Marketing Digital para Pequenas Empresas - Estratégias, Importância e Dicas

A internet é a verdadeira peça chave para o seu negócio. Através do marketing digital para pequenas empresas o seu empreendimento poderá ter resultados antes inimagináveis. E para começar a entender como esse tipo de mercado é importante, daremos algumas dicas, explicaremos as estratégias e ajudaremos você a entender a real importância desse tipo de comportamento, caso você ainda não tenha iniciado investimentos nesse âmbito.

Tenha certeza: a cada clique surgirá uma nova oportunidade para a sua empresa. A tecnologia vem mudando o mundo não é de hoje. Antigamente, as pequenas não concorriam com as grandes, porém temos atualmente um cenário completamente diferente. Não estamos dizendo que você precisa bater de frente com grandes empresas, mas o seu negócio pode concorrer sim, ao colocar o seu tom de voz na internet. 

A internet é sua maior aliada, e para isso, é necessário estar se atualizando e entendendo como melhor aproveitar essa tecnologia através de práticas ainda melhores. Se você tem dúvidas de como pode utilizar estratégias de marketing digital para sua pequena empresa, você chegou ao lugar certo. Diversos empreendedores possuem essa dúvida, e quando descobrem as inúmeras ferramentas que estão disponíveis nesse tipo de mercado, entendem que é preciso explorá-lo da melhor maneira possível.

Através de recursos ilimitados, seu empreendimento pode ter resultados incríveis. Uma solução eficiente e econômica, que pode aumentar a visibilidade de sua pequena empresa dentro do mercado.


O que é marketing digital

O marketing digital, resumidamente, consiste em diferentes estratégias de marketing, as quais são criadas, aplicadas e adaptadas para os meios online. O marketing digital utiliza diferentes técnicas de comunicação, que promovem serviços e produtos de uma maneira muito rápida, personalizada e extremamente significativa para qualquer tipo de negócio.

Através de um conjunto de esforços e atividades de marketing, empresas conseguem atrair novos consumidores, melhorar a comunicação e estreitar o relacionamento junto ao seu público-alvo. O marketing digital tem como grande foco, encontrar a mensagem correta para o seu público, no momento certo. A internet se tornou maior fonte de informação, o que vem fazendo inúmeras empresas investir alto no marketing digital e especialmente, no marketing de conteúdo. Mas atenção: é preciso investir de forma correta, utilizando as ferramentas adequadas, profissionais especializados e qualificados, que terão como objetivo criar conteúdos digitais, otimizar sites, conseguir aumentar a visibilidade de sua página nas mídias sociais e consequentemente as suas vendas.


A importância do marketing digital para a sua empresa

Com a internet, todo o mundo passou a ser controlado via dispositivos digitais, e para uma empresa se manter no mercado, é preciso integrá-la e conseguir alta relevância dentro do ambiente virtual. Não é de hoje que o marketing convencional vem se mostrando bem menos eficiente, quando comparado ao marketing digital, é claro. 

Se você deseja que a sua empresa esteja a frente de sua concorrência, será preciso alinhá-la com as novas tendências de mercado. Uma de suas maiores prioridades, quando sua empresa deseja crescer e melhor se posicionar no mercado, é começar a investir no mercado digital. A real importância do marketing digital é enorme. Mas infelizmente, muitas das pequenas empresas ainda não perceberam como isso pode afetar diretamente seus resultados.

Você empreendedor de uma pequena empresa, entenderá como uma agência de marketing digital, como a RedaWeb, vai lhe dar poderes e resultados extraordinários. Confira abaixo alguns motivos que comprovam a importância do marketing digital para pequenas empresas:

  • Divulgação na internet tem um custo muito mais acessível;
  • Segmentação será um elemento muito mais simples;
  • O marketing de conteúdo irá conectar e converter;
  • Inúmeras técnicas de divulgação online permitirão a construção de uma nova audiência para sua empresa;
  • Utilização de excelentes ferramentas online;
  • Métricas mais fáceis de serem mensuradas.


Benefícios ao ter uma estratégia bem definida de marketing digital 

A internet transformou a maneira dos consumidores interagirem com as marcas. E para a sua empresa acompanhar essa grande mudança, é preciso se aproximar de diferentes ferramentas, formatos e canais para alcançar o seu público-alvo. Os pequenos empreendimentos vêm descobrindo a cada dia, como uma boa estratégia de marketing digital pode trazer inúmeros benefícios para os seus resultados. Sim, é possível a sua pequena empresa concorrer de frente com as grandes. Confira alguns benefícios que ela terá.


