LinkedIn Marketing
Introdução

Na hora de desenhar as suas estratégias de marketing nesse universo digital, muitas são as possibilidades à sua disposição. Novas ferramentas e mídias sociais surgem a cada ano e é fundamental entender o que a sua empresa precisa para traçar o seu planejamento de forma a atender as suas necessidades.

É neste ambiente que o LinkedIn desponta como uma mídia social cada vez mais presente no dia a dia de profissionais e empresas. Considerada a maior plataforma de relacionamento profissional do mundo, o grande desafio para muitos é entender qual a real proposta desta ferramenta e como ela pode atender a sua empresa.

Afinal, o LinkedIn tem as suas particularidades e elas precisam ser conhecidas e estar claras para os profissionais de marketing. E esse artigo irá ajudá-lo a entender melhor esse cenário e como tirar o melhor proveito dessa mídia social. Preparado?

Um ponto importante que deve sempre ser lembrado: a sua estratégia de marketing no LinkedIn deve estar 100% alinhada com a proposta principal dessa mídia social, que consiste no desenvolvimento de networking entre profissionais com interesses em comum. E aqui surgem inúmeras opções, tanto para pequenos negócios quanto para empresas de grande porte. É neste momento que conhecer os caminhos e possibilidades se torna muito importante, a fim de evitar erros e problemas na sua estratégia.

Afinal, para que ele serve?


Profissionais e empresas procuram o LinkedIn com objetivos distintos e próprios, mas é claro que tudo se complementa. Por um lado, as pessoas buscam criar relacionamentos e se conectar com profissionais do mundo inteiro, da mesma área de atuação ou não, achar oportunidades de trabalho, interagir com empresas e marcas do seu interesse, e encontrar informações e notícias a respeito do mercado.

Por outro lado, empresas dos mais variados tamanhos e campos de atuação se beneficiam do LinkedIn para encontrar novas oportunidades de negócios, construir sua imagem e autoridade no seu segmento, achar profissionais qualificados para compor seu quadro de colaboradores e promover seus produtos e serviços.

O LinkedIn é uma mídia social com um propósito muito claro e específico. Desta forma, seja como profissional ou como empresa, é essencial cuidar com a imagem que você está construindo. Selecione com olhar crítico os conteúdos que compartilhará e os grupos nos quais irá interagir.

O LinkedIn Marketing veio para ficar


Cada vez mais presente no dia a dia de empresas e profissionais, o LinkedIn é uma mídia social que chegou e conquistou o seu espaço e importância. Atualmente, o Brasil representa o terceiro país com mais usuários na rede, somando quase 25 milhões, atrás somente dos Estados Unidos e da Índia. Na sequência aparecem Grã-Bretanha e Canadá.

Já a nível mundial, de acordo com uma pesquisa do Statista, o LinkedIn já possui mais de 380 milhões de usuários. E os números impressionantes não param por aí! A cada segundo, mais de dois usuários se conectam a rede, que está presente em mais de 200 países. Mais de 40 milhões de estudantes e profissionais recém-formados usam o LinkedIn na sua rotina.

Tenha em mente ainda que 81% das empresas B2B lançam novos produtos e serviços no LinkedIn. E, atualmente, mais de 40% de todos os acessos a essa mídia social ocorre por meio de dispositivos móveis. Interessante, não? Claro que o LinkedIn não é restrito às empresas deste universo B2B, mas o fato é que elas são as maiores beneficiadas com todas as possibilidades da ferramenta.

Se você ainda tinha dúvidas da importância do LinkedIn para qualquer estratégia de marketing digital, acredito que ficou convencido da sua relevância, não é mesmo? Continue lendo o nosso artigo para aprender como montar um perfil campeão nessa mídia social, tanto para você quanto para a sua empresa, e como anunciar por lá, outro recurso cada vez mais explorado por organizações.

Como criar um perfil pessoal campeão no LinkedIn?


O sucesso profissional no LinkedIn começa pela construção de um perfil forte e completo. Para isso, algumas dicas podem ajudá-lo e selecionamos aqui as melhores. Muito sucesso na rede e que boas oportunidades apareçam por lá!

Selecione boas imagens – Assim como nas demais mídias sociais, as imagens desempenham papel muito importante. Portanto, selecione uma foto de perfil e uma imagem de capa, profissionais e em boa qualidade.

Monte um resumo completo – O resumo é a parte mais importante do seu perfil no LinkedIn. Portanto, capriche! É aqui o espaço para você detalhar as suas habilidades profissionais, seu campo de atuação, seus interesses profissionais e aquilo que lhe motiva. Não se esqueça de, ao final, acrescentar as suas informações para contato, como telefone e e-mail.

