A sua estratégia de marketing acompanha as demandas tecnológicas?

A tecnologia está em constante evolução e avançando a passos largos. Essa progressão é ótima para os negócios, afinal, a tecnologia é essencial para potencializar resultados e otimizar processos. 

Dentro deste fluxo dinâmico, as estratégias de marketing se expandem para acompanhar as necessidades de um consumidor cada vez mais exigente e tecnológico. Portanto, é importante questionar: a sua estratégia de marketing acompanha as demandas tecnológicas? Descubra a resposta para essa questão no artigo a seguir!. 

Qual a importância das demandas tecnológicas?

Muitas empresas descobrem fórmulas eficazes de fazer negócios. Mas isso não significa que esses métodos não podem ser superados. Especialmente nos tempos atuais. 

Se a sua organização opta, por exemplo, por não implementar as principais tendências tecnológicas na estratégia de marketing, ela inevitavelmente acabará sofrendo com os seguintes cenários:

  • Fica para trás: se o mundo avança, mas sua empresa permanece estagnada, significa que você terá mais dificuldade de acompanhar e alcançar sua concorrência. Logo, será ainda mais difícil manter-se no mercado competitivo.
  • Torna-se irrelevante: quando seu processo é defasado, com o tempo, você corre o risco de se tornar irrelevante para o seu público-alvo. As pessoas param de falar sobre seu negócio, a cobertura da imprensa desaparece e os esforços de marketing não surtem efeito.
  • Perde oportunidades: mesmo que você disponha de valor para agregar aos seus clientes, ficar para trás significa que está perdendo oportunidade de crescimento.

Segundo a Forbes: “Se uma organização continuar resistindo ao progresso, é provável que desapareça”. Por isso, cada vez mais as empresas trazem profissionais qualificados para atender às novas demandas e acompanhar as tendências tecnológicas. 

A sua estratégia de marketing acompanha as demandas tecnológicas?

Dispor de uma estratégia de marketing e dispor de uma estratégia de marketing eficiente são duas coisas completamente diferentes, especialmente quando se trata do marketing digital.

Só para você ter uma ideia, segundo a análise do eMarketer, 22% da população mundial está presente só no Facebook e 30% das pessoas nas mídias sociais mencionam uma marca específica. Além disso, de acordo com as pessoas entrevistadas, elas gastam, em média, 37% do seu tempo nas mídias sociais interagindo com o conteúdo de uma marca.

Mas, como identificar se a sua estratégia acompanha as demandas tecnológicas? Sem uma estratégia de marketing adequada, provavelmente, sua empresa vai apresentar alguns dos problemas abaixo:

Você não tem direção

Empresas que não possuem uma estratégia de marketing adequada com as demandas tecnológicas não dispõem de um objetivo estratégico claro para alcançar o público online. Sem as metas corretas, a organização não tem parâmetros de recursos e não consegue avaliar se os objetivos estão sendo atingidos. 

Você não faz ideia de quem é seu público online

Você pode conhecer muito bem seu mercado físico, mas, no mercado virtual, a dinâmica e as necessidade dos consumidores são diferentes dos canais tradicionais. Ademais, os clientes apresentam perfis e comportamentos distintos, bem como seus anseios. Afinal, a concorrência é ampla e as opções de comunicações de marketing são vastas. 

Você não tem uma proposta de valor online eficaz

Uma proposta de valor online deve ser clara e adaptada às diferentes personalidades dos clientes, bem como sua linguagem. Dessa forma, você pode incentivar a comunidade existente a se engajar no seu conteúdo.

Por isso, uma estratégia competitiva de marketing de conteúdo é fundamental para as organizações que almejam ter sucesso em quaisquer plataformas.

Você não consegue acompanhar ou ficar à frente dos seus concorrentes

A organização pode dispor de inúmeros recursos incríveis, mas, sem uma estratégia adequada para as plataformas digitais, provavelmente, ela vai desperdiçar tempo e dinheiro. Isso porque as principais marcas online como Google e Amazon, por exemplo, compreendem bem o conceito dinâmico em que estão inseridas. Por isso, não poupam investimentos no marketing digital, testando novas abordagens para obter ou manter seu público-alvo. 

Por que a sua estratégia de marketing pode (e deve) acompanhar as demandas tecnológicas?

A mensagem é clara: o mundo está mudando a maneira de fazer negócios. Nós vivemos na era da internet, portanto, se você deseja que sua organização prospere, é essencial aderir às demandas tecnológicas ofertadas. E aqui estão boas razões para tal:

Segmentação eficaz do público-alvo

Uma boa estratégia de marketing digital permite que você seja preciso e específico no seu público-alvo. Você pode, por exemplo, segmentar pessoas por idade, localidade, salário, entre outros atributos. 

Mas, se a sua organização deseja um cenário global, o Google e outros mecanismos de pesquisa e plataformas permitem que a empresa alcance esse objetivo, ou seja, tudo é possível. Dessa forma, suas campanhas podem obter uma visibilidade muito maior e efetiva.

Sua concorrência já está utilizando o marketing digital

Boa parte das empresas atuais reconhece a importância de implementar estratégias de marketing que acompanham as demandas tecnológicas. Portanto, boa parte dos seus concorrentes estão ou vão ingressar no cenário digital. 

A boa notícia? Você pode estudar a concorrência facilmente por meio das plataformas digitais. Basta visitar as publicações da concorrência no Facebook ou observar quais conteúdos são compartilhados no Instagram, por exemplo.

Já no Google você pode medir a autoridade de uma marca por meio de uma pesquisa rápida. Veja se a marca é mencionada em outros sites e se produzem conteúdos relevantes para seu público-alvo.

Diante desse cenário, é crucial dispor de um marketing de conteúdo criativo e eficaz, capaz de destacar sua empresa no mercado.

Abordagem multicanal para aumentar as conversões

Imagine o seguinte cenário:

  • 42% da população mundial usa a mídia social;
  • Em média, os usuários passam 2 horas nas redes sociais por dia, 80% do tempo é no celular;
  • Atrasar a resposta do cliente em até 10 minutos pode diminuir a chance de venda em 400%.

E essa é só uma parcela do cenário digital. Há o marketing de e-mail, Facebook, Twitter, Google. No geral, todas as plataformas recaem sobre a mesma questão: o marketing de conteúdo. 

Existem diversos canais de marketing digital que uma organização pode utilizar para alcançar seu público-alvo e, no final, levá-lo a comprar seu produto e/ou serviço. No entanto, cada canal exige uma abordagem e estratégia distinta. Sendo assim, as mensagens devem ser ajustadas para os diferentes públicos, com objetivo de aumentar as conversões, entre outras metas.

Por exemplo: alguns clientes são mais receptivos com campanhas personalizadas de marketing por e-mail, já outros preferem blogs. No entanto, ainda há aqueles que preferem uma combinação de anúncios direcionados. Por isso, a abordagem multicanal é tão eficiente e necessária nos tempos atuais. 

Portanto, se você deseja garantir o melhor conteúdo para seu público e aderir às demandas tecnológicas na sua estratégia de marketing, entre em contato com a RedaWeb pelo site ou pelo telefone 0800 750 5564 e assine um dos planos de produção de conteúdo disponíveis.