Blog Análise da concorrência: 4 ferramentas que podem ajudar

Análise da concorrência: 4 ferramentas que podem ajudar

empresária no computador

A análise de concorrência é um processo pelo qual todo negócio deve passar. Essa prática é necessária para entender, por meio de informações de valor, quais são as estratégias que podem ser desenvolvidas, em especial pela área de Marketing.


Desse modo, trata-se um recurso muito importante para entender como empresas que oferecem serviços e produtos semelhantes aos seus se comportam. Essa compreensão abre espaço para a realização de diagnósticos a respeito do desempenho no mercado, destacando pontos fortes e fracos.


Para realizar uma análise de concorrência eficiente, é importante adotar medidas e estratégias que auxiliem nesse processo, visando bons resultados. Para que o procedimento seja feito de forma correta, o mais indicado é utilizar das várias ferramentas que podem ajudar nisso.


Essas ferramentas conseguirão apontar os pontos fortes e as falhas do seu negócio perante as ações dos concorrentes. Além disso, contribuirão para que possam ser elaboradas estratégias mais eficientes. 


Logo, esse tipo de ação beneficiará essencialmente as atividades empresariais que estão relacionadas ao Marketing e facilitará, através de métricas a análises, a obtenção de bons resultados. 


O que é análise de concorrência?


Esse processo visa entender, por meio de uma vasta pesquisa de mercado, as estratégias que estão sendo adotadas por empreendimentos similares ao seu. Ele é feito pela observação das características e ações de empresas do mesmo mercado.


Assim, é possível entender os pontos fracos, fortes e outros detalhes que podem ser modificados ou que necessitam de um foco maior no seu negócio, de modo que ele conquiste bons resultados. 


É importante entender que a análise de concorrência é um processo legal se feito da forma correta. Este procedimento se baseia em informações e dados que devem estar disponíveis de forma pública. 


Outra visão que pode causar certa confusão a respeito deste tipo de conduta é sobre a existência de impactos negativos na imagem da marca. E a resposta para este questionamento é simples: não. 


Se os procedimentos forem feitos de acordo com a legalidade, a análise de concorrência é algo saudável e necessário para a movimentação do mercado.


Ferramentas para ajudar na análise de concorrência 


A análise de concorrência é um processo extenso. Portanto, exigirá muitos cuidados por parte da empresa para acompanhar tudo o que está sendo desenvolvido pelos outros empreendimentos que fazem parte do mesmo segmento.


Portanto, existem diversos tipos de ferramentas que podem ser usadas para isso e cada uma delas conta com um ponto específico a respeito de um tipo de análise necessária para o processo completo.


Quanto mais informações forem coletadas, melhor será para traçar novas estratégias para o seu negócio, que visem eficiência e resultados positivos perante os concorrentes. 


Agora, após entender os motivos pelos quais a análise de concorrência é necessária e também a compreensão de que a utilização de diversas ferramentas pode beneficiar o seu negócio, conheça algumas delas.


Ubersuggest 


A ferramenta foi desenvolvida por Neil Patel, que é um grande nome internacional do Marketing Digital e está disponível no oficial dele. A Ubersuggest garante a obtenção de informações e estratégias que estão dando certo para outros sites que fazem parte do nicho que o seu negócio está inserido. 


Assim, ela garante um conhecimento mais amplo das estratégias, de modo que a empresa possa aprimorar e adiciona-las ao seu negócio, garantindo uma vantagem competitiva no mercado.


Com esta ferramenta é possível garantir informações em relação ao SEO do site, ao ranqueamento de palavras-chave, aos backlinks e vários outros aspectos. A Ubersuggest conta com uma versão gratuita, que permite três pesquisas ao dia, além de uma extensão para o Google Chrome. 


SimilarWeb


O SimilarWeb possiblita o acompanhamento do volume de tráfego do site concorrente. Assim, ele fornece informações como análise de palavras-chave, dados demográficos, visualizações de página, taxa de rejeição, entre vários outros dados. 


Vale ressaltar que atualmente a ferramenta realiza a análise de cercade 80 milhões de sites e conquistou a confiança de gigantes do mercado, como a Microsoft, o Google o eBay. Em geral, é utilizada por empresas do ramo da tecnologia, da publicidade e por sites de comércio eletrônico.


Biblioteca de Anúncios do Facebook


Esta é uma ferramenta importante, visto que o Facebook e o Instagram atualmente são as redes sociais que mais contam com anúncios eficientes de empresas de diversos nichos. Portanto, o acesso à Biblioteca de Anúncios do Facebook pode auxiliar muito no processo de análise de concorrência.


Assim, é possível conseguir acesso aos anúncios que estão sendo veiculados em qualquer fanpage ou perfil do Instagram. A ferramenta é usada para entender o que os concorrentes estão promovendo nos seus negócios através das redes sociais. 


Logo, existe a possibilidade de acompanhar as estratégias de tráfego adotadas e as mídias paradas das empresas concorrentes para construir anúncios e conteúdos mais assertivos.


Sprout Social


A Sprout Social é uma plataforma que realiza a análise social agregando dados de todas as redes sociais e transformando-os em relatórios de fácil compreensão. Ela conta com ferramentas específicas para análise, engajamento, escuta social e outros.


Desse modo, é funcional tanto para marcas grandes quanto pequenas, uma vez que tem características que ajudarão a entender o que a concorrência está fazendo em suas redes sociais. 


Assim, possibilita o entendimento de tendências, táticas e desafios a serem superados pelo negócio e as estratégias de marketing que serão mais eficientes e devem ser adotadas. 


Por que analisar a concorrência?


Em geral, as empresas adotam medidas para analisar a concorrência quando iniciam processos para desenvolver novas estratégias de marketing para o empreendimento. Porém, depois disso acabam abandonando a prática, o que é um grande erro.


É muito importante se manter atualizado nesse sentido para entender os movimentos da concorrência e o que está sendo realizado por ela. Assim, medidas podem ser tomadas no seu empreendimento com a finalidade de se destacar no mercado perante os seus concorrentes diretos.


Dessa forma, analisar a concorrência é um processo importante que deve ser feito constantemente pelo negócio para entender as tendências, as movimentações e as mudanças do mercado. Isso permite que os objetivos sejam refinados e novas estratégias sejam traçadas com maior eficiência.


Analisar a concorrência trará resultados claros a respeito das medidas que devem ser tomadas pelo seu empreendimento para se destacar. Com o mercado cada vez mais competitivo, é importante manter a atenção neste aspecto para que o seu negócio possa prosperar por meio de estratégias eficientes. 


Portanto, faça uso das ferramentas de análise de concorrência e se beneficie dos resultados que estas podem garantir para o seu negócio no mercado.


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