Agência de Marketing Digital - Como escolher a melhor?
A cada dia o marketing digital está se tornando mais necessário para um bom desenvolvimento da empresa. Através desse tipo de estratégia, qualquer negócio, de qualquer segmento, pode aumentar suas vendas e alcançar mais clientes sem precisar ter um grande orçamento destinado para isso. Algumas empresas apostam em investir internamente nesse setor, mas outras resolvem contratar uma agência especializada em serviços de marketing digital. E essa é uma das melhores escolhas que a sua empresa pode fazer. Mas você sabe tudo o que envolve a contratação de uma agência de marketing digital?
O que é uma agência de marketing digital?
Antes de começar a explicar como uma agência de marketing digital pode fazer a diferença no seu negócio, você deve entender ao certo o que é. Através da agência, a empresa consegue colocar em prática diversas estratégias, de acordo com o objetivo do seu negócio.
A maioria dos negócios foca em um aumento de vendas, mas também pode ser em captar mais leads ou melhorar o reconhecimento do público diante da marca. Mas, independente de qual seja o propósito, através da agência de marketing digital, várias ações no meio online serão realizadas para atingir essa meta.
O marketing digital é muito amplo e é possível encontrar diversas empresas com serviços diferentes. Depende do que você e a sua empresa buscam para alavancar seus resultados.
Agência de marketing digital para pequenas empresas
Muitas pessoas pensam que os serviços de uma agência de marketing digital são caros e vão além do orçamento limitado que alguns negócios possuem. Esse pensamento acaba afastando, principalmente, empresas pequenas ou que estão começando e ainda não possuem um orçamento direcionado para isso. Mas na realidade não é bem assim.
Primeiro porque existem diversas agências, com várias opções de planos, permitindo que qualquer negócio, com qualquer orçamento, possa contratar esses serviços e ainda escolher de acordo com o que considera necessário para o seu empreendimento.
E, segundo, mas não menos importante, é que existem diversas estratégias que não exigem que muito dinheiro seja gasto para ter algum resultado. Isso sem falar que é possível ver resultados em pouco tempo, se for realizado da melhor forma.
Mas existem tantos materiais gratuitos na internet, ensinando como se faz marketing digital, então por que não investir em uma equipe interna?
Produzir internamente ou contratar uma agência terceirizada de marketing digital?
Uma alternativa que está ganhando espaço é criar, internamente, uma equipe para executar as ações de marketing digital. Mas essa nem sempre é a melhor solução e que dará algum resultado rentável para o seu negócio. O primeiro motivo é por causa do custo que esse funcionário terá na empresa. Contratar um funcionário pode se tornar pesado para o fluxo de caixa do seu negócio. São gastos com materiais, licenças de softwares, entre outras coisas. O segundo motivo é que investir em uma equipe interna pode sobrecarregar os seus funcionários. O acúmulo de funções, ainda que exista muito hoje em dia, pode prejudicar a produtividade dos seus colaboradores. A terceira razão é que marketing digital é uma constante mudança. São ações, ferramentas e outras novidades que precisam ser aprendidas por quem trabalha com isso. Quando você investe nesse tipo de serviço no seu negócio, é mais viável contratar uma agência que realize essa atividade sem impactar o dia a dia dos seus funcionários.
O quarto motivo é que marketing digital não se resume apenas às redes sociais. São várias outras ferramentas e estratégias que devem ser colocadas em prática por você no dia a dia. Isso quer dizer que a constância é fundamental para você ter resultados.
Se o seu negócio está no começo, o esforço é maior, pois você ainda não tem uma base de informações sólidas sobre o seu cliente, e em como este se relaciona com a sua marca no momento da compra.
Existem vários conteúdos gratuitos na internet ensinando como colocar em prática estratégias de marketing digital a seu favor, mas na realidade não é tão simples. Se você é empreendedor, terá que aprender várias coisas que nem sempre darão o resultado de primeira. Você vai precisar trabalhar na produção do seu negócio e ainda estudar para aprender marketing digital.
Muita coisa para fazer e pouco tempo é igual a estresse, problemas e várias consequências negativas, que podem prejudicar o seu negócio e a sua saúde. Saber delegar é uma das principais lições que todo empreendedor deve saber fazer para que seu negócio seja bem-sucedido.
E, se a sua preocupação é de que contratar um serviço externo pode tirar o foco do seu negócio, está enganado. Por ter muita experiência no mercado, a agência vai saber criar estratégias que atinjam o resultado que você espera.
