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Ainda vale a pena investir em marketing no Snapchat?

logotipo do aplicativo snapchat na tela do smartphone na mão

O Snapchat é uma das redes sociais mais populares do mundo. Isso pode ser ilustrado pelo fato de que o aplicativo conta com 200 milhões de usuários ativos diariamente. Desse modo, o engajamento e o compartilhamento de conteúdo são bastante significativos. 


Quando se fala sobre o engajamento, algo fundamental para as estratégias de Marketing Digital, é possível afirmar que os níveis do Snapchat são expressivos. Desse modo, cerca de 60% dos usuários criam conteúdos diariamente para a plataforma e as pessoas usam o aplicativo, em média, 25 vezes ao dia.


Portanto, o potencial da ferramenta é inegável quando se fala sobre os conteúdos naturais e orgânicos, que estão no centro do que torna o Snpachat tão popular. A seguir, serão destacadas algumas questões relativas ao uso deste aplicativo para anúncios. 


Vale a pena investir em  marketing no Snapchat?


Antes de destacar se o investimento em Marketing no Snapchat é algo que vale a pena ou não, é preciso explicitar algumas diferenças entre esta plataforma e as demais redes sociais. 


Como os seus conteúdos são orgânicos e não passam por edições, isso pode acabar gerando uma dificuldade para as publicidades, visto que o anúncio pode não obter o mesmo tipo de retorno dos usuários. 


Entretanto, é interessante destacar que com criatividade é possível reverter esta situação. Para tal, é preciso saber aproveitar as diversas ferramentas que o Snapchat oferece para estabelecer conexão com os seus usuários, um público cuja faixa etária se estende dos 18 aos 34 anos.


Atualmente, existem três possibilidades distintas de anúncio através do Snapchat. Dentro destes formatos existem subdivisões, o que garante algumas opções para as empresas em termos de anúncios. 


Snap Ads 


Os Snap Ads podem ser descritos como anúncios de tela cheia e em vídeo. Eles sempre passam pelos usuários com o som ativado e possibilitam três tipos de conteúdos: 


  • Web viewing: surge automaticamente e convida as pessoas a visitarem o site da empresa;
  • Application install: exibem anúncios curtos e estimulam que os usuários instalem um determinado aplicativo; 
  • Long-form video: tem como foco a geração de tráfego para um vídeo curto ou longo. É usado por marcas que desejam promover trailers de filmes e por educadores; 


Filtros


Ainda que os filtros do Snapchat sejam mais populares para tirar fotos, as atualizações constantes geram experiências divertidas e os anunciantes têm um caminho aberto nesse sentido. Agora, é possível criar filtros baseados em eventos ou em uma determinada localização.


Vale ressaltar que esta ferramenta é mais comum entre negócios físicos que desejam gerar reconhecimento de marca. Entretanto, é interessante pontuar que os filtros não abrem espaço para a inserção de links. 


Lentes 


As lentes podem ser personalizadas para uma determinada empresa. Elas podem ser descritas como filtros que alteram o rosto do usuário ou que inserem alguns elementos dinâmicos nas suas fotos. 


Assim, esta função tem sido usada pelas empresas para reconhecimento de marca, mas em maior escala do que os filtros. Logo, alguns grandes nomes do mercado, como a Red Bull, já usaram o Snapchat para este tipo de anúncio. 


Em geral, os long-term vídeos são usados por grandes marcas e não costumam ter muito espaço entre os negócios de nicho, visto que o seu foco são produtos com um público-alvo massivo. Então, este formato não é uma opção viável para empresas de médio e pequeno porte. 


Alguns dados importantes sobre Marketing no Snapchat 


Diante dos fatos destacados, é possível perceber a diversidade de possibilidades de anúncios no Snapchat e o seu bom alcance orgânico. Entretanto, é interessante apresentar alguns números para ajudar na decisão de usar ou não a ferramenta como parte da estratégia de Marketing da sua empresa.


Nesse sentido, de acordo com o eMarketer, quando as receitas deste aplicativo foram comparadas com as do Facebook e do Google, o Snapchat se mostrou em dificuldade. Isso tem relação com o fato de que a plataforma possui uma base de usuários muito menor que as outras duas citadas. 


Porém, quando se fala sobre as campanhas de marketing de influência, o Snapchat aparece em uma boa posição no ranking criado pela eMarketer. Mas é importante destacar que outras redes sociais, como o Instagram, ainda conseguem obter mais destaque neste tipo de estratégia.


Então, a partir dos pontos observados, é possível concluir o seguinte:


  • O Snapchat tem uma base de usuários menor  do que outras ferramentas de anúncios. Desse modo, ele alcançará menos pessoas. Então, empresas que têm interesse em públicos massivos não conseguirão obter da ferramenta o tipo de retorno que desejam; 
  • O Snapchat ainda não oferece incentivo para os anúncios. Enquanto as demais redes sociais abrem uma série de possibilidades para empresas, este aplicativo mantém o seu foco no reconhecimento de marca. É um fato que muitos negócios ainda não podem fazer este tipo de investimento. Além disso, vários outros não possuem um espaço físico e funcionam somente no ambiente digital.


A visão dos usuários sobre o Snapchat


Diante destes dois pontos, o que se pode destacar é que apesar da intensa atividade de usuários no Snapchat, ele ainda não oferece tantas possibilidades quanto as outras ferramentas.


A título de ilustração, vale destacar um estudo recente a respeito da ferramenta. Nele, foi realizada uma enquete com 3 mil adultos moradores dos Estados Unidos a respeito dos seus pontos de vista sobre o Snapchat e os resultados foram bastante surpreendentes. 


De acordo com esta pesquisa, 48% dos entrevistados acreditam que o aplicativo é apenas uma moda passageira. Além disso, quando questionados sobre a  possibilidade de migrar para um concorrente, 62% dos usuários do Snapchat responderam que poderiam fazer isso no futuro próximo.


Estes dados sobre a possibilidade de migração revelam que o público da rede não é fiel à marca, algo que pode representar um risco para anunciantes. Por fim, ainda vale mencionar que 69% dos entrevistados responderam que costumam pular os anúncios presentes na plataforma, o que corrobora a ideia de prejuízo. 


Outro aspecto que se destaca bastante sobre o comportamento dos usuários do Snapchat é o fato de que ao contrário do público de outras redes sociais, eles não costumam seguir canais tradicionais de mídia ou engajar com o seu conteúdo.


Os dados em questão se mostram bastante negativos para quem pensa em anunciar através da plataforma. Desse modo, é importante que as empresas conheçam as suas audiências antes de optar por este tipo de estratégia. Um estudo elaborado e bastante segmentado da persona para a qual a campanha será direcionada se mostra indispensável para evitar perdas financeiras. 


Existem exemplos de empresas que não tiveram sucesso usando o Snapchat para anunciar e isso serve para demonstrar a necessidade de uma pesquisa de público minuciosa antes de incluir o aplicativo nas estratégias de Marketing Digital. Mesmo no caso do tráfego de influência, algo que tende a dar certo dentro desta plataforma, também é possível encontrar ilustrações negativas. 


Caso a audiência desejada pela empresa não esteja presente na plataforma, é mais indicado optar por outras formas de veicular o conteúdo e atingir novos clientes., cumprindo os objetivos centrais de qualquer estratégia de Marketing Digital. 


Portanto, apesar da sua excelente base de usuários e engajamento para conteúdos orgânicos, o Snapchat ainda precisa evoluir para oferecer às empresas o suporte necessário para se tornar um competidor em relação às demais redes quando o assunto é anunciar. 


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