Anúncios no Instagram: saiba como divulgar a sua empresa na rede social

As redes sociais reúnem, atualmente, um número de usuários que chega à casa dos bilhões. Toda esta audiência em potencial é um dos motivos para que elas sejam centrais nas estratégias de inbound marketing. Além de tudo, há o potencial de engajamento destas mídias. Neste artigo, daremos exemplo de como fazer sua divulgação através dos Anúncios no Instagram.

Com estas informações, você poderá usufruir melhor desta que é uma das redes que mais crescem no mercado. Apenas para dimensionar: são aproximadamente 95 milhões de fotos e vídeos postados todos os dias. Em termos de curtidas, a plataforma atinge a impressionante marca de 4,2 bilhões.

O Instagram é ideal para campanhas direcionadas. Por conta disso, as suas ações na rede devem vir acompanhadas de um bom planejamento de marketing. Até mesmo para que você entenda melhor a sua persona e possa adequar as ações a este público-alvo. Para começar, saiba como divulgar a sua empresa na rede social através dos Ads.

 

Entenda o funcionamento dos Instagram Ads

De modo geral, a adoção de links patrocinados é a melhor estratégia para quem busca resultados em curto prazo. Como ocorre em outras redes, o Instagram possui a sua plataforma de anúncios própria. É através dela que você poderá criar e veicular a sua publicidade.

Se você já usou o Facebook Ads, então trabalhar com anúncios no Instagram será bem parecido. A exibição de posts patrocinados costuma acontecer de três formas: vídeos, fotos e carrossel de imagens. Como veremos adiante, estas não são as únicas opções. Quanto aos usuários, eles receberão os anúncios em seu feed, podendo interagir com a publicação.

Aqui também as possibilidades são triplas: curtidas, seguir a página ou comentar a postagem. Deste modo, a sua empresa consegue engajar a audiência para gerar leads qualificados e ainda possui espaço para feedback. O ambiente pode ser aproveitado com fins de aumentar visitas no seu site, visualizações e até mesmo cadastros.

 

Entenda como são os anúncios no Instagram

Diferentemente do que pode ocorrer em outras redes, os anúncios do Instagram conservam a mesma aparência das postagens normais. O selo de patrocinado que identifica o conteúdo é discreto e pode ser encontrado no canto superior direito. Suas postagens podem incluir ainda links e botões de Call-To-Action.

Ou seja, um convite para que o visitante realize uma determinada ação. Pode ser, por exemplo, uma mensagem de “cadastre-se”. Anteriormente, citamos os formatos de anúncio mais utilizados. Ao total, existem 5 opções disponíveis para os anunciantes. No carrossel, um único post agrupa duas ou mais imagens/vídeos, podendo chegar a 10 cartões. Uma alternativa mais básica é a foto única.

O mesmo pode ser aplicado ao vídeo. Lembrando que os arquivos devem estar no formato mp4, mov ou gif e possuírem no máximo 60 segundos. Há ainda a possibilidade de fazer uma apresentação multimídia. Nela, uma exibição de slides automática será exposta. Por fim, a coleção apresenta uma variedade de itens em tela cheia para mobile.

 

Utilizando imagens e vídeos nos seus anúncios

Partindo agora para os aspectos práticos de como divulgar a sua empresa na rede social, tratemos das imagens e vídeos. De cara, é fácil notar que esta é uma plataforma de caráter predominantemente visual. Logo, as imagens devem ser muito bem trabalhadas.

As montagens também precisam transmitir o profissionalismo da empresa. Nas apps stores, você encontra aplicativos que podem facilitar esta tarefa, como Canva ou Enlightapp. Com relação aos vídeos, um recurso que deve ser explorado em todo o seu potencial são os Stories.

A funcionalidade introduzida em 2016 permite a criação de materiais curtos e que desaparecem depois de 24 horas. Trata-se da estratégia ideal para criar uma interação mais próxima com a audiência. Uma dica para anúncios no Instagram que utilizam vídeos é sempre investir em criações dinâmicas.

 

A rede serve como uma revista digital para a sua persona

Publicar é fundamental, mas o conteúdo não pode ser apenas voltado para as vendas. O seu perfil deve ser pensado como uma forma de revista onde as diferentes sessões entregam informação ao público. As propagandas abertas surgem de forma esporádica entre estas postagens.

Para que a estratégia de certo, primeiro é necessário montar um cronograma de publicações. Depois, o hootsuite pode ajudar a programar as futuras postagens. Mescle dias especiais, atualidades e outros materiais relacionados à sua área de atuação. E não esqueça de determinar com clareza quem são as suas personas.

Afinal, cada publicação no seu perfil deverá falar às dores particulares destes consumidores ideais. Independentemente do conteúdo, o que importa é apresentar soluções aos problemas das personas. Lembrando que a segmentação de público-alvo é um dos pontos fortes desta rede social.

 

Tenha um perfil do Instagram comercial e não esqueça de utilizar links e hashtags nas postagens

Antes de fazer o que listamos nos tópicos anteriores, não se esqueça de configurar o seu perfil como Instagram Comercial. Basta acessar a sua conta e selecionar “mudar para perfil comercial” nas configurações. Aproveite para vincular a sua fanpage do Facebook e aproveitar todos os recursos de negócios disponíveis na plataforma.

Além de ferramentas voltadas para análise e monitoramento, há recursos próprios como os botões de entrar em contato. Ao trabalhar com anúncios no Instagram, não esqueça também da importância das hashtags. São elas que fazem com que a sua marca apareça nas buscas dos usuários.

Para cada postagem é possível utilizar até 30 hashtags. Para extrair todo o potencial desta ferramenta, estude a fundo as palavras-chave mais pesquisadas na sua área de domínio. Crie uma hashtag para divulgar o seu negócio, e mescle a indicadores mais gerais, específicos e até mesmo de localização.

 

Mensurando os resultados

Depois de elaborar uma campanha na plataforma, faça uso da aba insights. Este recurso dentro do Instagram permite analisar como está o alcance, impressões, engajamento e número de visualizações dos seus posts. Trata-se de uma ferramenta indispensável para descobrir os conteúdos que mais agradaram os visitantes.

É, da mesma forma, um recurso para elaborar ações corretivas, melhorando o que não deu certo. As métricas do Insights fornecem dados como gênero e idade dos seguidores, localização, horários de conexão, e os dias em que há maior atividade. Todos estes dados podem ser convertidos em ações estratégias na rede.

 

Visite a RedaWeb para aprender mais sobre Marketing de conteúdo ou contratar nossos serviços

Esta é um pequeno guia de como fazer anúncios no Instagram. Para mais detalhes a respeito de Marketing Digital e estratégias voltadas para as redes sociais, acesse o nosso site. Você também pode visitar a página da RedaWeb para assinar um plano de produção de conteúdo. Para maiores informações ligue 0800 750 5564. Descubra como alimentar seu site ou blog com material de qualidade pode aumentar as vendas.