Blog Você sabe que o inbound marketing pode otimizar a captação de clientes?

Você sabe que o inbound marketing pode otimizar a captação de clientes?

mulher segurando um tablet que está escrito inbound marketing

Sair na frente da concorrência no mundo digital demanda estratégias eficazes, tal como o Inbound Marketing. Atualmente, entregar conteúdo de valor aos usuários na web é essencial para otimizar a captação de clientes do seu negócio.


No Inbound Marketing, ou Marketing de Atração, o cliente é quem vai até a empresa e não o contrário, como ocorre no marketing tradicional. E nada melhor do que ter o seu cliente vindo à sua procura, não é mesmo?


Em suma, utilizar o Inbound Marketing em sua empresa significa alcançar maior audiência, aumentar o número de vendas e criar autoridade no ramo.


No censo do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2019, constatou-se que 82,7% dos domicílios brasileiros possuíam acesso à internet. Imagine o seu conteúdo chegando para este grande público?


Isso é possível através do Inbound Marketing bem feito. Saiba como a seguir!


Como é feito o Inbound Marketing?


Se você chegou até aqui, significa que o seu negócio está precisando melhorar na performance de vendas. Até porque, o Inbound Marketing é uma estratégia utilizada para atrair novos clientes mediante a oferta de conteúdos relevantes que sanem as dores dos leads.


É só pensar um pouco: o que você faz quando precisa tirar alguma dúvida acerca de uma necessidade ou especificações de um produto ou serviço que deseja adquirir? É provável que uma das suas respostas tenha sido “pesquisar na internet”, afinal de contas essa é a atitude de 97% das pessoas interessadas em realizar uma compra.


Dessa forma, o Inbound Marketing se torna essencial para uma jornada de compra assertiva do cliente. Entenda como ele é feito na prática!


Criando conteúdo de valor


O principal objetivo do Inbound Marketing é criar e compartilhar conteúdos que agreguem valor a um determinado público, em vista de adquirir as informações daquele cliente em potencial para manter com ele um relacionamento a longo prazo.


Um ponto interessante dessa estratégia é que o usuário já está buscando por soluções na internet e, de repente, pode se deparar com o seu conteúdo e se identificar com ele.


Para isso, é necessário seguir determinadas regras de SEO, que são ferramentas para otimização dos mecanismos de busca, para colocar o seu conteúdo no topo do Google.


Características do Inbound Marketing


A comunicação no Inbound Marketing ocorre de maneira aberta, onde a marca e o cliente interagem constantemente, além de haver uma continuidade na apresentação da marca ao cliente, sem interrompê-lo, mas acompanhando-o em sua navegação.


Quando o lead consegue sanar suas dores com o conteúdo entregue pela marca, ocorre uma conexão e um relacionamento surge dessa interação. Tudo parte da confiança que o seu conteúdo gera no seu público-alvo.


Vantagens do Inbound Marketing


A primeira grande vantagem do marketing de atração é que essa estratégia tende a ser 62% mais barata que o marketing tradicional. E quem não o coloca em prática, fica para trás na concorrência de mercado.


Empresas de todos os segmentos estão priorizando o Inbound Marketing em vista de aumentar as vendas, além de:


  • Tornar seu negócio mais visível nas mídias;
  • Diminuir o CAC – Custo de Aquisição do Cliente;
  • Atrair clientes mais propensos à compra;
  • Gerar conteúdos relevantes para sua audiência;
  • Aprimorar o processo de vendas.


Etapas do Inbound Marketing


Um Inbound Marketing de sucesso precisa passar por estas 4 etapas principais: Atrair, Converter, Relacionar, Vender e Analisar.


Na atração, o foco está em gerar visitas no site que, consequentemente, deve trazer novos leads para o seu banco de dados. Por isso, é necessário se empenhar na criação de conteúdos realmente interessantes, que chamem a atenção do seu público-alvo e despertem nele o desejo de vir até você.


Dessa forma, os visitantes do seu conteúdo chegam com mais qualidade e mais propensos a engajar e estabelecer uma conexão com a sua marca.


Para converter, o visitante que chega precisa se tornar um lead. Assim, é preciso que ele tome a ação de trocar suas informações por um benefício oferecido por você. Nesse caso, pode ser um e-book exclusivo sobre um aprofundamento do tema em questão, por exemplo.


Tendo as informações do lead em mãos, agora você pode se relacionar com ele através de e-mails marketing que têm o objetivo de engajar ainda mais o lead na jornada de compra para que, enfim, ele tome a decisão final.


Após esse passo, já se espera que o lead esteja engajado o suficiente para decidir fazer a sua primeira compra. Lembrando que é importante, no decorrer do processo de relacionamento, gerar oportunidades de negócio com o cliente através dos conteúdos enviados.


Vale ressaltar que quanto mais complexo for o produto ou serviço, mais o lead necessitará de atenção e o seu conteúdo precisa ser cada vez mais direcionado.


A última etapa, então, trata-se da análise de resultados. Essa é uma das vantagens do Inbound Marketing, visto que todo processo de geração de leads e vendas pode ser metrificado e acompanhado através de KPI’s que comprovem o retorno dos investimentos ao longo da jornada.


É essencial que essas análises sejam feitas para saber o que deve ser mantido ou melhorado em sua estratégia.


O Inbound Marketing otimiza a sua captação de clientes


Até aqui já deu para notar quão valiosa é a estratégia do Inbound Marketing para geração de leads e aumento da carteira de clientes, não é? 


Mas por onde começar a captar clientes através do marketing de atração? Veja a seguir!


  • Crie a sua persona: personagem fictício que contém todas as informações inerentes ao cliente ideal da sua empresa;
  • Produza conteúdo para o blog da marca: tendo em vista essa persona criada, o seu conteúdo precisa atingir as suas dores, oferecendo soluções eficazes que farão toda diferença na vida dos clientes potenciais;
  • Atente-se ao SEO: como mencionado, não basta apenas criar conteúdo, é preciso adequá-lo às otimizações de mecanismos de busca que farão com que o seu conteúdo apareça nas primeiras páginas do Google para o seu prospect;


Por fim, é importante ressaltar que o Inbound Marketing precisa seguir essas regras para que alcance o objetivo maior que é aumentar a captação de clientes. O ideal é contar com os serviços de uma empresa especializada como a RedaWeb para que você entregue um conteúdo altamente qualificado e relevante para o seu público-alvo.


O nosso time é composto por escritores, redatores e jornalistas especializados em criar conteúdo de alto nível, em vista de garantir os melhores resultados de prospecção para o seu negócio.


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