Continue a sua leitura que é sobre isso que vamos falar!


O que é um blog?


Um blog é um espaço na internet que permite o compartilhamento de assuntos importantes para o seu perfil de público. Este ambiente é um muito simples de criar e não exige amplos conhecimentos de programação. Existem plataformas que oferecem o serviço de forma personalizada para a criação de sites e blogs onde pode ser inserida e explorada a identidade visual de uma empresa.


Em um primeiro momento, os blogs eram criados em plataformas individuais e específicas para o desenvolvimento de temáticas e assuntos diversos. No entanto, com o avanço da era digital e com as novas modalidades de fazer negócio, os blogs passam a ser inseridos nos sites das empresas com a proposta de agregar valor ao ambiente com informações de interesse dos usuários.


Isso permite que o espaço de vendas do seu serviço ou produto seja mais completo fornecendo, também, conteúdos coerentes, relevantes e atrativos. É uma das alternativas que gera interação e maior engajamento das páginas e das redes na internet. 


Quais as vantagens de ter o blog como estratégia de negócios? 


Um dos maiores destaques que um blog oferece para uma empresa em relação ao conceito e à autoridade. Ao compartilhar conhecimentos e informações sobre o seu segmento, você está automaticamente dizendo ao seu cliente ou ao seu público que você entende do negócio. Isso gera para os visitantes do seu site:


  • confiança no seu serviço ou produto;
  • segurança e seriedade da marca;
  • posiciona como referência no assunto;
  • promove o engajamento das páginas;
  • gera tráfego orgânico para as suas redes.

Além disso, é uma plataforma fácil de utilizar, agrega valor para as páginas e para a empresa e permite um melhor ranqueamento nos sites de busca.


Como o blog ajuda no Marketing da empresa?


Conforme mencionado anteriormente, o blog gera autoridade para empresa e promove um bom posicionamento da marca no ambiente virtual. E para que uma empresa se destaque com as publicações de blogs, algumas estratégias são utilizadas na produção dos conteúdos. Confira a seguir quais são:


1. Utilizar palavras-chaves


Utilizar as palavras-chaves certas gera engajamento para o seu conteúdo. Mas não são quaisquer palavras-chaves que devem ser utilizadas. É necessário escolher aquelas que estejam de acordo com o seu negócio, com a sua oferta ou com a sua marca e que serviram de referência nos sites de busca para que o cliente seja direcionado ao seu site. 


2. Uso de CTAs


O uso das call to actions também são muito importantes para o fortalecimento das marcas no ambiente virtual. Essa estratégia agrega valor pela interação que promove através das chamadas de ação e pela maneira como são inseridas nos conteúdos publicados.


3. Hiperlinks


O uso de hiperlinks nos conteúdos dos blogs é essencial para promover o direcionamento do usuário para outras páginas do seu site. Desta forma, ao clicar na palavra em destaque, a pessoa pode ser direcionada para outro artigo do blog, para uma página de produtos do site ou para qualquer outra rede posicionada na internet. 


4. Gatilhos Mentais


Os gatilhos mentais são estratégias utilizadas na produção de conteúdos e são capazes de despertar o desejo de compra do usuário. Gera maior captação e fidelização de clientes quando bem estruturado nos conteúdos que você compartilha nas redes.


Outros fatores são considerados essenciais para que as estratégias de marketing funcionem nas publicações de um blog. Por exemplo, um layout bem estruturado, sem muita poluição visual e que apresentem conteúdos claros e com objetividade são muito atrativos para um público-alvo.


Vantagens do marketing para o Blog


Por se tratar de uma excelente estratégia para o posicionamento de uma empresa, o blog é um dos recursos que mais agrega vantagens para o fortalecimento de marca. As principais vantagens são:


  • aumenta as vendas por meio de conceito e autoridade;
  • melhora o ranqueamento no Google;
  • promove a importância do seu produto ou serviço;
  • agrega valor aos processos de vendas com informações mais atrativas e relevantes sobre o seu segmento;
  • permanência de resultados devido ao amplo armazenamento de dados e informações dessa plataforma.

Os resultados do marketing para o blog são observados de forma gradativa. Deve-se ter um planejamento de conteúdos, quais estratégias serão aplicadas nesse conteúdo e de que forma ele está sendo posicionado nos sites de buscas. Uma excelente estratégia e que não pode faltar são as técnicas SEO que garantem que seu site seja encontrado em qualquer site de busca no ambiente virtual.


Blog e SEO: como trabalhar essa estratégia


Para que um post tenha valor é necessário que ele seja encontrado pelo seu público-alvo. Mas como isso é possível? De que forma a atrair o seu público e promover o engajamento das suas páginas na internet? 


As técnicas SEO são responsáveis por esse alcance. É uma ferramenta que realiza a otimização das páginas na internet por meio dos sites de busca. E o que isso significa? Significa que se você utilizar a estratégia adequada, o seu site pode ser posicionado no topo das páginas do Google. E para quem acha que basta selecionar palavras-chaves para o posicionamento do seu blog, está muito enganado!  Ainda é preciso ter uma boa escrita, oferecer conteúdos relevantes e que façam sentido para o seu público. 


Ao compreender as necessidades do seu cliente potencial, você consegue definir e oferecer conteúdos de valor. As linkagens internas do seu conteúdo também serão realizadas de forma mais certeira, pois elas serão colocadas exatamente onde o seu público terá interesse em acessar. Essa produção de conteúdo é desenvolvida com comprometimento e responsabilidade utilizando sempre informações verídicas e coerentes com sua oferta.


Com base no que mencionamos até aqui, já é possível mensurar o valor do blog para o seu negócio. É importante compreender que o resultado satisfatório somente acontece por meio de um conjunto de ações e planejamentos estratégicos. Se você deseja saber mais sobre esse assunto ou quer conhecer novas estratégias de marketing, acompanhe nossos artigos e não deixe de colocar em prática as dicas que compartilhamos com você!


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