Escolha um bom título profissional – Você sabia que abaixo do seu nome aparece uma informação muito importante? Exatamente, o título profissional. É uma ótima oportunidade para chamar a atenção de visitantes. Ali é a sua chance de explicar em poucas palavras suas habilidades com palavras-chaves, como a empresa em que trabalha e a sua função. 

Inclua suas experiências profissionais – Deixe essa parte a mais completa possível e capriche nas informações, detalhando as empresas pelas quais você passou, suas atribuições e atividades, e o cargo que desempenhava. Um possível contratante irá se atentar a todos os dados desta parte.

Inclua arquivos e apresentações – Em várias partes do LinkedIn é possível incluir arquivos, como apresentações, trabalhos e artigos, produzidos por você. Aproveite este recurso para adicionar alguma apresentação ou trabalho de relevância que você tenha produzido ao longo da sua carreira. Claro, cuide para incluir materiais da sua autoria, nada de plagiar ou subir arquivos de terceiros. Isso contará negativamente para você.

Solicite recomendações – Outro recurso muito interessante dessa mídia social é a possibilidade de solicitar recomendações às pessoas que já trabalharam contigo. Isso aumenta a sua autoridade e a credibilidade do seu perfil, além de ser algo muito valorizado pelas empresas de recrutamento e departamentos de Recursos Humanos. Uma dica aqui é começar escrevendo recomendações para seu círculo profissional, isso irá motivá-los a lhe enviar uma também.

Participe de grupos e siga empresas – Uma das vantagens do LinkedIn é a possibilidade e facilidade de encontrar profissionais com interesses e habilidades parecidas com as suas, principalmente em grupos de discussão. Participe daqueles que julgar mais relevantes acompanhe os tópicos e interaja nas conversas. Essa é uma ótima oportunidade para agregar novos conhecimentos, descobrir novas ferramentas e fazer contatos profissionais.

Também acompanhe as empresas do seu interesse, é uma excelente maneira de saber o que está acontecendo e encontrar novas vagas, se esse for o seu interesse.

Não crie mentiras – Aqui a recomendação é a mesma para quando for montar o seu currículo profissional. Não minta a respeito da sua trajetória e experiências profissionais. Seja sincero e coloque apenas informações verdadeiras. Enfeitar demais e exagerar pode acabar te prejudicando em futuras entrevistas, pois você, provavelmente, precisará provar o que está dizendo.

Busque referências – Existem milhares de influenciadores e CEOs de sucesso pelo LinkedIn, com perfis completos e inspiradores. Procure referências na rede na hora de montar o seu perfil. Essa é uma excelente forma de encontrar conteúdo para compartilhar, inspiração para escrever seus artigos e ideias para montar o seu resumo. Aproveite também para seguir esses influenciadores e ficar por dentro de cada atualização.

Como criar um perfil campeão no LinkedIn para a minha empresa?


Agora que você já está convencido da importância do LinkedIn dentro da estratégia de marketing digital da sua empresa, vamos ajudá-lo com várias dicas práticas para colocar tudo isso em ação e alcançar ótimos resultados. Preparado? Então, vamos lá!

Lembre-se sempre que um dos pontos fundamentais de estar presente no LinkedIn é a chance de desenvolver um relacionamento com os seus usuários, o que irá se refletir em ótimos resultados para a sua empresa. Você deve estar se questionando: e por onde devo começar a construir essa relação? O primeiro passo é montar um perfil forte e completo para o seu negócio.

Selecione boas imagens para o perfil e a capa da sua página – Na hora de elaborar a presença da sua empresa no LinkedIn, duas fotos são fundamentais: aquela menor que aparece no perfil e a de capa. Além de ajudar as pessoas a reconhecerem com facilidade o seu negócio, essas duas imagens precisam transmitir credibilidade e ter uma boa qualidade.

Neste momento, lembre-se que ao contrário de outras mídias sociais, como Facebook e Twitter, o LinkedIn não permite muita informalidade, pois é mais profissional. Uma ideia é usar uma foto do seu time de colaboradores como imagem de fundo e a logo da sua empresa como imagem de perfil.

Tenha um perfil otimizado – É lógico que, como em todo o ambiente digital, você deseja que o seu perfil no LinkedIn apareça no topo das buscas por determinadas palavras-chaves, não é mesmo? Dessa forma, selecione um termo-chave que seja importante para a sua empresa com base na sua área de atuação e explore de forma consistente a descrição da sua bio, contando a história da empresa e os seus diferencias.