Além disso, há agências especializadas em serviços para determinadas empresas. Algumas focadas no mercado fitness, outras em mercado de beleza, e assim por diante. Isso quer dizer que apenas empresas desses segmentos determinados são atendidas por determinadas agências.
E isso pode ser bom e ruim. Por um lado, existe uma agência familiarizada com o público que você deseja atingir. Mas, ao mesmo tempo, esse foco pode limitar a visão dessa agência nesse determinado assunto, impedindo novas ideias que surgem no dia a dia através de ações de outras marcas.
O que faz uma agência de marketing digital
Uma agência de marketing digital estuda a sua empresa e o mercado no qual está inserida e cria um planejamento para atingir um determinado resultado que você espera. Muitas vezes, a própria agência consegue compreender o que você quer como resultado.
Por exemplo, se a sua empresa mudou o nicho no qual atende, a agência vai perceber através de pesquisas e até mesmo a experiência dela no mercado, que primeiro você deve marcar sua presença diante dos seus consumidores, ao invés de focar no aumento de vendas logo de cara.
Esse tipo de visão estratégica é o grande diferencial da agência de marketing digital, que possui conhecimento e prática no mercado e usa tudo isso a favor do seu negócio, independente de qual seja o ramo.
O que preciso saber antes de contratar uma agência?
Contratar uma agência não é uma tarefa fácil, como muitas pessoas imaginam. Antes de tudo, você deve saber exatamente o que o seu negócio precisa. Muitas vezes queremos tudo e no contato com a agência compreendemos o que realmente queremos e precisamos. Por exemplo, você deseja investir em redes sociais e todas as mídias pagas online. Mas, no decorrer da negociação, percebe que o seu foco está nas mídias pagas e não necessariamente nas redes sociais. E tudo isso você acaba descobrindo a partir das conversas com a agência que deseja contratar. Depois, deve estabelecer um valor viável para o seu negócio contratar esses serviços, sem que prejudique o seu caixa. Ainda que o retorno das ações possa aumentar o seu lucro, vale a pena analisar se a sua empresa está preparada para disponibilizar um orçamento voltado para o marketing digital.
Outra dica é pesquisar a média de valores cobrados pelas agências para o serviço que você deseja. Muitas vezes focamos no mais barato. Mas, atenção! Quando falamos de marketing digital, a qualidade do serviço é mais importante que o valor cobrado. Assim, foque nos resultados que essa agência deu para os clientes que atendeu ao invés de encontrar o com menor preço.
Converse também com alguns clientes para analisar como é a relação entre eles. São rápidos na resposta? Sabem se comunicar bem? São prestativos? Entregam realmente o que prometem? Tudo isso deve ser levado em consideração quando você resolver contratar um serviço de marketing digital.
Como encontrar e escolher a agência ideal?
Existem milhares de agências disponíveis no mercado oferecendo serviços de marketing digital. Mas confira abaixo algumas dicas para encontrar a empresa ideal para colocar em práticas as estratégias de marketing digital. Vamos começar?
- Analise a localização da agência: hoje em dia, é possível ter um serviço de qualidade em outro estado, mas se isso for importante e necessário para você, verifique a localização e como será feita a comunicação com a agência antes de contratar. Isso pode te livrar de maus entendidos desnecessários por falta de conhecimento nos processos dessa empresa.
- Descubra quais serviços essa agência oferece: a partir do momento que você sabe o que deseja contratar, fica mais fácil pesquisar agências que realizem essa atividade. Mas não é difícil encontrar novas ferramentas e estratégias que você queira colocar em prática no seu negócio. Por isso, tenha a mente aberta e descubra o que essas empresas estão realizando. Pode ser que você encontre uma nova forma ainda mais eficaz de realizar o que deseja. Algumas empresas oferecem serviços específicos, outras o pacote completo, mas o importante é saber o que quer e saber se comunicar com a agência.
- Verifique a credibilidade e experiência da agência: conferir as referências de uma agência é essencial para que você encontre a empresa ideal para realizar as estratégias de marketing. E ainda é bom analisar os cases de sucesso, os clientes dessa agência e se realizou algum trabalho para clientes do mesmo segmento que o seu negócio. Isso tudo exige tempo e é bom verificar para evitar entrar em furadas. Caso tenha premiações, é mais um ponto positivo que você deve levar em consideração na hora de escolher a agência.
- Quais estratégias oferecidas pela agência: existem diversas agências com várias especializações do marketing digital. Então, para escolher a ideal para contratar, você deve analisar as estratégias oferecidas por essa para que você alcance e ultrapasse as suas metas dentro dos serviços que são realizados pela agência. Esse é um momento essencial para você compreender no que aquela empresa pode te ajudar e o que esperar das ações de marketing que está querendo.