Através de uma boa presença online

Normalmente, quando uma pessoa conhece uma marca, imediatamente já procura o site ou então a página da empresa nas redes sociais. O público atualmente se interessa na identidade da marca, conhecer suas informações e ver qual é a confiança que ela passa, antes de efetuar uma compra.

É por isso que a sua pequena empresa precisará de uma presença consistente, na qual seus consumidores poderão lhe encontrar na internet. Todo mundo está atualmente no mundo online, e se a sua empresa não estiver, as concorrentes certamente ocuparão o seu lugar. 


Gerando engajamento com as personas

A internet permitiu inúmeros recursos de divulgação para as empresas. Como a atração de novos clientes, o aumento das oportunidades de vendas e a chance das mesmas criarem relacionamentos muito mais duradouros com seus clientes. A principal diferença que o marketing digital trouxe para os dias de hoje é que ele não pode ser considerado como uma via de mão única. 

Através do marketing digital, as empresas podem apresentar conteúdos relevantes e envolventes, dando a oportunidade de os clientes interagirem com as marcas. Através dessa interatividade, os laços se estreitaram e se tornaram ainda mais fortes. E em um cenário onde a concorrência é cada dia maior, ter o engajamento de personas, é imprescindível para se tornar uma lembrança na cabeça de seus consumidores.


Acompanhamento de toda a jornada de compra

Até um tempo atrás a jornada de compra dos consumidores era muito mais simples. Bastava o consumidor ver uma publicidade pelo jornal ou TV, ir até algum estabelecimento físico e tomar a decisão por lá mesmo, onde também era o local do pagamento.

Atualmente, a jornada de compra se tornou ainda menos previsível e linear, completamente digital. Os consumidores pesquisam valores na internet, comparam quais as alternativas possíveis via celular, experimentam produtos em estabelecimentos físicos e concluem a compra via e-commerce e etc.  

Através do marketing digital é possível acompanhar de perto toda a jornada de compra,por meio de canais que o consumidor irá percorrer, como blogs, Facebook, lojas virtuais, entre outros. Com uma boa estratégia de marketing digital, a sua empresa estará presente com conteúdos e ofertas ainda mais interessantes, se tornando um grande referencial para o momento da decisão de compra dos seus consumidores.

Isso ajudará a sua empresa a resolver as dúvidas que seus clientes possam ter, e influenciar ativamente no momento de decisão de compra. 


Fidelizando seus clientes

Quando um cliente finaliza uma compra, é extremamente importante que a empresa mantenha o contato com o mesmo. Isso estimulará que ele faça uma nova compra, ou mesmo que comece a recomendar a marca para diferentes pessoas. O bom e velho “boca a boca”, que dentro do mundo online, alcança lugares antes inimagináveis. 

No mundo online, sua empresa encontra inúmeras ferramentas e diferentes canais que aumentarão o contato com seus clientes. Conteúdo para blog, uma das especialidades da RedaWeb, é a melhor maneira de nutrir relacionamentos, despertando o interesse do consumidor em efetuar uma nova compra.

Para isso, é necessário conhecer profundamente os interesses e o perfil de seus clientes, para conseguir efetuar ofertas corretas. Como? Uma boa dica é utilizar a oferta de vantagens para antigos clientes. 


Sua marca ganhando autoridade no mercado

As marcas que conseguem atuar de maneira ativa no ambiente digital, por exemplo, através de blogs corporativos, mídias sociais ou sites – dos quais utilizem as estratégias de marketing de conteúdo – possuem maiores chances de se tornar uma autoridade dentro do seu tipo de negócio. Através de conteúdos envolventes, você irá resolver dúvidas, mostrar quais os conceitos mais importantes da sua marca e poderá mostrar para o seu público que você entende e domina determinado assunto.  Quando a sua empresa se torna uma referência no assunto, os consumidores começam a confiar mais em sua marca. Essa atenção também atrai veículos de comunicação, formadores de opinião e por que não seus concorrentes? Isso mesmo, alguns começam até a citar sua empresa em seus próprios conteúdos. Seu site começa a ter melhores posicionamentos em sites de buscas, e se mantém nas primeiras posições, mostrando que é uma ótima referência dentro do mercado. Atraindo novos clientes e despertando confiança naquilo que ela produz. Quem não confia mais em empresas que se mostram boas em um determinado assunto? 


Segmentando o seu público

Na contramão do que realmente acontece em meios de comunicação tradicionais, a internet possibilita sua empresa se comunicar com seu público, de uma maneira muito mais específica. E além do grande alcance de pessoas que a internet possibilita, o seu maior diferencial está no poder de segmentar o seu público-alvo. E isso é possível já desde o primeiro contato do usuário. Um bom exemplo é através de anúncios em redes sociais. 