Ponto de atenção: ninguém para na hora de ler descrições muito longas, portanto, seja direto, conciso e foque nas informações mais relevantes.

Inclua todas as informações solicitadas – Ao montar o perfil da sua empresa, você verá que o LinkedIn possibilita incluir diversos dados e informações, como ramo da indústria, tamanho e tipo da empresa, etc. Esteja atento e preencha todos os campos corretamente, pois eles permitem que seus clientes e possíveis consumidores saibam mais sobre o seu negócio e transmitem confiança na sua marca.

Deixe seu perfil sempre atualizado – E para concluir nossas dicas para a construção de um perfil campeão, nunca se esqueça de manter as suas informações sempre atualizadas. Revise o seu perfil de tempos em tempos para se certificar de que todos os dados ali apresentados estão corretos.

LinkedIn Marketing: Conteúdo é rei!


Como acontece em todas as mídias sociais, não basta estar ali com a sua empresa, é fundamental pensar no que compartilhar e como atrair a atenção da sua audiência com qualidade, criando uma relação de confiança e construindo uma imagem positiva da sua marca. Neste cenário, o conteúdo desponta como rei! Afinal, é ele o ponto central para esse relacionamento com os usuários do LinkedIn em qualquer estratégia de marketing.

Para fazer com que a sua marca e a mensagem que você deseja transmitir vão além dos seus seguidores e se espalhem pelo LinkedIn, a sua empresa precisa focar em conteúdos que tenham esse potencial. Pense em e-books, webinars, blog posts, artigos, vídeos, etc. (são muitas possibilidades, não é mesmo?) que se diferenciem da concorrência e realmente agreguem valor ao dia a dia do seu público-alvo.

Quando a pessoa gosta de um conteúdo e sente que ele realmente foi útil para a sua vida, aumentam consideravelmente as chances de ela compartilhar e indicar aquilo à sua rede de contatos. Portanto, além de trazer informações e dados corretos e confiáveis, é muito importante cuidar com a forma como ele é apresentado e escrito, fugindo de erros de português e gramática.

Outro ponto positivo do LinkedIn são os grupos de discussão. Neles estão usuários que têm interesses e desejos em comum. Faça um levantamento dos grupos que são relevantes para a sua estratégia e participe ativamente, iniciando discussões sobre assuntos e contribuindo em tópicos.

O que é o LinkedIn Pulse?


Você já deve ter ouvido falar sobre a ferramenta de publicações do LinkedIn, certo? Mas você sabe como utilizá-la para a construção da sua imagem pessoal e a favor da sua empresa? O Pulse consiste em uma ferramenta dentro do LinkedIn que permite a publicação de artigos próprios, sem limitação de caracteres e/ou tema.

Ou seja, é uma oportunidade incrível para você promover conteúdos nesta mídia social, compartilhar seus conhecimentos, construir autoridade na sua área de atuação e conquistar mais visibilidade. Qualquer pessoa pode usar este espaço e por lá encontramos informações dos mais variados tipos, desde textos motivacionais até informações mais técnicas.

Outro ponto positivo é que todos os seus contatos são notificados quando você libera um artigo novo por lá, o que aumenta consideravelmente o seu alcance. Um texto bem escrito no Pulse e que gera identificação por parte dos leitores pode ser facilmente viralizado. Ponto para você!

Vale (muito!) a pena reservar um tempo para selecionar temas sobre os quais você gostaria de escrever e dedicar algumas horas para isso. Lembre-se que aqui, mais uma vez, a qualidade do conteúdo é fundamental, afinal, você quer ser reconhecido e lembrado como alguém que de fato agregou conhecimentos para o dia a dia dos seus colegas, não é mesmo?

Como vimos, o LinkedIn Pulse permite produzir e publicar artigos próprios. E quais as vantagens para empresas? É simples! Além de divulgar o nome da sua empresa, que está atrelado ao seu perfil pessoal, ao produzir um conteúdo que viraliza e atinge um elevado número de pessoas, você também pode incluir exemplos e compartilhar boas práticas do que acontece no seu negócio.

Muito cuidado para ser original, nada de copiar artigos de outras pessoas e/ou traduzir materiais de outros países. Esse não é o objetivo do Pulse e você pode colocar em jogo a sua imagem e a credibilidade da sua empresa. Essa é mais uma forma de espalhar a sua marca no LinkedIn, posicionar-se como um grande profissional no mercado e deixar claro a sua autoridade no assunto, pense nisso! 


Como anunciar no LinkedIn?


