Blog A lógica do Facebook marketing nas empresas

A lógica do Facebook marketing nas empresas

A lógica do Facebook marketing nas empresas

O Facebook, já há muito tempo, deixou de ser apenas uma plataforma voltada para o entretenimento do público e passou a ser uma importante ferramenta para as empresas e marcas de todos os segmentos, pois permite que seu marketing seja mais efetivo e proporcione resultados melhores em relação às propagandas tradicionais.

Dessa maneira, a lógica do Facebook marketing na empresa está diretamente ligada à possibilidade de que nesta plataforma se consiga obter resultados muito positivos por meio de seu marketing, sem a necessidade de um grande investimento, pois as redes sociais permitem que sua presença digital seja feita com valores muito baixos, investidos em publicações patrocinadas, por exemplo, ou até mesmo de graça.

Assim, as empresas que desejam obter bons resultados precisam, invariavelmente, estar no Facebook e aplicar suas estratégias de marketing na rede social, pois é ali que seu público está majoritariamente concentrado e onde poderá ser atingido de forma rápida, barata e eficiente.

Esses resultados, que podem ser obtidos por meio do Facebook marketing, podem ainda se adequar às necessidades de sua empresa, pois a plataforma permite uma grande diversificação em suas campanhas. Dessa maneira, é possível realizar campanhas que visem aumentar seu número de leads, número de vendas, exposição de sua marca, entre outros objetivos.


Como aplicar o Facebook marketing em sua empresa?

Muitas empresas ainda encontram grande dificuldade em conseguir aplicar as suas estratégias de marketing no Facebook para assim, obter os benefícios que a plataforma permite e melhorar os seus resultados.

Confira, a seguir, algumas dicas de como aplicar o Facebook marketing na sua empresa para atingir de forma muito mais efetiva o seu público-alvo:


1 – Tenha uma página de sua empresa e não um perfil

O primeiro passo para que seu Facebook Marketing possa render bons resultados é contar com uma fanpage e não com um perfil comum na plataforma da rede social. Isso permitirá que todas as pessoas que desejem seguir a página de sua empresa possam fazê-lo, enquanto o perfil comum possui uma limitação de apenas 5.000 “amigos”, um alcance muito baixo quando se trata de empresas e marcas.

Além disso, uma fanpage transmite uma maior credibilidade para a sua empresa, que passa a ser vista de forma mais profissional pelo público dentro do Facebook, enquanto um perfil comum é insuficiente neste aspecto.


2 – Tenha uma URL personalizada

Um detalhe que muitas vezes passa despercebido pelas empresas é a utilização de uma URL personalizada, que pode tornar seu Facebook marketing muito mais efetivo, pois torna a sua página única e diferente das demais, com maior destaque dentro da plataforma.

A URL personalizada ainda permite, também, que sua página tenha maior destaque nas buscas dos usuários tanto dentro do próprio Facebook, quanto em sites de busca, como o Google, de forma que seja identificada como um dos resultados mais relevantes para as pessoas graças à sua URL.


3 – Tenha conteúdos atraentes em sua página

Algo que não se pode nunca esquecer dentro de uma estratégia de Facebook Marketing é que o seu conteúdo estará dentro de uma rede social, ou seja, será consumido de uma maneira diferente pelo seu público-alvo. Na maioria das vezes, os conteúdos são visualizados diretamente na página inicial por seus seguidores, que não precisam ir até sua página para acompanhar suas postagens.

Assim, é importante que seu conteúdo seja visualmente atraente para os seus seguidores, de modo que estes parem para ver aquilo que você postou no Facebook. Uma forma de tornar isso mais fácil é utilizar imagens e fotos bem trabalhadas, que levem as pessoas a ter maior atenção, assim como os infográficos, que além de atrair as pessoas, também transmitem informações diretamente por meio da imagem compartilhada.


4 – Integre sua página do Facebook em seu site

Uma das melhores maneiras de utilizar o Facebook para o marketing de sua empresa é com a integração entre a página na rede social com o seu site. Assim, é possível diminuir o percurso que seus seguidores percorrem até a realização de suas compras.

Essa integração pode ser feita de diferentes maneiras, em especial com o uso de botões de curtida e compartilhamento que podem ser inseridos em seu site para levar as pessoas até sua página, ou ainda com o recurso de comentários integrado às publicações de seu site. Dessa maneira, será possível aproximar ainda mais os seus seguidores de sua marca e gerar mais leads para sua empresa.


5 – Responda a todos os comentários e mensagens

Um dos maiores benefícios que a utilização de redes sociais permite, para as empresas, é tornar o atendimento a seus clientes muito mais rápido e personalizado. Para isso, basta que se dê atenção especial às mensagens recebidas por sua página no Facebook, de forma que os seguidores se sintam prestigiados e importantes para a sua empresa.

Da mesma forma, os comentários em suas publicações também devem ser acompanhados de forma constante, e aqueles que precisam de respostas devem ser respondidos o quanto antes, para que sua página seja vista como um canal direto de comunicação entre a sua empresa e seus clientes, e para que seja colocada em prática toda a lógica do marketing no Facebook para a sua empresa.


6 – Mantenha uma boa frequência de postagem

Um dos maiores obstáculos que pode prejudicar o desempenho de empresas no Facebook é a falta de uma frequência de postagens, ou seja, compartilhamentos muito espaçados que diminuem o alcance de sua página e fazem com que sua empresa perca em número de visualizações.

Para evitar esse problema e manter um bom alcance de seus conteúdos, mantenha uma frequência no número de postagens, para que seu público tenha sempre algo novo relacionado à sua marca. O ideal é que fazer ao menos três postagens diárias para que a sua página fique em destaque.

Essas postagens podem ainda ser programadas para horários específicos, o que torna seu trabalho ainda mais fácil, uma vez que é possível programar postagens para todo o dia, sem o risco de se deixar seus seguidores sem conteúdo novo.

Com essas dicas e um trabalho cuidadoso de sua equipe de marketing digital, o Facebook pode lhe oferecer resultados muito positivos e ajudar a sua empresa e conquistar um destaque ainda maior diante de seu público.

Para que sua página no Facebook ofereça sempre o melhor conteúdo a seus seguidores, entre em contato com a RedaWeb pelo site www.redaweb.com.br ou pelo telefone 0800 750 5564, e assine um dos planos de produção de conteúdo disponíveis!

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