Blog Agência de Marketing de Conteúdo: entenda como funciona

Agência de Marketing de Conteúdo: entenda como funciona

Colaboradores de uma agência reunidos e felizes em frente aos computadores

Uma agência de marketing de conteúdo é uma empresa que pode ajudar outras a alcançar seus objetivos no âmbito digital, como elevar seu número de clientes e vendas, fortalecer e melhorar sua imagem perante seus públicos estratégicos e consolidar a marca. 


Embora desenvolva papel relevante no crescimento de outras empresas, muitos gestores não sabem como funcionam uma agência de marketing de conteúdo. Tendo isso em vista, preparamos este conteúdo com o objetivo de trazer informações nesse sentido. 


Vem conferir! 


O que é uma agência de marketing de conteúdo?


Então, antes de compreender o que é uma agência de marketing de conteúdo, vale a pena saber o que é, primeiro, marketing de conteúdo.


Conceito de marketing de conteúdo


O marketing de conteúdo pode ser definido como uma estratégia de marketing digital que cria e publica conteúdos com diversos objetivos, os quais podem ser definidos de acordo com os interesses de uma empresa. Por exemplo, ela pode ter como interesse educar clientes, captar novos consumidores ou lançar produtos ou serviços. 


Para isso, os gestores de marketing de conteúdo se valem de diversas técnicas, como estratégia de Search Engine Optimization (SEO) (otimização de mecanismos de busca) e indicadores de desempenho, como a taxa de conversão e o número de visitas em um site/blog. Tudo isso para fazer com que uma empresa consiga alcançar os objetivos traçados no âmbito do mercado digital. 


E agência de marketing de conteúdo, o que é?


Com base no que foi destacado, dá-se para ter uma rápida noção a respeito do que pode ser uma agência de marketing de conteúdo. 


Podemos compreender uma agência de marketing de conteúdo como uma empresa que tem como principal objetivo atrair leads qualificados a partir da construção de conteúdos relevantes, criativos e persuasivos, alinhados com os interesses da empresa para quem o serviço é prestado. 


Normalmente, os conteúdos produzidos por uma agência de marketing de conteúdo são publicados em diversos ambientes digitais, como redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, etc.), blog institucional e site. Também são utilizados para alimentar campanhas de captação de clientes, como no caso de anúncios pagos. 


Como funciona uma agência de marketing de conteúdo?


Uma agência de marketing de conteúdo funciona, basicamente, a partir de quatro etapas, que dialogam entre si, com o objetivo de produzir um conteúdo relevante e capaz de atender às necessidades de um cliente. A seguir, conheça quais são elas: 


1. Captação de clientes e produção do briefing


Em um primeiro momento, a agência de marketing de conteúdo capta clientes. Para isso, desenvolve diversas estratégias, como criação de anúncios pagos, marketing de conteúdo e contato direto com as empresas, a fim de mostrar a elas a importância de adotar o marketing de conteúdo em suas estratégias de marketing. 


Após conseguir chamar a atenção do cliente e firmar uma parceria, a agência de marketing de conteúdo começa a produzir o briefing. Trata-se de um documento que reúne as principais informações da empresa a fim de que a agência consiga produzir um conteúdo assertivo, sendo estes alguns exemplos: 


  • Público-alvo; 
  • Negócio da empresa-cliente; 
  • Diferenciais; 
  • Palavras-chave; 
  • Resumo do que o gestor de marketing da empresa espera do conteúdo; 


É somente a partir de um briefing bem elaborado que a agência pode produzir um conteúdo que seja capaz de atender plenamente aos interesses de uma empresa, vale ressaltar. 


2. Redação do conteúdo solicitado


Em seguida, após as reuniões para discutir o plano editorial das pautas e a confecção do briefing, a equipe de redação da agência de marketing de conteúdo está apta a produzir as pautas/conteúdos. 


Nesse momento, a equipe de redação faz uma leitura atenta do briefing, com a finalidade de produzir um conteúdo que esteja alinhado a esse documento, para que assim a pauta consiga cumprir sua missão. 


3. Revisão do conteúdo solicitado


Após a produção da pauta, esta não é entregue diretamente ao cliente. Primeiro, passa por uma revisão crítica. O objetivo é analisar aspectos como ortografia, gramática, uso correto dos sinais de pontuação etc. 


Também é da competência da equipe de revisão verificar se o conteúdo foi produzido de acordo com as informações constantes no briefing. Caso isso não seja verificado, a pauta é retornada para o redator, que fará os devidos ajustes conforme solicitado. 


Com o objetivo de cumprir os prazos de produção e revisão, cada etapa dispõe de um tempo específico. É a agência que determina o prazo em que cada etapa deve ser concluída, para que assim o fluxo de trabalho não seja afetado, nem o cliente. 


4. Entrega do conteúdo solicitado


Por fim, o conteúdo é entregue ao cliente. Normalmente, este conta com um prazo para avaliar a pauta e pedir ajustes, caso seja necessário.

 

A agência de marketing de conteúdo, ao receber pedidos de ajustes do cliente, retornará a pauta para o redator, para que este atenda ao que foi solicitado.  


Publicação de conteúdos


O processo de funcionamento de uma agência de marketing pode ser refletido de acordo com as etapas mencionadas anteriormente. No entanto, existem agências que cuidam tanto da produção do conteúdo, como também de sua publicação nas redes sociais e blog do cliente. 


Nesse caso, antes de publicar o conteúdo, a equipe responsável por essa função entra em contato com o cliente para que ele avalie o produto e veja se tudo saiu conforme o planejado. 


Obter o consentimento do cliente é essencial para que seja desenvolvida uma boa relação entre a agência e seus parceiros de negócios. 


Deseja contratar serviços de produção de conteúdo? Conheça algumas dicas a seguir  


Agora que você sabe como funciona uma agência de marketing de conteúdo, deseja contratar os serviços de produção de conteúdo? Aqui vão algumas dicas que podem te ajudar nesse sentido:


  • Pesquise a reputação da agência de marketing de conteúdo na web, para que assim tome uma decisão segura; 
  • Veja se a agência de marketing de conteúdo possui planos de produção. Afinal, caso tenha, é possível selecionar o plano ideal, de acordo com os interesses da sua empresa; 
  • Veja se a agência de marketing de conteúdo conta com um bom suporte de atendimento ao cliente. Afinal, muitas vezes o cliente precisa que o conteúdo seja revisado ou ajustado mais de uma vez e contar com um bom suporte é essencial. 


Quer assinar um plano de produção de conteúdo agora mesmo? Entre em contato conosco pelo 0800 750 5564 ou, se preferir, use nosso chat online. Você também pode preencher o formulário eletrônico que se encontra em nosso site. 


Contamos com uma equipe super qualificada que pode produzir conteúdos relevantes para seu negócio, capazes de ajudar sua empresa a alcançar seus objetivos.  Não deixe de aproveitar esta incrível oportunidade!


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