Blog 10 ferramentas para acompanhar os resultados das redes sociais da sua empresa

10 ferramentas para acompanhar os resultados das redes sociais da sua empresa

mulher surpresa na frente do computador

As ferramentas de monitoramento das redes sociais ajudam a melhorar os resultados e as estratégias de marketing usadas pelas empresas. Desse modo, devem fazer parte da rotina de qualquer profissional que trabalhe com conteúdo dessa natureza. 


Entre sites e aplicativos desenvolvidos para esta finalidade é possível fazer uma série de descobertas importantes, como os assuntos mais comentados dentro de um nicho. Logo, a produção de conteúdo pode ser direcionada de acordo com os interesses do público. 


10 ferramentas para acompanhar os resultados das redes sociais da sua empresa 


As redes sociais ocupam um espaço fundamental na rotina das empresas atualmente. Através da produção de conteúdo para estes espaços, os negócios estabelecem vínculos mais estreitos com os seus clientes e têm feedbacks em tempo real.


Diante disso, é possível repensar estratégias e rever caminhos mais rapidamente, garantindo melhores resultados. Porém, para atingir este objetivo é preciso contar com ferramentas eficientes, como as listadas a seguir. 


BuzzSumo


Focado no monitoramento dos assuntos mais comentados, o BuzzSumo é gratuito e oferece a possibilidade de monitorar a audiência. Além disso, pode ser usado no planejamento do marketing de conteúdo. A ferramenta possui também uma versão paga, cujo diferencial é oferecer mais possibilidades de busca. 


Um ponto que torna o BuzzSumo interessante para o monitoramento das redes sociais é a possibilidade de filtrar. Assim, é possível separar os assuntos de acordo com o engajamento em cada plataforma, visto que nem sempre os tópicos mais repercutidos no Twitter são os mesmos comentados no Instagram devido às diferenças de público das duas redes sociais. 


mLabs


O mLabs é voltado para o gerenciamento das redes se para o agendamento de conteúdo, otimizando a rotina das empresas. Pode ser usado em várias plataformas diferentes, como o Instagram, e conta com as seguintes funções:


  • Gerencia as DMs de redes sociais, como Facebook e Instagram;
  • Controla o fluxo de criação de posts;
  • Acompanha a performance das páginas nas redes sociais;
  • Gera relatórios personalizados;
  • Estabelece comparativos com os resultados das empresas concorrentes. 


É importante destacar que se trata de uma ferramenta paga, mas que oferece um período de gratuidade para teste. 


Google Analytics 


Esta, sem dúvidas, é uma das ferramentas de monitoramento mais populares e usadas. Isso acontece devido à qualidade e à variedade de aspectos que o Google Analytics permite observar simultaneamente. Além disso, o fato de que é um recurso totalmente gratuito também é bastante atrativo.


Entre as possibilidades de análise oferecidas pela ferramenta é possível destacar a origem dos acessos a um determinado site, bem como o tempo que cada usuário navegou pelas páginas, a taxa de rejeição e vários outros aspectos que ajudam a determinar a aceitação do conteúdo compartilhado. 


Além disso, é interessante ressaltar que o Google Analytics pode ser integrado às campanhas online, de modo que permite a visualização dos resultados em tempo real, o que facilita caso mudanças de rumo se façam necessárias. 


Similar Site 


Estrar atento ao que a concorrência faz é algo fundamental nas redes sociais. Assim, o Similar Site é uma ferramenta de monitoramento que se mostra interessante por permitir exatamente esse tipo de observação. O recurso em questão pode ser usado de forma gratuita. 


Em linhas gerais, o Similar Site permite que todos os sites relacionados a uma determinada palavra chave sejam encontrados. Logo, as empresas podem descobrir quem são exatamente os seus concorrentes e observar as suas estratégias, o que possibilita mudanças e expande a visão de mercado.


 Keyword Planner


O Keyword Planner é uma ferramenta criada pelo Google e essencial para o marketing de conteúdo. Ele oferece a possibilidade de buscar dados sobre palavras-chaves, especialmente no que se refere ao número de acessos durante um período de tempo. Portanto, o conteúdo compartilhado nas redes pode ser pensado de acordo com isso.


Além disso, permite verificar quais possuem maior concorrência e quais marcas estão utilizando.  Logo, é um recurso que garante maior compreensão sobre o comportamento dos consumidores e ajuda a direcionar as estratégias. 


Commun.it 


Voltado exclusivamente para o monitoramento do Twitter, o Commun.it é uma ferramenta gratuita, mas que oferece a possibilidade de upgrades pagos. Ele oferece a possibilidade de programação de posts, bem como o acompanhamento de hashtags palavras-chave. 


Além disso, outra função do Commun.it é rastrear quais são os perfis mais influentes de um determinado nicho. Ele também permite o gerenciamento no sentido de acrescentar etiquetas ressaltando características dos usuários. 


Post Planner 


Gratuito e voltado para o Facebook, o Post Planner é uma ferramenta que ajuda a manter a constância. Quando se fala sobre sucesso nas redes sociais, se fazer presente é algo necessário para que os consumidores se lembrem da empresa. 


Dessa forma, ter uma ferramenta que ajude no planejamento é fundamental. O Post Planner mostra quais são os assuntos mais comentados na rede social em questão, bem como quais são os conteúdos mais compartilhados pelas pessoas que seguem a página da empresa. 


Então, a partir disso é possível obter insights para criações futuras, melhorando o engajamento da página. 


Mention 


A reputação é algo que as empresas devem se preocupar em conservar ao máximo, visto que os clientes verificam feedbacks e comentários em sites como o Reclame Aqui antes de fazer negócios com quem não conhecem. Logo, o Mention serve para ajudar exatamente nisso. 


Trata-se de uma ferramenta paga, mas que possui um período de teste gratuito. O Mention permite que as empresas vejam o que está sendo dito sobre elas em tempo real e, desse modo, consiga obter feedback mais rapidamente. Além disso, a ferramenta abre a possibilidade de solucionar conflitos mais rapidamente. 


HowSociable 


O HowSociable é uma ferramenta paga, mas que oferece alguns recursos na sua versão gratuita. Porém, estes são bastante limitados. Em linhas gerais, a sua função é o monitoramento dos níveis sociais das marcas, algo que deve ser preocupação de todas as empresas. 


É possível afirmar que o HowSociable foi criado com o intuito de acompanhar a influência em diferentes plataformas com base nas interações que as marcas têm nas redes sociais. Assim, ele ajuda a descobrir quais são os tipos de conteúdo que garantem melhor engajamento. 


Rapportive 


Os e-mails ainda são bastante importantes para o marketing. Assim, o Rapportive é uma ferramenta interessante por que permite o controle dos contatos do Gmail. Trata-se de um recurso gratuito e que recolhe dados dos perfis dos usuários de endereços eletrônicos do Google.


Desse modo, quando uma determinada empresa recebe um contato profissional, a ferramenta mostra todos os links das redes sociais de quem a contactou, possibilitando conexão também nestes canais.


Isso pode servir também para futuras estratégias de remarketing e para a segmentação de público. 


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