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Aprenda a monitorar as redes sociais da sua empresa

	Aprenda a monitorar as redes sociais da sua empresa

O monitoramento de redes sociais da empresa é uma tarefa indispensável por diversas razões: verificar a performance das publicações, resultados das ações de marketing digital, prevenir ou gerenciar crise de imagem da empresa, acompanhar as tendências do mercado e os passos dos concorrentes, identificar oportunidades de negócio, descobrir os assuntos mais interessantes, consolidar o relacionamento com os clientes, conhecer influenciadores, entre outros motivos.

Com esse trabalho, a sua empresa estará preparada para tomar decisões com relação à estratégia de marketing digital. Mas, antes de iniciar esse acompanhamento, é importante avaliar se a sua empresa está utilizando as redes sociais com eficiência e eficácia. Veja 6 recomendações básicas para marcar presença em redes sociais:


1. Encontre o público-alvo de sua empresa

Antes de criar perfis em redes sociais é fundamental saber em quais delas o seu público-alvo está. No começo, você até pode desenvolver ações em vários canais digitais. Contudo, após um período, as informações obtidas através do monitoramento das redes sociais mostrarão quais são mais adequadas para a empresa. Para não perder tempo e facilitar o monitoramento das redes sociais de sua empresa, o ideal é pesquisar as preferências do público-alvo.


2. Redes sociais mais relevantes para a empresa

A rede social mais significativa para o seu negócio não é necessariamente a mais popular. Para definir em qual delas a sua empresa deve marcar presença, é essencial pesquisar hábitos e comportamentos do público-alvo, como explicamos acima. Além disso, é importante saber como cada rede social funciona para utilizá-las com eficácia e verificar quais conteúdos geram resultados mais positivos, para atingir os seus objetivos. Portanto, compensa fazer uma pesquisa prévia para escolher as redes sociais mais relevantes para a sua marca.


3. Defina o objetivo que deseja alcançar

É fundamental definir um objetivo principal para cada campanha de marketing digital. Qual é o seu objetivo no momento? Divulgar a marca? Melhorar a comunicação com os clientes? Gerar leads para o negócio? Impulsionar as vendas? Ter em mente qual é o carro-chefe da campanha ajuda a manter o foco do trabalho, desde o planejamento de publicações à análise de resultados.


4. Crie um calendário editorial

Planejamento e organização são essenciais para monitorar as redes sociais da empresa. Por essa razão, você precisa conhecer o comportamento do público-alvo, escolher as mídias sociais relevantes para o negócio e criar o calendário editorial. O calendário editorial corresponde ao cronograma de publicações para cada momento do plano de marketing digital, bem como o tipo de conteúdo que deverá ser produzido e a periodicidade de cada post.


5. Produza sempre conteúdos ricos

Não faça qualquer tipo de publicação apenas para marcar presença nas redes sociais, isso é péssimo para a imagem da empresa. Por esse motivo, ressaltamos acima a importância do planejamento, definição de objetivos e criação do calendário editorial. O conteúdo de cada post deve estar alinhado ao seu objetivo. Ao monitorar os resultados, você terá uma visão mais clara sobre os materiais mais impactantes, aqueles que geram reações positivas, compartilhamentos, contatos comerciais, entre outros resultados.


6. Agende as publicações

Com o auxílio de um software (agendador), você consegue programar as datas e horários das publicações. Dessa forma, o trabalho fica mais organizado e ágil. Daí a importância do calendário editorial e da produção antecipada de conteúdo. Mesmo trabalhando com o agendador de posts, é necessário monitorar as publicações para verificar se tudo saiu conforme o planejado, acompanhar a performance dos conteúdos postados e interagir com o público no momento exato.


Aprenda a monitorar as redes sociais de sua empresa

As plataformas de mídias sociais geram relatórios importantes para o trabalho de monitoramento das redes sociais de sua empresa, porém, você deve utilizar softwares que tornam essa tarefa mais ágil e eficaz. O ideal é contar com um profissional especializado em mídias sociais ou uma agência de marketing de conteúdo para desenvolver um trabalho mais efetivo nessa área.


1. HootSuite

Essa ferramenta é bastante eficaz para o monitoramento das redes sociais de sua empresa. Ela abrange as principais mídias sociais: Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, WordPress e outras. Com a versão gratuita, a empresa consegue acompanhar, simultaneamente, três mídias sociais.


2. Buffer

A plataforma possibilita monitorar redes sociais, agendar as publicações, saber quais os melhores momentos para a distribuição de posts. Com o perfil gratuito, a empresa consegue monitorar uma conta em cada rede social.


3. BuzzSumo

Com essa ferramenta é possível saber quais publicações apresentam melhor desempenho e qual o perfil do público que ajuda a impulsioná-las na rede. Com a versão grátis, você conseguirá realizar algumas pesquisas no dia a dia. Se gostar, pode investir em um plano mais completo.


4. Social Searcher

Faz a busca de informações em redes sociais em tempo real. As buscas podem ser salvas e a ferramenta também permite a criação de alertas para facilitar o monitoramento.


5. Google Alerts

Pode ser utilizado para acompanhar todo tipo de interação em canais digitais como, por exemplo, as menções feitas sobre a sua empresa em outras redes sociais.


6. Google Trends

Com essa ferramenta, você obterá informações sobre os assuntos mais buscados no Google. Assim, é possível acompanhar melhor as ações de sua audiência e identificar temas e palavras-chaves que podem impulsionar melhor suas postagens.


7. Quintly

Com esse programa você poderá monitorar estatísticas e engajamento de seus seguidores em até três páginas no Facebook. Possibilita a customização do dashboard para o monitoramento de várias métricas.


8. Cyfe

É um dos mais robustos do mercado com relação ao tipo de dashboards. Possibilita a análise de vários dados e métricas de redes sociais. Outra vantagem é que é possível instalá-lo no modo tevê, em uma reunião, por exemplo, para que a equipe acompanhe o desempenho da marca em redes sociais em tempo real.  


9. Agorapulse

Esta ferramenta disponibiliza recursos para o agendamento de publicações, envolvimento do público, monitoramento e análise de dados. O software coleta menções sobre a empresa em mídias sociais, inclusive os comentários do público em anúncios do Instagram e Facebook.


10. Mention

Além de monitorar as redes sociais, o Mention coleta as menções referentes a sua marca em outros canais da web. Se o perfil da empresa estiver conectado ao Mention, você poderá responder aos comentários.

Esses são alguns exemplos de ferramentas que podem ser úteis ao monitoramento das redes sociais da sua empresa. Você encontrará outras opções no mercado, gratuitas ou pagas. O mais importante é desenvolver conteúdos relevantes para as suas redes sociais com regularidade, interagir com o público e ficar de olho nas ações na concorrência em ambientes virtuais.

Se você deseja saber mais sobre o monitoramento de redes sociais, acesse o site da RedaWeb ou ligue 0800 750 55 64 e assine um plano de produção de conteúdo.

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