Aproveite o momento de expectativa da construção civil para investir no marketing digital

A pandemia do novo coronavírus acertou em cheio todos os setores econômicos do país. Um deles foi o da construção civil, que agora vive uma expectativa pela retomada e crescimento. Uma das formas de acelerar esse processo é investir no marketing digital.

Em diversas regiões do Brasil, obras tiveram que ser paralisadas, como uma das medidas de contenção ao vírus. Não bastasse isso, a demanda caiu também, pela crise econômica e o cenário de incerteza por parte dos consumidores.

Para diminuir estes efeitos, muitas construtoras passaram a investir no atendimento online. Com os profissionais trabalhando de casa, essa foi a alternativa encontrada para seguir auxiliando os clientes.

Entes públicos e setores da indústria da construção civil estão esperançosos para uma retomada gradual no crescimento, a partir deste segundo semestre. E isso passa por investimentos no marketing digital.

A demanda deve aumentar em breve

O déficit habitacional no Brasil é muito grande, de mais de seis milhões de habitações, segundo a Fundação João Pinheiro, de Minas Gerais, com base nos dados do PNAD.

Essa é uma das esperanças para a construção civil se reerguer. O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, José Carlos Martins, encara o setor como a primeira alavanca para o país retomar o ritmo econômico prévio à pandemia. Isso porque eles movimentam 62 setores das áreas industrial e comercial, e mais 35 setores de serviço.

Se os consumidores tiverem boas opções de crédito e boas ofertas, a construção civil tem tudo para retomar o crescimento.

Para isso ocorrer, muitas ações precisam ser tomadas, como investir em marketing digital. Algumas empresas já se atentaram a isso, mas outras ainda parecem descrentes no papel que o investimento no mundo online pode desempenhar no aumento das vendas.

A importância do marketing digital para a construção civil

Construtoras, incorporadoras, imobiliárias, arquitetos. A gama de profissionais que têm na construção civil o seu ganha-pão é muito grande. Todos precisam buscar um destaque em relação à concorrência, assim como outras formas de atingir seu público-alvo.

Antes dependente mais de uma relação pessoal e amistosa, o contato entre consumidores e empresas de construção civil migrou para o mundo online. Por isso é fundamental que sua empresa esteja na internet.

Investir no marketing digital permite uma aproximação maior do consumidor, falar a linguagem deles e ter sua mensagem proliferada por mais pessoas, sem barreiras geográficas.

Um dos destaques dessa estratégia de venda é o custo-benefício. O marketing digital é a forma de propaganda mais barata, em relação às tradicionais do mundo offline, como anúncios na TV, no rádio ou em revistas. A internet possibilita muitas ações, gratuitas ou pagas, conforme seu planejamento.

Além do baixo custo, investir em marketing digital possui outras vantagens, como:

  • Segmentação de público: ao invés de anunciar em uma revista ou colocar um outdoor em uma avenida movimentada, com o marketing digital você vai falar somente para quem quer ouvir. Os anúncios pagos como Google Ads e Facebook Ads permitem a você delimitar suas campanhas por faixa etária, região, afinidades, gênero, e outras métricas. Essa segmentação é muito importante para que sua estratégia de marketing digital realmente funcione;
  • Relatórios detalhados: suas campanhas de marketing digital, pagas ou não, emitem relatórios detalhados, com a quantidade de cliques, direcionamentos para página de vendas, negócios fechados etc.

Agora, se seu pensamento é investir em marketing digital de forma orgânica, gratuita, saiba que existem diversas ferramentas ótimas para isso.

A primeira delas é o SEO, sigla que em português significa Otimização para Mecanismos de Busca. Isto é, a utilização de palavras-chave e outras técnicas para que o público encontre sua empresa com facilidade no Google. As técnicas de SEO são o grande propulsor de muitas marcas, inclusive na construção civil.

Como começar a investir em marketing digital

Se você entendeu como o marketing digital pode ajudar sua empresa da construção civil a ser mais vista daqui para frente, com a consolidação de sua marca, deve estar se perguntando como começar esse processo.

Ele não é nada complicado, mas precisa de planejamento. O primeiro passo é estabelecer um plano de marketing digital. Isso pode ser feito com a contratação de uma empresa terceirizada ou com profissionais contratados diretamente para sua empresa. 

O plano de marketing na construção civil é a oportunidade para traçar os planos de curto, médio e longo prazo. A definição dos objetivos é a primeira coisa a ser feita, pois pode ser desde aumentar as vendas até se tornar uma referência em determinada área ou ser mais lembrada na região de atuação.

Vamos apresentar algumas dicas de como usar as principais ferramentas de marketing digital para alavancar sua empresa de construção civil:

  • Elabore uma persona: a persona é um detalhamento de seu público-alvo. Ou seja, é a descrição da pessoa que você pretende atender e vender, com nome, idade, profissão, gostos, dificuldades. A riqueza de detalhes nessa descrição vai ajudar a definir como você vai abordar os próximos passos. Você pode elaborar mais de uma persona para criar campanhas de marketing distintas;
  • Tenha um bom site: o desenvolvimento do site deve ser feito junto às estratégias de SEO, com o uso de palavras-chave que vão ajudar o consumidor a lhe achar. O site deve ter a apresentação da empresa, sua cultura e seus valores, além de links para contato. Lembre-se também que muitas pessoas acessam os sites através de dispositivos móveis, por isso tenha um site para leitura agradável nestes dispositivos;
  • Tenha um blog: o blog pode ser inserido em seu site, mas possui relação um pouco diferente. Os blogs posts fazem parte das estratégias de marketing de conteúdo. Nele, você vai trabalhar assuntos que seu público pesquisa no Google. Dessa forma, você será encontrado com mais facilidade. Ele também se utiliza de palavras-chave e é uma ótima ferramenta para gerar acessos e, consequentemente, vendas. Considere contratar uma empresa especializada em marketing de conteúdo para lhe ajudar.
  • Esteja presente nas redes sociais: LinkedIn, Facebook, Instagram e Youtube são ótimas ferramentas para espalhar sua mensagem. Cada uma possui um intuito diferente. Portanto, explore todas elas. Com boas estratégias de marketing nas redes sociais você consegue atrair o público, engajá-lo, gerar interação e guiá-lo até seu site de vendas. Para a construção civil podemos destacar o Youtube como uma ótima ferramenta, já que é uma área de grande apelo visual, para mostrar imóveis, obras e projetos;
  • Depoimento de clientes: na construção civil essa é uma forma de fazer marketing digital de baixo custo com grande eficácia. O depoimento de clientes satisfeitos com sua empresa, por vídeos e textos, demonstra sua capacidade em fidelizar clientes e demonstra que você é uma autoridade no assunto.

Por último, mas não menos importante, use a criatividade e tenha sempre bons profissionais por perto na hora de investir em marketing digital. A presença das empresas da construção civil na internet é um caminho sem volta.

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