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8 dicas para aumentar o alcance no Facebook

ícone do facebook

O maior medo das pessoas que buscam aumentar o alcance no Facebook é a falta de engajamento, curtidas e compartilhamentos em suas postagens. 


Isso ocorre, pois, as Fanpages com pouca repercussão sofrem com o alcance orgânico no Facebook, principalmente quando são confrontados com a concorrência, que está cada vez mais acirrada. 


Portanto, neste artigo, mostraremos 8 dicas efetivas para você botar em prática na sua página do Facebook e assim ganhar mais engajamento com os seus seguidores. 


Afinal, o Facebook continua sendo a rede social mais utilizada do mundo, contando atualmente com quase 3 bilhões de usuários ativos e sendo uma mina de ouro para quem busca aumentar a audiência de sua marca.


Vem com a gente!


1- Busque fazer perguntas


Uma ótima forma de ganhar audiência e aumentar a interação no seu Facebook é dando ao seu público algo do que comentar. 


Sendo assim, busque sempre instigar assuntos que mobilizem os seus seguidores a pensarem e responderem com a sua marca.


Gerando uma discussão relevante, você será capaz de se aproximar mais do seu público, além de identificar novas possibilidades de interação, ampliando o seu alcance orgânico.


2 - Utilize imagens


Nunca subestime o poder das imagens, pois elas reforçam a sua marca identitária nas redes sociais e auxiliam a sua comunicação com o usuário.


Você sabe que está no caminho certo para um bom alcance orgânico quando as suas postagens provocam interações e reações positivas. 


Afinal, o Facebook é uma rede visual, onde fotos, marcas e memes estão sempre em evidência. 


Por isso, identifique quais tipos de imagens os seus seguidores vão gostar e vá selecionando aqueles que dão mais alcance. 


Selecione os posts que ganharam um bom número de curtidas, compartilhamentos e comentários e vá repetindo esse mesmo estilo de imagens para continuar mensurando o alcance.


3 - Faça postagens nos horários certos


Assim como em uma atração pública, o Facebook também possui seus horários com picos de audiência. 


Por exemplo, durante os dias de semana, principalmente nas quartas-feiras, os horários entre 13h e 17h são os mais movimentados, com o pico sendo 15h. 


Dessa forma, pegar carona com a audiência pode ser uma boa oportunidade para você aumentar o alcance no Facebook.


Contudo, há também o risco de sua postagem se perder no meio de tantas outras que estão sendo postadas. 


Por isso, é fundamental que você saiba como os seus seguidores se comportam. Às vezes, o seu público engajará mais nas suas postagens em horários específicos.


Sendo assim, utilize a ferramenta do Facebook para descobrir os insights da sua página, indo na aba Informações e depois em Publicações.  


4 - Atente-se com a frequência dos posts


Postar uma ou duas vezes ao dia pode garantir a você até 40% mais engajamento do que quatro posts em um mesmo período. Ou seja, qualidade é melhor que quantidade no Facebook.


Por isso, é importante manter uma certa constância em suas postagens na rede social. Caso o seu negócio não tenha novidades, explore outros assuntos que façam parte do seu nicho. 


Envolva a vida e a rotina de seus seguidores através dos produtos ou serviços que você oferece. Desse modo, dificilmente faltarão assuntos.


Além disso, se você tiver dificuldade nesse processo, é possível  programar as publicações de modo que ela otimize a rotina de sua equipe.


Na plataforma de postagens do Facebook, você pode selecionar a opção de fazer uma postagem futura em uma data específica. 


5 - Utilize vídeos


Assim como as imagens, a utilização de vídeos em suas postagens pode gerar muito mais visualizações e engajamento do que um único texto. 


Dito isso, não é necessária uma produção gigante, mas os cuidados básicos com a gravação, bem como a criatividade, roteiro e conteúdo, com certeza farão a diferença.


Veja a seguir algumas dicas para você se dar bem na hora de criar um vídeo para aumentar o alcance no Facebook:


  •  Busque criar um impacto logo nos primeiros segundos;
  •  Vídeos curtos podem ser mais efetivos do que os longos;
  •  Suba o seu vídeo direto na plataforma do Facebook para um maior engajamento;
  •  Lembre-se que 95% do vídeo assistido é considerado como uma visualização completa, onde os outros 5% são dedicados para os créditos finais. 


6 - Atente-se às discussões do momento


Outro fator essencial para você aumentar o alcance no Facebook é encaixar as suas postagens com os assuntos do momento e que estejam relacionados ao seu mercado.


Contudo, tome cuidado para não perder o timing de fazer determinada campanha. Por exemplo, falar hoje de um meme que viralizou há meses pode prejudicar a imagem de sua marca.


Além disso, tenha certeza de que o assunto realmente esteja tendo engajamento, pois você corre o risco de citar algo que os seus seguidores não estão familiarizados, impedindo que eles compreendam o contexto de sua postagem.


7 - Mostre a sua presença no Facebook


Um dos maiores fatores de engajamento e crescimento orgânico no Facebook são as interações que você tem com o seu público, por isso, não deixe de mostrar presença.


Uma ótima forma de fazer isso é respondendo todas as perguntas e comentários feitos pelos seus seguidores. 


Se você não tiver uma resposta imediata, como no caso de um atraso na entrega ou na falha de um serviço, diga que obterá a informação rapidamente e, se possível, indique um canal de atendimento mais adequado.


É importante mostrar essa proatividade aos usuários, demonstrando haver alguém ali por trás daquela máquina, e que essa pessoa se preocupa com o seu público. 


8 - Evite utilizar os “clickbaits”


Você já deve ter visto nas redes sociais a utilização de frases sensacionalistas para atrair um acesso imediato. Alguns exemplos são:


  • “Você não vai acreditar no susto que o meu namorado levou quando chegou do trabalho.”
  • “Conheça a receita definitiva para perder 10 kg em apenas 1 semana.”
  • “O que acontece quando a mulher descobre a traição do seu namorado é inacreditável.”


Esses títulos são popularmente conhecidos como os famosos clickbaits, ou em português, caça-cliques. 


Essa estratégia era muito utilizada para gerar mais tráfego nos sites e redes sociais. Ela deu certo por muito tempo, já que as frases instigam a curiosidade do público.


Entretanto, mesmo que essa tática funcione em outras redes sociais, o Facebook passou a tomar medidas para combater os clickbaits, pois essa não é a experiência que ela quer passar para os seus usuários.


Isso aconteceu após a rede social identificar que boa parte dos usuários não gostam desse tipo de conteúdo, já que na maioria das vezes elas são uma espécie de isca, gerando descontentamento e frustração por serem enganados.


Sendo assim, evite utilizar essa estratégia e busque atrair o seu público com conteúdos relevantes e que realmente façam a diferença para os seus seguidores.


E então, gostou de conhecer essas 8 dicas para você aumentar o alcance no Facebook? Aproveite para ler outros artigos em nosso site e, caso você queira conhecer mais sobre os nossos planos de conteúdo, entre em contato conosco pelo 0800 750 5564.


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