- Como é a equipe da agência: os profissionais envolvidos na agência na qual você está interessado em contratar os serviços de marketing digital são essenciais para mostrar o resultado que você deseja. Essa dica é mais um complemento, pois nem sempre você vai ter tempo para analisar o perfil da equipe que vai executar as estratégias de marketing digital.
- Quais certificações a agência possui: algumas estratégias de marketing digital exigem a certificação dos funcionários para realizar suas atividades da melhor forma, como as ferramentas do Google, por exemplo. Caso seja esse o seu interesse, analise as certificações que a agência possui. Assim, é mais uma forma de você conferir a credibilidade da agência.
- Qual o ticket médio do contrato: avalie o valor médio do serviço contratado. Isso vai te ajudar a compreender melhor o orçamento que você deve destinar para esse serviço. Além disso, vai ficar atento se tiver um valor muito abaixo ou muito acima do mercado, podendo até negociar melhor.
- Qual o tempo de contrato: esse é outro ponto que você deve ficar atento no momento de contratar uma agência de marketing digital. Analise o tempo de serviço colocado no contrato e verifique tudo. Se for a criação de um blog, por exemplo, como seria a manutenção disso caso não haja mais o contrato com a empresa? Tire todas as suas dúvidas nesse momento para não ter surpresas.
- Peça indicações: por mais que você tenha todas essas dicas, vale a pena apostar também no bom e velho boca a boca. Através da experiência de alguém que você conheça, vale a pena analisar a agência indicada e o trabalho realizado.
Contratar consultoria ou trabalho completo?
Em meio a essa procura constante de uma agência com trabalho de marketing digital de qualidade, encontramos ainda a opção de consultoria. Mas qual a diferença entre um e outro? Qual o melhor para o meu negócio?
A resposta é bem simples e objetiva. Geralmente, a consultoria é voltada para empresas que já possuem uma equipe de marketing digital. O trabalho da consultoria envolve diagnosticar os problemas, realizar um planejamento e definir os passos a serem executados. São profissionais que analisam dados e até o processo internamente e assim conseguem compreender o que precisa melhorar.
Mas entre os pontos que você não pode esperar de uma consultoria estão a execução das atividades e a disponibilidade integral para tirar dúvidas. A consultoria é muito usada quando a empresa já possui uma estrutura para executar os projetos apresentados e está comprometida em atingir os resultados. Por isso que as empresas que contratam uma consultoria, já possuem uma equipe interna voltada para marketing digital.
Caso você ainda não tenha uma equipe externa ou não possa ter o comprometimento de se dedicar a atingir os resultados que deseja, uma ótima opção é contratar uma agência que execute o que você deseja.
Seja qual for a sua escolha, pesquise bem a agência ou o consultor que deseja contratar. Busque referências, cases de sucesso e todos os dados que podem te ajudar a decidir com certeza a opção ideal.
Preços de uma agência de marketing digital
Agora falando dos valores, você vai perceber que há uma variação nos preços cobrados por diversas agências. Mesmo as que executam as mesmas atividades podem ter sua tabela variada por diversos motivos.
Nesse caso, o valor do serviço depende da atividade que você deseja realizar, o tempo da equipe em realizar essa atividade e as ferramentas necessárias para a execução disso. Por exemplo, se for uma ferramenta do Google como o Adwords, você deve disponibilizar uma verba para pagar as campanhas. Se for o gerenciamento do Facebook, deve analisar se vai ser realizada a produção de conteúdo e a gestão das campanhas pagas, além do atendimento dos usuários, se for o caso. Tudo isso afeta no valor final apresentado.
Então, antes de pensar em contratar o serviço mais barato, analise quanto de serviço envolvido você precisa. Muitas vezes acreditamos que é pouca coisa, mas quando vemos detalhadamente, compreendemos melhor o trabalho envolvido nisso que considerávamos simples.
Agência de marketing digital full service
Existem agências especializadas em determinados serviços, mas há outras que realizam todos os serviços de marketing digital. Essas agências, ainda que tenham um valor diferenciado, podem ser uma alternativa interessante para quem deseja estar mais presente no mundo online.
Esse tipo de agência faz a criação de sites – sejam e-commerces ou não –, gerenciamento de redes sociais, mídias online pagas, e-mail marketing, marketing de conteúdo e inbound marketing. Geralmente oferecem planos para facilitar o contato com o cliente, aumentando (ainda mais) a possibilidade de empresas de diversos segmentos investirem nesse tipo de serviço.
