Amplie o seu negócio de flores: conheça o marketing digital para floriculturas

O Marketing Digital é um conjunto de estratégias que visam tornar a sua empresa mais conhecida por meio da internet, ou seja, é um recurso praticamente obrigatório hoje. Podemos aplicar essas ações em quaisquer segmentos, inclusive para floriculturas, visando tornar o seu negócio de flores mais amplo.

É fácil de entender o motivo: todos estão nas redes, inclusive os seus clientes. Aqui, a ideia não é substituir as ferramentas que você já adota no dia a dia, como promoções, bom atendimento ao público, panfletos e outras ações tradicionais de Marketing. 

O intuito é fazer com que a sua empresa esteja a par daquilo que a tecnologia nos oferece hoje, como expandir consideravelmente a sua marca pelas redes sociais, por exemplo. Quem sabe até abrir um e-commerce para o seu estabelecimento, a fim de alçar voos mais altos?

Podemos pensar em Marketing Digital com estratégias que atendam especificamente o seu nicho, que colaborem para o aumento da visibilidade da sua marca. Como consequência, você consegue também mais venda, tendo mais chances de crescimento. 

Pronto para colocar tudo isso em prática? Vamos falar sobre como usar o Marketing Digital para floriculturas. Acompanhe!

Pense nas pesquisas do Google e opte por um bom site

Hoje, as pessoas recorrem ao Google para tirar dúvidas sobre vários assuntos e pesquisar sobre empresas e produtos. Nesse sentido, quem aparece nos primeiros resultados tem grandes chances de ser mais conhecido. Já esses resultados são obtidos por meio de palavras-chave, que ajudam a filtrar cada conteúdo.

Quando você cria um site de conteúdo, como um blog, deve inserir artigos que tenham as palavras-chave da sua área. Por exemplo: 

  • Flores; 
  • Floricultura; 
  • Compra de Flores; 
  • Flores Online; 
  • Buquê de Flores. 

Assim, quando o cliente pesquisa isso, a sua página pode aparecer como sugestão.

Como aparecer no topo das pesquisas?

Por outro lado, como são muitas as páginas apresentadas pelo buscador, há mecanismos automáticos que colocam alguns sites na frente de outros. 

Aqueles que desejam garantir a colocação no topo das pesquisas podem optar por seguir esses parâmetros ou investir em publicidade, aplicando um valor considerável para um certo tempo, suficiente para adquirir novos visitantes.

O site deve ser responsivo

Podemos classificar a responsividade como um conjunto de fatores que torna o seu site agradável ao visitante. 

São fatores como rapidez no carregamento, um design interessante, uma estrutura que atenda a diferentes dispositivos, entre outros, que podem ser garantidos com a ajuda profissional de um programador.

Crie uma página no Facebook

Fanpages no Facebook são uma ótima alternativa para divulgação, pois temos espaços para inserir várias informações que os clientes costumam buscar, como endereço, telefone e e-mail. 

Além disso, também é uma boa opção se deseja mostrar o seu trabalho por meio de vídeos e imagens.

Impulsione as publicações na sua região

você pode anunciar a sua página, escolhendo o tamanho do alcance que deseja, para pessoas interessadas no seu segmento. 

Uma alternativa é impulsionar as publicações, postando algo que seja relevante, divulgando por meio de anúncios pagos. Dados interessantes como depoimentos e avaliações de clientes também ajudam a mostrar credibilidade.

Faça um perfil no Instagram

O Instagram é uma rede social maior do que aparenta, pois os perfis não estão resumidos à postagem de fotos. 

Nessa rede social, quem tem o maior número de seguidores passa na frente, além disso, é um espaço interessante para interagir com o público por meio dos stories, por exemplo.

Chame a atenção com belas imagens

O ideal é caprichar nas imagens, gerando um conteúdo relevante para os seus seguidores. As fotos devem ser de bom gosto, pois precisam encher os olhos dos seguidores para gerar engajamento. 

Somado a isso, você pode impulsionar essas publicações, a fim de alcançar novos seguidores.

Promova campanhas de e-mail marketing

Ainda na lista de estratégias de Marketing Digital temos o e-mail marketing como mais um item interessante para a sua floricultura. Mas, como ter esses e-mails? 

Simples, basta oferecer a o seu cliente a chance de se cadastrar para receber mais conteúdo. Dessa forma, você pode enviar promoções, conteúdos informativos, entre outras opções.

Cuidado para não incomodar o cliente

O ideal é não enviar mais que uma mensagem por semana, pois pode incomodar o usuário. Além do mais, é indicado sempre oferecer opção para o descadastramento, para aqueles que não quiserem mais receber esses contatos. 

Use também o WhatsApp para fechar negócios

Podemos acrescentar o WhatsApp também quando o assunto é Marketing Digital, isso porque é o aplicativo de conversação mais usado pelos brasileiros. O interessante para esse canal é abrir para atendimento ao cliente, tirando dúvidas mais comuns e fechando negócio, claro.

Uma lista de transmissão pode ser ótima para divulgar serviços

Outro recurso que vale a pena é a lista de transmissão, na qual você inclui contatos que deseja enviar mensagens simultâneas. Podemos usar para divulgação de promoções, eventos e tudo aquilo que for mais interessante, principalmente para seus clientes fiéis. 

Faça um vídeo de apresentação para sua floricultura

Um vídeo de apresentação pode fazer toda a diferença para o seu negócio, mostrando desde a localização do estabelecimento, até as condições do local. Isso pode ser feito por um profissional. O investimento não é alto e os resultados são muito bons.

Valores da sua floricultura em imagens

Esse tipo de vídeo ajuda a reforçar valores da empresa, humanizar os serviços e mostrar o espaço como um todo. Tais fatores contribuem para a aproximação com o público, uma vez que postados nas redes da empresa.

Conclusão

Dificilmente, as empresas hoje conseguiriam números tão grandes de alcance se não fosse pela internet e a gama de possibilidades que ela carrega consigo. Estar presente nas redes sociais e criar um site interessante pode ser o que falta para a sua floricultura crescer e você ampliar de vez o seu negócio!

Afinal, independentemente do tamanho do estabelecimento, as chances são as mesmas, basta apostar em bons conteúdos. Então, crie ou melhore cada uma das redes sociais que citamos e passe a utilizar de forma a impulsionar o seu trabalho na web. 

Uma vez que começar a implementar essas estratégias verá que podem se tornar um hábito. Então, não deixe de anotar todas essas dicas para promover o seu estabelecimento do jeito certo!

Por outro lado, sabemos que são muitas informações e detalhes que tornam as ações realmente poderosas. Então, se você tem dificuldades com esse universo, não tem problema. Há uma série de profissionais envolvidos em cada etapa desse trabalho e você pode contar com a gente para isso!

A RedaWeb oferece um serviço completo para que a sua empresa alcance os resultados que deseja com o Marketing Digital. Entre em contato conosco!