A propaganda torna a empresa grande: conheça o marketing na era digital para pequenas empresas

A propaganda sempre foi considerada uma ferramenta essencial para o sucesso de qualquer empresa, independentemente de seu segmento. Isso porque é por meio de uma propaganda bem-feita que o público é levado a conhecer seus produtos ou serviços, tornando-se clientes desta empresa e gerando lucros por meio de suas compras.

A importância dada à publicidade dos produtos fez com que surgisse o famoso ditado popular: “A propaganda é a alma do negócio”.  Não é à toa que esse ditado se tornou uma verdade: uma empresa que não possui uma boa publicidade fica desconhecida e, até mesmo, irrelevante ao público, que deixa de consumir seus produtos e serviços.

Desta maneira, possuir uma estratégia de marketing deixou de ser algo possível apenas para as grandes empresas, passando a ser uma obrigatoriedade para todas. Com o avanço tecnológico, no entanto, a publicidade passou por uma grande transformação, abrindo espaço para o marketing digital.

Com a utilização do marketing digital, mesmo as empresas pequenas podem conseguir resultados muito expressivos, que não seriam possíveis antes da internet, quando seu alcance era muito mais limitado e os custos com publicidade bastante altos, impossibilitando um maior investimento neste setor.


Os principais benefícios do marketing digital para as pequenas empresas

O marketing digital traz uma série de benefícios para as pequenas empresas, permitindo que seus resultados sejam ainda melhores em questão de tempo. Confira, a seguir, quais são esses benefícios e entenda por que a publicidade pode tornar uma empresa grande:


Presença digital

A presença digital é, cada vez mais, fundamental para todas as empresas, pois um dos hábitos mais comuns dos clientes, em geral, é buscar na internet quais são as melhores opções para comprar aquilo que necessitam ou contratar algum tipo de serviço. 

Com uma presença digital firmada pela sua estratégia de marketing, os clientes poderão encontrar a sua empresa na internet e realizar compras com você, elevando assim suas vendas e impactando positivamente seus lucros.

Isto contribui ainda para um grande aumento de credibilidade da sua marca, uma vez que é vista por muitas pessoas na internet e começa a contar com essa força, para que o público saiba reconhecer a sua marca e destacá-la de sua concorrência.


Melhor segmentação de seu público

Um dos principais objetivos da publicidade sempre foi conseguir uma boa segmentação de seus anúncios, fazendo com que mais pessoas de seu público-alvo visualizassem os anúncios. Com o marketing digital, esta segmentação é muito mais facilitada, permitindo que seu anúncio chegue diretamente às pessoas que você deseja atingir.

Isto é possível graças às ferramentas de anúncios, que permitem a identificação de seu público-alvo. Por exemplo, um anúncio veiculado no Facebook será exposto para quem segue páginas referentes a seu segmento, aumentando assim, a chance de que estas pessoas se interessem por seus produtos ou serviços.

Desta maneira, seus anúncios serão muito mais efetivos, o que resulta em um retorno melhor de seu investimento em publicidade, permitindo um aumento de suas vendas e, consequentemente, de seus lucros.


Fidelização de seus clientes

Um dos maiores benefícios oferecidos pelo uso do marketing digital, é a possibilidade de um contato direto com seus clientes, mesmo após a realização de suas compras. Com ações de pós-venda, como pesquisas de satisfação, atendimento de reclamações ou mesmo dúvidas simples de seus clientes, é possível conseguir a fidelização de seu público, de forma que estas pessoas retornem sempre à sua empresa quando precisarem realizar novas compras.

Isso permite que sua empresa tenha ganhos muito maiores, pois estes clientes não precisarão buscar produtos semelhantes em seus concorrentes, optando pela sua empresa graças à forma como seu marketing digital lida com o público, mesmo depois de conquistá-lo.


Mensuração de seus resultados

Antigamente, antes da chegada da internet ao mercado, uma das grandes dificuldades das empresas era a mensuração de seus anúncios e resultados, afinal, não havia como medir o alcance exato de um folheto ou um outdoor, por exemplo.

Com o marketing digital, existe a possibilidade desta mensuração, que vai muito além do alcance de suas propagandas. É possível avaliar também a aceitação de seu público com relação a cada anúncio ou campanha de marketing, por exemplo.

Desta forma, uma empresa consegue identificar quais as melhores campanhas e investir neste tipo de anúncio, corrigindo aqueles que não trazem bons resultados. Isso evita que a empresa tenha prejuízos ou deixe sua marca com uma visão ruim perante seu público, o que é essencial para se manter em destaque nos sites de busca.


Possibilidade de custo zero

De uma maneira geral, as pequenas empresas possuem uma dificuldade muito grande de investir grandes quantias de dinheiro em marketing e publicidade. Divulgar seu anúncio em um veículo grande, por exemplo, pode custar muito caro, o que foge das possibilidades de empresas pequenas.

Com o marketing digital, muitas vezes, a publicidade de sua empresa pode ser feita de forma gratuita, em redes sociais, blogs ou com estratégias de e-mail marketing, por exemplo. Assim, é possível que seu investimento em marketing digital, mesmo que seja muito menor em relação às grandes empresas, consiga apresentar resultados bons, atingindo seu público de maneira efetiva com um custo bem mais baixo.

É importante que se saiba sempre que os anúncios gratuitos possuem um alcance limitado, especialmente nas redes sociais. Mas, com uma boa segmentação de público, os anúncios gratuitos podem chegar até seu público-alvo e apresentar resultados tão bons quanto os anúncios pagos, sendo essencial elaborar uma boa estratégia para estas campanhas publicitárias.

Com todos esses benefícios, e outros mais, o marketing digital permite que as pequenas empresas possam competir com as grandes marcas, conquistando clientes e se mantendo no mercado, gerando assim benefícios tanto para o público quanto para seu próprio segmento.

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