A agência full service é uma ótima alternativa para quem não pode investir na criação de uma equipe interna de marketing digital e ainda precisa de várias atividades, como criação do site da empresa. Esse tipo de contrato pode ser de curto ou longo prazo, dependendo do que você precisa no seu negócio.
Por que contratar uma agência de marketing digital
Marketing digital é essencial para o sucesso do seu negócio. Se ele for online, a presença na internet deve ser intensificada com essas estratégias, que permitem que você tenha mais vendas e alcance mais pessoas. Agora, se o seu negócio for físico, as vantagens são ainda maiores. Ao contrário das ações do marketing tradicional, que geralmente investem em televisão e em áreas próximas do ponto comercial, as ações do marketing digital podem impactar muito mais pessoas em diversos momentos e etapas da jornada de compra. Isso quer dizer que o cliente pode ser atingido por diferentes mensagens, que vão induzi-lo a comprar o seu produto ao invés do concorrente. E tudo isso sem precisar gastar muito dinheiro e tendo resultados rápidos, em alguns casos. Contratar uma agência de marketing digital pode ser o que o seu negócio precisava para alavancar de vez. Através de uma equipe especializada e com experiência no mercado, estratégias são desenvolvidas para que você alcance suas metas da melhor forma e sem perder dinheiro. Você pode encontrar diversas opções de agências que são especialistas no seu segmento, ou que oferecem os melhores serviços que você busca. Essa liberdade de escolha pode ser outra forma de facilitar a sua decisão de contratar uma agência de marketing digital.
Investir em montar uma equipe interna pode não ser a melhor solução para a sua empresa. Além dos gastos com funcionário e com o ambiente para o dia a dia, você deve escolher profissionais que realmente queiram fazer a diferença no seu negócio.
A experiência das agências é um diferencial estratégico importante, pois, através disso e dos conhecimentos, é possível criar um planejamento mais assertivo, com ações mais certeiras e com maiores chances de darem o resultado esperado.
Serviços que uma agência de marketing digital pode oferecer
Existem diversos tipos de agência de marketing digital com vários serviços. Elas podem oferecer os seguintes serviços: criação de sites, gerenciamento de redes sociais, produção de conteúdo (blogs e redes sociais), e-mail marketing, marketing de conteúdo, inbound marketing, SEO, Business Intelligence, relatórios de desempenho, criação de artes, mídias online, links patrocinados, Facebook Ads e muito mais.
Algumas empresas oferecem esse tipo de serviço por meio de planos, com tempo e preço estipulados, para facilitar a decisão de contratar essa opção. Em alguns casos é uma boa ideia, uma vez que permite alguns meses tendo aquele serviço à disposição do cliente.
Em outros casos, se for um contrato com o tempo muito maior que o esperado, pode ser um problema se a agência não oferecer um serviço de qualidade ou não atingir o resultado esperado. Por isso é melhor, no primeiro momento, ter um tempo de contrato menor, três meses, por exemplo, dependendo da atividade.
Algumas ferramentas do marketing digital exigem tempo para começarem a dar o resultado esperado. SEO, por exemplo, envolve diversas coisas que vão além do posicionamento do site nas primeiras posições dos resultados de busca do Google.
SEO envolve um site que tenha um bom carregamento, informações disponibilizadas de forma organizada, conteúdo relevante (os blogs são ótimas maneiras de atrair esse tipo de atenção) e muito mais características que vão além do que imaginamos. Mas, com um trabalho correto de SEO, até mesmo as campanhas de link patrocinado possuem um melhor desempenho.
Se você apostar em criação de conteúdo para blogs, por exemplo, demanda certo tempo até que tenha um tráfego bom no site. Redes sociais demoram algum tempo até que os fãs da página tenham uma interação orgânica relevante e sem precisar impulsionar as publicações.
O fato é que, para investir em serviços de marketing digital e ter sucesso, você deve ter um orçamento, uma meta e um profissional que venha a somar com a sua empresa, preocupado em garantir os resultados.
A agência garante esse serviço através de seus próprios processos internos, que são essenciais para que no dia a dia as atividades sejam realizadas. Esse tipo de cuidado e preocupação você não precisa ter, nem outras formas de motivar seus funcionários para criar um ambiente de produção constante. Tudo isso será de responsabilidade da agência escolhida e dos profissionais envolvidos.
Agência de marketing digital não funciona?