Isso tornará toda a experiência de compra ainda mais satisfatória, gerando sentimentos positivos. Desde que o cliente passe a receber somente conteúdos que tenham compatibilidade com seus interesses, comportamentos e perfil. 


Competindo diretamente com grandes empresas

A maioria das pequenas empresas, ainda possuem receio de começar uma estratégia de marketing digital, por se sentir em desvantagem em relação às maiores. Dentro do ambiente online, a pequena empresa tem excelentes condições de poder se equiparar com as de grande porte. Através de publicações mais consistentes, sua empresa irá atrair novos clientes, engajando sua audiência.

É preciso ter uma estratégia que esteja focada no público correto, utilizando técnicas de maneira mais profissional. Através de qualidade e eficiência, independente dos seus recursos serem limitados, as pequenas empresas possuem o poder de concorrer com qualquer outra empresa do ramo, mesmo que elas sejam maiores. 


Consultoria de marketing digital e maiores desafios para as pequenas empresas 

Conseguir alcançar um novo degrau dentro do mercado, ou seja, alcançar o degrau do sucesso que as pequenas empresas desejam, exigirá conceitos básicos de marketing digital, para determinar a construção de uma marca mais reconhecida no mercado. Quem coloca essas estratégias em prática, possui maiores chances e mais oportunidades de melhor se difundir dentro de um mercado tão concorrido.E é através de uma boa consultoria de marketing digital, que as pequenas empresas conseguirão lidar com desafios ainda maiores e utilizá-los como alavanca para o seu crescimento.

As técnicas de uma boa consultoria de marketing digital são fundamentais para melhorar os seus resultados:

  • Pesquisa de clientes;
  • Planejamento;
  • Produção;
  • Divulgação;
  • Promoção;
  • Precisão.


Como fazer um plano de marketing digital e cuidar das métricas

O planejamento de marketing digital é feito através de três etapas:

  • Análise da empresa;
  • Encontrar o objetivo principal da empresa;
  • Fracionar o objetivo.

Quando falamos de objetivos fracionados, também temos algumas etapas a serem seguidas:

  • Objetivo;
  • Estratégia;
  • Plano de marketing;
  • Planejamento de marketing;
  • Campanha;
  • Definição de meios;
  • Ações de marketing;
  • Metas e métricas.

A RedaWeb é especializada em marketing digital. Por isso, o planejamento e as ações buscam estar de acordo com a sua marca. O objetivo é a atração de novos clientes e assim consequentemente, melhorar suas vendas.


Auxílio do SEBRAE com relação ao marketing 

Para as pequenas empresas que buscam crescer, o SEBRAE é uma ótima opção. Essa entidade sem fins lucrativos, tem o propósito de auxiliar os negócios, de modo a garantir que o pequeno empresário tenha uma maior chance de sucesso em um ambiente tão competitivo. 

A entidade não trabalha apenas com marketing digital, mas pode auxiliar em diversos outros aspectos extremamente importantes como o equilíbrio financeiro, abordando conceitos como o fluxo de caixa. O foco é sempre o desenvolvimento e o crescimento das empresas de forma sustentável. 


Como escolher um curso de marketing digital 

Quem deseja começar a trabalhar com marketing digital, acaba ficando em dúvida em como escolher o curso e quais são os pontos aos quais é preciso se atentar no momento da escolha. Um bom curso, precisa ter como foco principal a instigação de seus alunos, ou seja, de como conseguir ensiná-los a encontrar seu caminho próprio. Até porque, não existe receita pronta dentro do marketing para alcançar o real sucesso.

É preciso aprender a aplicar diferentes técnicas, que podem orientar a como utilizar bons ingredientes de marketing digital para as empresas. A dica é não acabar escolhendo o primeiro curso que surgir. Sempre busque por informações de antigos participantes, analise as redes sociais da instituição e se possível de seus professores. 


Marketing digital versus marketing tradicional 

O marketing digital e o marketing convencional, possuem inúmeras semelhanças em vários pontos. Ambos são compostos de diferentes ferramentas, que quando são encaixadas em um bom planejamento estratégico, atuam na promoção e crescimento de uma marca. Os dois são imprescindíveis para o melhor posicionamento de sua empresa no mercado. Mas qual é a real diferença entre eles? O marketing convencional é mais perceptível, pois está em nosso dia a dia através de revistas, anúncios de TV e etc. 

O marketing digital porém, tem o sentido inverso e é ligeiramente mais sutil. As estratégias para fortalecer a presença online aproveitam hábitos dos consumidores, como procurar na internet sobre informações de determinados produtos ou serviços. Assim, as ações de marketing digital são menos invasivas, e não “interrompem” o que o público está fazendo. Os anúncios são exibidos quando existe alguma relevância e o conteúdo é encontrado de acordo com a busca do usuário. Por conta disso, os resultados tendem a ser mais eficientes. 


