Aprenda a otimizar o marketing digital com o ROI

Com o crescimento da web e o desenvolvimento de ferramentas cada vez mais sofisticadas de planejamento, criação e análise de campanhas, o marketing digital é o maior aliado na promoção e geração de receita de empresas de todos os portes e ramos de atuação.

Investimento acessível, diversas opções de canais para anúncios, segmentação precisa do público-alvo e mensuração adequada dos resultados de campanhas são apenas alguns dos muitos motivos que justificam essa importância.

Para se ter ideia, de acordo com pesquisa realizada pelo Serasa Experian Marketing Services, 50% dos anunciantes online investem 10% ou mais da verba de publicidade em marketing de busca por meio de links patrocinados, por comprovadamente oferecer bons resultados.

Entretanto, devido a todos seus benefícios, a concorrência entre anunciantes é cada vez mais acirrada. Prova disso é que no marketing de busca e outras modalidades é cada vez mais difícil obter um ROI (retorno do investimento) positivo.

Seu cálculo é muito simples: basta subtrair os custos com publicidade do valor gerado pelos anúncios (receita) e dividir o resultado pelo custo total com anúncios. Assim, o ROI é um dos indicadores mais importantes para anunciantes, pois permite saber exatamente quanto uma empresa está ganhando ou perdendo com o investimento realizado.

É justamente sobre esse indicador que este artigo trata. Mais especificamente, nele você irá descobrir como otimizar o marketing digital a partir do ROI, garantindo resultados mais eficazes em suas campanhas.

Mas, antes disso, é necessário entender quais são as vantagens de utilizar o ROI como balizador do planejamento em marketing.


Benefícios e limitações do ROI

O primeiro grande benefício do ROI diz respeito à cultura organizacional, elemento importante mesmo para pequenas empresas.

Isso ocorre porque através dele o mindset da equipe vai sendo moldado, fazendo com que todos criem um perfil mais analítico, sejam orientados a resultados, utilizem a imparcialidade como elemento-chave na tomada de decisões e entendam o que funciona e o que não é adequado para a empresa.

Além disso, como as ações de marketing terão melhores resultados por serem embasadas em dados concretos, a equipe se sentirá mais útil, motivada e, consequentemente, se dedicará mais para que resultados cada vez melhores possam ser alcançados.

Em relação aos benefícios financeiros propriamente ditos está o corte de gastos desnecessários. Por meio da avaliação minuciosa que o indicador proporciona, é possível mapear quais são os investimentos que valem a pena e quais são aqueles cujos resultados estão abaixo do esperado, e por isso podem ser cortados.

Uma consequência direta do corte de custos desnecessários é o aumento de lucros. A verba retirada das campanhas não eficazes pode ser utilizada em outras, fazendo com que todo o investimento seja otimizado. 

No entanto, como qualquer outra ferramenta, é necessário levar em contas as limitações do indicador. Por exemplo, em seu cálculo não se leva em conta a sazonalidade – importantes para empresas de diversos segmentos do mercado –, o tempo de duração das campanhas e flutuações financeiras devido à inflação.

Agora você já conhece quais são as vantagens e limitações do ROI no embasamento do trabalho em marketing digital, chegou o momento de aprender como essa ação é realizada de forma prática.

Por isso, na sequência serão dadas algumas dicas práticas de como executar essa tarefa.


Inserindo o ROI no planejamento de marketing digital

A primeira e talvez mais valiosa dica é aliar o ROI com outros KPIs (indicadores-chave de performance) adequados no monitoramento e mensuração dos resultados de campanhas.

Existem literalmente dezenas de indicadores que podem ser utilizados. Por isso, é necessário escolher aqueles mais adequados aos objetivos da campanha, à missão da empresa e ao canal utilizado.

De maneira geral, recomenda-se a escolha de poucos indicadores, não mais que cinco. É importante lembrar que eles não devem ser utilizados na análise dos resultados, mas também durante o período que os anúncios estão no ar. Esse monitoramento constante permite que adequações sejam feitas, otimizando o investimento.

A segunda dica é bem óbvia e consiste em utilizar o que está dando certo. Como existem bilhões de pessoas na web, é natural que empresários e especialistas queiram atingir a maior quantidade de pessoas possível. No entanto, é necessário ter em mente que a audiência dos anúncios deve ser qualificada, ou seja, ter reais chances de se tornar clientes da marca.

Uma boa maneira de fazer isso é através da análise do ROI de campanhas já finalizadas e realização de testes. Dessa maneira, é possível concluir o perfil dos usuários daquelas que tiverem melhores resultados e investir neste público específico.

A utilização de ferramentas de automação de marketing digital também é uma estratégia válida. Mesmo que demandem investimento, que pode ter significado especialmente para as micro e pequenas empresas, tais ferramentas otimizam significativamente o trabalho.

Recursos como lances automáticos em palavras-chaves, respostas automáticas a usuários, economia de mão de obra e aumento de produtividade permitem que essas ferramentas melhorem significativamente os resultados de estratégias e campanhas de marketing digital.

Uma das grandes vantagens da utilização do ROI é que ele pode ser utilizado não só para determinar o retorno financeiro de publicidade em mídia paga. Por exemplo, é possível descobrir o ROI de SEO, blogs, marketing de conteúdo, mídias sociais, e-mail marketing, dentre outros.

Dessa maneira, é possível determinar o retorno do investimento global e em cada uma dessas modalidades/canais de publicidade digital, estabelecendo quais são aquelas que proporcionam os melhores resultados, concentrando os esforços nelas.

Por fim, e considerando que a credibilidade da marca é um dos fatores de maior peso na escolha do consumidor, é necessário complementar a utilização do ROI com estratégias de fortalecimento da marca, responsáveis por criar autoridade.

Existem diversas maneiras de fazer isso, mas uma das comprovadamente mais eficazes é o marketing de conteúdo. Através da oferta de conteúdos ricos, de qualidade e relevantes para o público-alvo, é possível que a empresa se torne referência em seu ramo de atuação.

Mesmo que se trate de um processo demorado, que exige dedicação e investimento, seus resultados certamente compensam.

Diante de tudo o que foi exposto, não existem dúvidas que o ROI é um dos indicadores mais importantes para otimizar o marketing digital de qualquer empresa. No entanto, é necessário que empresários e tomadores de decisão em marketing estejam sempre atentos às suas limitações e saibam incluí-lo de maneira estratégica no planejamento das ações.

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