Assim como a maioria das mídias sociais, o LinkedIn também possui a sua plataforma de anúncios, através da qual você aumenta e torna mais assertivo o alcance das suas publicações, selecionando com mais qualidade a sua audiência, investindo de acordo com os seus objetivos e analisando os resultados de tempos em tempos.

Vamos ajudá-lo a dar os primeiros passos no LinkedIn Ads. Para começar, é preciso acessar o espaço de Publicidade da mídia social, lá você inicia definindo o nome da sua campanha, o idioma e o tipo de mídia, que pode ser um anúncio em texto ou um vídeo. Cuidado com vídeos muito longos, eles podem se tornar cansativos e não ganhar a atenção da sua audiência.

Na sequência, você precisa deixar a criatividade florescer para escrever o conteúdo do seu anúncio. Tenha em mente quais pessoas você deseja atingir na hora de preparar esse material. Em tempo: seja objetivo, claro e direto na mensagem, pois há limitação de caracteres.

Depois, vai chegar a hora de montar a sua audiência e segmentar o seu anúncio. Isso aumenta as suas taxas de conversão, pois você é mais assertivo e as chances de impactar a pessoa certa crescem muito. O LinkedIn permite a segmentação da sua audiência por localização, empresa, cargo, escolaridade, grupo, sexo e idade.

Agora é o momento de selecionar a forma de pagamento. São duas as opções disponíveis hoje: CPM – pagar por 1000 impressões – e CPC – o famoso custo por clique, em que você é cobrado toda vez que alguém clica no seu link. Por fim, defina o orçamento e os horários para veiculação do seu anúncio na rede. Ele pode ser exibido em horários pré-determinados por você ou de forma contínua.

Assim como ocorre nas demais esferas do marketing digital, um dos pontos positivos do LinkedIn Marketing é a possibilidade de mensurar os seus resultados em um curto intervalo de tempo, fazendo os ajustes necessários com velocidade, além da chance de realizar testes nos formatos, discursos e audiência. Ou seja, se um anúncio não está performando como você imaginava, é possível mudar o texto, a peça ou o público-alvo rapidamente.

E que tal rodar um mesmo anúncio mudando somente a cor da peça ou o botão de ação? Assim você consegue descobrir o que mais funciona com a sua audiência e ser mais assertivo das próximas vezes. Explore todos os recursos e possibilidades desse universo. Só assim você conseguirá tirar melhor proveito não só do LinkedIn, mas de todas as mídias sociais existentes hoje.

Aqui, como em todo o marketing digital, o segredo é testar, testar, e testar, sempre analisando e medindo os resultados, que podem variar muito de empresa para empresa. Entenda quais são os seus objetivos por lá e o perfil e o comportamento do seu público no LinkedIn. 

Conclusão


Uma coisa é fato: o LinkedIn Marketing chegou para ficar e já conquistou o seu espaço em qualquer estratégia de marketing digital que deseja alcançar o sucesso. O segredo aqui é ter uma presença forte e consistente, interagindo com os seus seguidores, participando de grupos e discussões, e, o mais importante, compartilhando materiais e conteúdos de qualidade.

Com foco profissional e uma presença mais formal por parte da sua empresa, o LinkedIn, apesar de também ser uma mídia social, tem características próprias e é preciso entender o que o seu público procura por lá. Evite posts e brincadeiras informais, o destaque ali é desenvolver a imagem da sua empresa de um ponto de vista profissional.

Na hora de desenhar a sua estratégia de marketing no LinkedIn, tenha em mente todos os pontos que listamos aqui e, principalmente, qual é o seu objetivo pessoal e como empresa por lá. Do ponto de vista empresarial, essa mídia social é mais recomendada e utilizada por empresas B2B, ou seja, que vendem produtos e/ou serviços para outras organizações, mas nada impede que a sua empresa B2C atue por lá também.

E neste universo todo, repleto de possibilidades e novidades, o conteúdo é rei e desempenha papel muito importante. Selecione os conteúdos a serem compartilhados com atenção e um olhar crítico, cuide com a qualidade dos materiais e pense sempre no seu seguidor: o que ele deseja ver? Aqui na Redaweb estamos prontos para ajudá-lo nessa missão.

Contamos com um time de redatores e revisores preparados para entregar os melhores textos, de acordo com as suas necessidades e a estratégia por você desenhada. Conheça nossos pacotes e encontre aquele que melhor atende a sua empresa. Mande bem no português e no conteúdo que você deseja compartilhar.

E aí? Pronto para mergulhar nesse universo do LinkedIn? Boa sorte e muito sucesso!