Estratégias e dicas de marketing digital

As melhores estratégias de marketing digital consistem nos seguintes pontos:

  • Pesquise por todas as oportunidades;
  • Construa uma boa presença online;
  • Efetue um plano de marketing prático;
  • Consolide a sua marca no mercado;
  • Aprenda a vender benefícios, não somente produtos;
  • Efetue o cálculo do retorno que o marketing irá trazer para a sua empresa;
  • Conheça profundamente o que o marketing digital pode oferecer para a sua empresa.


Criação e otimização de site

Uma das melhores ferramentas que encontramos dentro do marketing digital é a criação de um site que utilize as técnicas de otimização de sites – SEO. Esse é um dos focos de cada texto produzido na RedaWeb. Para conseguir um bom posicionamento no Google, o mesmo utiliza alguns critérios de avaliação, que identifica quais são os sites que “merecem” se manter nas melhores posições. 

São analisados diferentes itens de todo o site, e caso esteja algum fora do seu “padrão”, imediatamente o site é colocado nas posições mais baixas. E através da otimização de sites, sua empresa conseguirá se manter nas melhores posições, segmentando cada vez mais usuários.

A grande arma está na utilização das palavras-chaves corretas, pois é por meio delas que o seu site será reposicionado e encontrado de maneira mais ágil.


Inbound marketing e marketing de conteúdo 

A maioria das pessoas se confunde quando se trata do conceito de inbound marketing e marketing de conteúdo. Os maiores erros são acreditar que as duas estratégias são diferentes ou que ambas são a mesma coisa, e que somente possuem nomes diferentes.

É preciso entender que o marketing de conteúdo é uma das estratégias do inbound marketing, que no caso, é um planejamento mais completo, onde se aplicam todas as estratégias principais que existem no marketing digital.

Vamos dar um exemplo. Imagine o inbound marketing como um grande motor de um veículo, o marketing de conteúdo pode ser comparado como a bateria desse veículo.

A tradução de inbound marketing – marketing de atração – é o que vem trazendo os melhores resultados dentro do marketing digital. E se resume em quatro etapas:

  • Atração;
  • Conversão;
  • Fechamento;
  • Fidelização.

O inbound marketing vai atrair usuários para o seu site ou blog, e o marketing de conteúdo vai fazer com que o cliente se aproxime de sua marca, pois vai se identificar com o que a sua empresa está oferecendo. É por isso que é preciso encontrar profissionais qualificados para efetuar o marketing de conteúdo, que façam textos envolventes e concisos, conquistando a admiração dos usuários.


Gerar vendas através do trabalho de uma agência digital

A RedaWeb, tem como principal objetivo através do inbound marketing, gerar leads para a sua marca. Sempre visando os resultados finais que vão representar os lucros de sua empresa. Boas agências de marketing digital, com foco na geração de leads e no aumento das vendas de uma determinada empresa, precisam seguir alguns pontos que vão fazer com que o seu negócio alcance o resultado desejado. Como é possível gerar as vendas através do trabalho realizado por uma agência digital? A RedaWeb é um ótimo exemplo.  Primeiramente efetuamos uma análise de usuários que estejam alinhados à sua empresa. Depois é preciso alinhar as expectativas da mesma, analisar todo o interesse que a marca possui com o trabalho da agência. O marketing de conteúdo consegue gerar três vezes mais leads do que o outbound marketing, e ainda com o atrativo de ser até 60% mais barato.

Através de conteúdos de qualidade, a sua empresa poderá ter o retorno que tanto esperou e por meio de um baixo investimento. 


Guia prático para contratar uma agência  - Contrate a RedaWeb

Agora que você já conhece todos os benefícios e estratégias do marketing digital, nada melhor do que entender como você pode contratar uma agência de marketing digital, para poder ter todas essas ferramentas que citamos a favor do seu negócio. É preciso contratar uma agência qualificada, consistente e que tenha uma boa referência dentro do mercado. Como é o caso da RedaWeb, que possui profissionais altamente qualificados e especializados, que estão atentos para produzir o que há de melhor no marketing de conteúdo.

É muito simples, basta efetuar o seu cadastro em nosso site, escolher o seu plano, efetuar o pagamento e receber o seu conteúdo. Tudo muito prático. Efetuamos uma análise detalhada das expectativas de sua empresa e dessa maneira, criamos conteúdos exclusivos e envolventes para o seu negócio.

Caso tenha alguma dúvida sobre nosso trabalho, entre em contato agora mesmo via site ou se preferir, entre em contato através do 0800 750 5564.