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10 ferramentas para ajudar na estratégia de marketing de conteúdo

Empresária mexendo no computador olhando ferramentas de marketing de conteúdo

As ferramentas de marketing de conteúdo são essenciais nas rotinas das empresas. Além de acelerar os processos e possibilitar uma leitura mais eficiente dos dados, elas ajudam no planejamento de campanhas e na manutenção da constância nas redes sociais. 


Assim, existem tanto ferramentas específicas para a elaboração de estratégias e automatização quanto para a melhoria das vendas. Logo, a escolha depende das necessidades individuais de cada empresa. 


A seguir, será possível conferir algumas das principais ferramentas de marketing de conteúdo capazes de ajudar nas estratégias do seu negócio. 


10 ferramentas para ajudar na estratégia de marketing de conteúdo 


A produção de conteúdo está no centro das estratégias mais utilizadas no marketing digital. Assim, gradualmente ela tem deixado de ser um complemento nas estratégias das empresas para se tornar algo essencial, especialmente no sentido de engajar a audiência.


Além disso, elas ajudam a estabelecer confiança, visto que para conseguir boas vendas no ambiente digital é preciso se tornar uma autoridade do mercado. Isso acontece porque cada vez mais os clientes fazem pesquisas sobre as empresas antes de realizar uma compra. 


Logo, um conteúdo que seja informativo, claro, atrativo e relevante é algo poderoso. Para a sua elaboração, é preciso contar com as ferramentas corretas. Veja algumas a seguir.


1. Easel.ly 


Os infográficos têm sido cada vez mais usados nos conteúdos de redes sociais, especialmente em posts que visam quebrar objeções dos consumidores. Assim, contar com uma ferramenta para a sua criação facilitada é muito interessante. 


O Easel.ly cumpre bem este propósito. Os recursos são gratuitos e possibilitam a criação de infográficos com poucos cliques. É possível personaliza-los, tornando-os ainda mais bonitos e interessantes. Além disso, outra vantagem é que não é preciso criar uma conta para usar. 


2. Knowem


Para as marcas que estão começando agora a sua migração para o ambiente digital ou mesmo para as novas empresas, verificar a disponibilidade do nome escolhido é algo essencial. Entretanto, como existem várias redes sociais, isso pode levar um tempo. 


Nesse sentido, o Knowem encurta o caminho por permitir que domínios de sites, registros de marca e redes sociais sejam consultados de forma simultânea. A função de consulta da ferramenta é gratuita, mas os registros precisam ser pagos. 


Vale citar que o Knowem consegue checar mais de 500 redes sociais diferentes, bem como domínios distintos, garantindo que a empresa terá o mesmo nome em todas as plataformas, algo que facilita bastante para que ela seja encontrada pelos clientes. 


3. Powtoon


Com ascensão do Tik Tok, os vídeos estão cada vez mais em alta nas principais redes sociais. Desse modo, é importante ter uma boa ferramenta de criação, como o Powtoon. Trata-se de um recurso gratuito, mas que oferece upgrades na sua versão paga. 


O Powtoon possui uma usabilidade bastante simples e também permite a criação de apresentações animadas, o que é uma excelente forma de enriquecer o conteúdo e as estratégias de marketing. 


4. Canva 


O visual é algo cada vez mais valorizado nas redes sociais. Logo, ter um design atrativo é essencial para as empresas que desejam chamar a atenção dos clientes e o Canva pode auxiliar nesse sentido. Ele permite a criação de gráficos e imagens para todos os tipos de redes e possui uma versão gratuita, mas com recursos limitados. 


Além disso, o uso é bastante facilitado e mesmo pessoas sem experiência com design podem conseguir criar boas artes e atrair cada vez mais clientes. 


5. Everypost 


Para quem precisa gerenciar as redes sociais através do celular, o Everypost é um aplicativo essencial. Ele está disponível tanto no sistema operacional Android quanto no iOS e pode ser baixado gratuitamente.


Entre as suas funcionalidades está o monitoramento das redes, visto que é possível visualizar todas em um mesmo painel. Além disso, o Everypost também permite o envio de postagens através de e-mail de forma facilitada. 


6. Piktochart 


O Picktochart é outra ferramenta que possibilita a criação de infográficos. Ela possui recursos diferentes dos encontrados no Easel.ly, de modo que pode atuar como um complemento. Logo, o ideal não é escolher um ou outro, mas sim combinar as forças de ambas as plataformas. 


Vale ressaltar que o Picktochart é uma ferramenta gratuita, de usabilidade simples e bastante rápida, o que auxilia bastante na produção de conteúdo.

 

7. Buffer 


O agendamento de postagens é algo que garante a constância nas redes sociais, especialmente no caso de empresas que possuem contas em mais de uma. Assim, o Buffer é uma ferramenta que pode ajudar nesse sentido. 


Embora seja uma plataforma paga, o Buffer oferece uma versão de teste grátis na qual o usuário pode verificar as funcionalidades e se certificar de que elas estão adequadas às suas expectativas. 


Através dessa ferramenta é possível agendar a data e o horário de posts em redes sociais como Facebook, LinkedIn e Twitter. Além disso, o Buffer permite a edição do conteúdo sempre que o usuário considerar necessário e realiza a postagem uma vez que ele estiver pronto.


8. Feedly 


O Feedly funciona como uma ferramenta de monitoramento de conteúdo e é gratuito. Entre as suas funcionalidades está a possibilidade de adicionar conteúdo em sites e blogs, de modo que tudo o que for interessante para o usuário pode ser mantido em um mesmo lugar. 


No caso de empresas que trabalham em equipe, essa ferramenta pode ser uma grande ajuda, visto que faz com que todos os colaboradores estejam atualizados de forma simultânea. 


Além disso, o Feedly também pode ser usado para agrupar os sites da concorrência e monitorar as estratégias que ela está aplicando nos seus principais veículos de comunicação. 


9. Pocket 


O Pocket é um aplicativo de usabilidade bastante simples e que serve para armazenar conteúdo. Ele é gratuito e tudo aquilo que chamou a atenção da equipe de criação de conteúdo da empresa pode ser guardado para campanhas futuras em uma conta do Pocket. 


Assim, sempre que as ideias estiverem escassas basta consultar o que foi armazenado para continuar criando. Além disso, ele facilita para que as equipes possam se manter atualizadas a respeito de tendências de mercado, visto que também pode ser usado para agrupa-las de acordo com os interesses da empresa. 


10. TagDef 


Não é incomum que muitas empresas se sintam perdidas quanto às várias hashtags do Twitter. Assim, o TagDef serve justamente para ajudar nestes cenários. Trata-se de uma ferramenta gratuita e que oferece explicações para tags que não fazem muito sentido. 


Para usar, basta digitar o termo no site e ele mostrará em qual local do mundo as pessoas estão usando essa hashtag e qual o seu significado. Caso seja algo interessante, a marca poderá aproveitar na sua criação de conteúdo sem perder o timing do assunto. 


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