Hoje em dia, é possível encontrar pessoas que associam agência de marketing digital com as de publicidade, uma vez que ambas podem acabar barateando os serviços para vender mais. Porém não é bem assim. Um trabalho de qualidade fala por si só e existem clientes que buscam resultados e outros que querem o melhor preço. É possível ter os dois em alguns casos, mas um cliente que realmente quer fazer a diferença no negócio com os serviços de marketing digital, quer acima de tudo qualidade. Sabemos quanto custa um trabalho bem feito, mas o mal feito pode render prejuízos que vão além da nossa imaginação e que podem não ter conserto em alguns casos. Além disso, marketing digital exige paciência para ver os resultados, que nem sempre se resumem inicialmente ao aumento de vendas. Pode ser uma consolidação da marca diante dos clientes, aumentar o número de leads e, assim, ter mais possibilidades de negócios futuros, fidelização de clientes para que aumentem o ticket médio de compra, e muitas outras ações que beneficiam o seu negócio sem que você perceba, pois está focado no aumento de vendas.
Tenha em mente o que deseja e esteja a par dos resultados obtidos. Algumas agências de marketing digital oferecem relatórios semanais ou mensais, que mostram o desempenho das ações. Isso pode mostrar o que precisa ser melhorado e o que está indo bem.
Comunicação é fundamental para qualquer relação, ainda mais para com a agência que vai realizar as atividades de marketing digital. Saiba ouvir e falar com quem for representante da empresa, seja antes de contratar o serviço ou após a confirmação. Esse tipo de comunicação pode ser fundamental para acertar alguns pontos, que podem ser interpretados de forma errada.
A agência é capaz de realizar o trabalho de marketing digital, mas também depende da empresa fazer a sua parte em oferecer qualidade aos clientes. Por exemplo, se a agência desempenha a função de gerenciar as redes sociais e a empresa oferece produtos ruins, de má qualidade e ainda atende mal o cliente, a estratégia a ser realizada não vai ter tanto resultado, pois o dia a dia contradiz o que foi apresentado inicialmente.
Trabalhe em conjunto com a agência, somando forças para alavancar o seu negócio. Cada um tem a sua função e finalidade e cabe a você compreender e unir tudo isso para chegar aos resultados.
Melhores empresas de marketing digital no mundo
As melhores empresas de marketing digital do mundo são as que estão focadas no resultado dos clientes. Independente de qual seja o ramo, essas agências conseguem se sobressair e se destacar no mercado tanto pelo seu resultado quanto pela sua relação com os clientes.
Como já mostramos, a recomendação é uma das principais maneiras de ter clientes de forma espontânea. Isso porque a empresa não precisa gastar com propagandas nem com outras formas de atrair leads, pois o trabalho realizado já é o seu cartão de visitas e por si só atrai novos clientes.
E entre as empresas com mais credibilidade no mercado está a RedaWeb, especializada em produção de conteúdo com qualidade. Ao contrário de outras agências de marketing digital que focam em várias estratégias, acreditamos aqui que conteúdo é o pilar de qualquer trabalho de qualidade no meio digital. Seja através de e-books ou textos para blogs, você pode ter a certeza de que o conteúdo realizado será de qualidade, focado no que a sua empresa precisa.
O marketing de conteúdo é uma das principais estratégias que você deve seguir atualmente. Com pouco investimento é possível atrair e captar leads, além de fidelizar clientes de forma espontânea. É muito usado por pequenas empresas, que não possuem orçamento fixo e alto para investir em estratégias de marketing, e por empresas já consolidadas no mercado, que compreenderam que mais importante do que vender é criar uma relação constante com o cliente.
Oferecemos uma plataforma simples e prática, para que você possa interagir quantas vezes quiser e ter o conteúdo que deseja. A produção é por nossa conta, através de jornalistas e redatores especializados. Isso resulta em melhorias no tráfego do seu site, podendo até atingir as primeiras posições do Google.
O investimento também é menor. A partir de R$ 250,00 por mês você já pode ter os serviços da RedaWeb no seu negócio. Atendemos em todo o Brasil, então não precisa se preocupar, pois sempre terá um atendimento personalizado e de qualidade para você. E tudo, claro, com rapidez para você começar o quanto antes com as suas estratégias de marketing de conteúdo.
Se você deseja encontrar uma agência de marketing de conteúdo que realmente faça a diferença no seu negócio e ajude a sua empresa a atingir todo o seu potencial, venha conferir os serviços da RedaWeb. Existem diversos planos, cada um voltado para o que a sua empresa precisa. Tudo com a qualidade e a credibilidade da RedaWeb que é conhecida no mercado através dos seus anos de experiência e resultados obtidos. Ligue para 0800 750 5564 e encontre o melhor plano de produção de conteúdo.