Blog A imagem online da empresa: entenda como funciona a assessoria de imprensa na internet

A imagem online da empresa: entenda como funciona a assessoria de imprensa na internet

A imagem online da empresa: entenda como funciona a assessoria de imprensa na internet

A função da assessoria de imprensa na internet é um tema cada vez mais debatido entre os profissionais do ramo da comunicação, uma vez que o mercado ainda é novo e oferece oportunidades de ascensão. Com a tecnologia em constante desenvolvimento, é natural que a imagem das marcas online ganhe mais destaque. Todavia, um aviso para aqueles que pretendem entrar no segmento: é imprescindível se adequar logo aos veículos.

Apesar da finalidade de uma assessoria de imprensa para internet ser a mesma de uma agência que trabalha com mídias tradicionais, as singularidades e dinâmica na web requerem um estudo especial. É papel do responsável pela comunicação se apropriar das técnicas, instrumentos e exigências inerentes às redes sociais. Na sequência, explicaremos em detalhes quais são os desafios e competências da assessoria de imprensa no ambiente digital. Acompanhe!


As singularidades da assessoria de imprensa para internet 

Uma das falhas mais comuns das assessorias de imprensa é focar apenas nos meios de comunicação tradicionais. Como resultado, limitam-se ao desenvolvimento de conteúdos para versões online de veículos impressos. Essa estratégia não funciona e cria materiais pouco atraentes.

No entanto, boa parte das empresas tem um público bastante específico e assim se beneficia de uma inserção em blogs ou sites de nicho. Atualmente, destaca-se no mercado quem sabe explorar todas as oportunidades oferecidas pela internet, direcionando as suas ações para as pessoas certas. Portanto, cabe ao assessor estudar a persona do contratante antes de qualquer planejamento de campanha. 


Aproveitar a segmentação do público 

A imagem de uma marca no meio digital necessita de coesão e constância, ou seja, a abordagem dos assuntos deve empregar uma linguagem e formatação semelhante em todos os canais online. Esse processo fica mais fácil se você sabe quem é o seu público e quais são os seus principais concorrentes. O posicionamento da empresa deve ser original, mas sem nunca ignorar as tendências do mercado.

Como mencionamos também, a constância é outro fator que contribui para uma impressão favorável da marca perante os usuários. Sem uma comunicação regular, você pode acabar sendo prejudicado pelos algoritmos dos mecanismos de busca e das mídias sociais. E, se você não é visto, pode não ser lembrado pelo público. O consumidor digital está sujeito didaticamente a uma quantidade de mensagens sem precedente, e é nesse bombardeio de conteúdos que você tem de se diferenciar. Aqui, a segmentação torna-se uma ótima aliada para assegurar a efetividade dos projetos de marketing. A partir do perfil do público-alvo, você consegue selecionar quem está mais propenso a consumir o seu conteúdo e a adquirir os itens dos clientes.

Uma companhia não precisa ser tão ativa em todos os meios online, já que provavelmente os seus clientes preferem certos veículos em detrimento de outros. Dedique-se então a aprimorar o desempenho da marca nas redes de maior popularidade. E é válido salientar que cada canal conta com características próprias e é imprescindível estar familiarizado com tais particularidades. O Instagram, por exemplo, sustenta-se na produção de imagens originais e vídeos curtos. A ideia é inspirar os indivíduos com fotografias bonitas e abrir mais um meio para comunicação direta com os seguidores. Inclusive, é possível fechar negócio diretamente pela plataforma.

Por sua vez, o Facebook e os blogs são excelentes para textos mais extensos que tratem não somente da mercadoria, como de temas oportunos para o segmento. Por isso, é essencial criar artigos que sejam úteis e interessantes para os leitores. A assessoria de imprensa na internet ajuda o gestor a entender esse contexto e atua no chamado marketing de conteúdo para potencializar as ferramentas disponíveis.

Nesse contexto, o profissional de assessoria deve estar presente nas redes sociais mais populares, como Facebook, Instagram e Twitter, por exemplo. Os canais virtuais ajudam a estabelecer uma comunicação com as outras autoridades no segmento, ajudando o assessor a entender melhor o cliente e os seus seguidores. Recomenda-se assim que você observe o número de comentários e compartilhamentos das postagens para melhor avaliar o engajamento dos usuários.

O objetivo das interações é originar um tráfego orgânico e a divulgação espontânea das postagens. Para conseguir isso, o primeiro passo é construir uma relação de confiança com os seguidores ao longo do tempo. Não basta querer vender um produto ou serviço, você tem de manter a atenção do consumidor em potencial com uma narrativa interessante. Quando o indivíduo sente que aprendeu algo com o material, ele passa a enxergar a firma como um especialista na sua área.

Outro aspecto positivo do marketing digital é a maior facilidade para se executar uma ação de conversão. Isso porque o site reúne informações de contato e normalmente permite compra de produtos, agendamento de serviços e outras possibilidades de negócio. E os clientes conseguem acessar as plataformas por meio de um computador, smartphone e demais dispositivos móveis com conexão à internet. Essa conveniência justifica os crescentes investimentos de gestores em marketing digital.


Manter as próprias redes atualizadas

Na hora de escolher a assessoria de imprensa para o seu empreendimento, uma dica válida é verificar a própria “pegada online” deles, ou seja, visite os perfis da possível contratada e avalie se a abordagem lhe parece bem-sucedida. E não foque somente na quantidade de seguidores que cada página possui, já que a interação orgânica é um índice mais preciso da efetividade do material elaborado. O benefício é que o valor inicial investido na assessoria de imprensa online converte-se em divulgação espontânea sempre que um seguidor compartilhar uma publicação sua com os amigos nas redes sociais.


Integrar as ações 

A assessoria de imprensa online deve ser compreendida como parte de um conjunto de medidas de marketing. Sendo assim, ela tem de estar alinhada às demais ações de divulgação da empresa para apoiar os seus esforços. Nada deve ser pensado de maneira isolada.


Mensurar resultados 

Por fim, uma assessoria de imprensa na internet tem ainda de comprovar os resultados, pois a grande distinção do marketing digital está na habilidade de medir o retorno das ações. Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, esses dados não são somente um elemento técnico. Os empresários mais atualizados cobram o acompanhamento de resultados e, aos poucos, esse fator distinguirá quem seguirá no mercado e quem ficará para trás. A cobrança é compreensível, tendo em vista que a entidade paga pelo serviço e depende dos resultados.

Pode-se concluir, com base no contexto exposto, que a imagem de uma empresa beneficia-se fortemente do trabalho de uma assessoria de imprensa qualificada. Contudo, é essencial que a produção de qualquer conteúdo leve em consideração as grandes plataformas digitais dadas a relevância dessas redes na conjuntura mais recente.


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