Blog As desvantagens que as redes sociais oferecem para o seu negócio

As desvantagens que as redes sociais oferecem para o seu negócio

As desvantagens que as redes sociais oferecem para o seu negócio

É inegável que as redes sociais promovem vantagens para o seu negócio. Contudo, existem algumas desvantagens que você deve saber, afinal, estar presente nas mídias sociais não é fácil. O diálogo entre os consumidores sobre o seu negócio nem sempre será positivo. 

Na mesma medida em que a publicidade positiva alavanca seu negócio, a negativa pode destruí-lo. Afinal, 90% das pessoas pesquisam na web antes de comprar. Inclusive, 52% das pesquisas são feitas em blogs.

Portanto, antes de investir nas mídias digitais, lembre-se de que há uma faca de dois gumes, ou seja, as vantagens também podem trazer desvantagens. Aqui estão algumas delas!

É necessário frequência e empenho

As desvantagens que as redes sociais oferecem para o seu negócio podem ser categorizadas de várias formas. Contudo, esse tópico é uma das principais adversidades que as empresas enfrentam.

Vamos supor que você decidiu criar a página do seu negócio, mas a última atualização do seu blog, por exemplo, foi feita no ano passado. Então, o usuário acessa seu site e se depara com a falta de conteúdo atualizado. A sensação é de abandono, portanto, dificilmente esse cliente irá consumir o seu produto. 

Assim, a mídia social exige tempo e dedicação. Além disso, há outra parte fundamental: a produção de conteúdo. Quando se trata de redes sociais, fornecer material de qualidade é a alma do negócio. 

Conteúdo sem relevância

Você está presente nas redes sociais e elenca um tempo considerável para se dedicar a elas. Contudo, só isso não basta. É preciso ter profissionais especializados na área.

O conceito é simples: você permaneceria em uma página de conteúdo fraco ou mediano? Possivelmente não. Ninguém gosta de conteúdos excessivos e repetitivos.

Por exemplo, há muitos negócios que adotam as redes sociais para divulgar seus produtos incessantemente, ao invés de buscar outras formas de conteúdo que também contemplem essa estratégia, mas agregam valor ao cliente.

Exposição à concorrência

A sua concorrência pode analisar a forma como você elabora campanhas, se comunica com seu público, entre outras vertentes do Marketing Digital. 

Estudar os métodos da sua empresa, por meio das plataformas sociais, pode gerar o risco de sua comunicação ser superada. Sem o apoio de uma agência ou de profissionais capacitados, a comunicação do seu negócio pode ficar defasada, enquanto seu concorrente supera as expectativas dos clientes.

Problemas de privacidade ou segurança

As desvantagens que as redes sociais oferecem para o seu negócio podem envolver processos jurídicos. 

Não é de hoje que as redes sociais demonstram suas fragilidades no quesito privacidade e segurança dos usuários. Só o Facebook, por exemplo, expôs os dados de 87 milhões de usuários, sendo o Brasil o 8º da lista.

Além disso, empresas externas ao Facebook foram pegas coletando dados dos seus mais de 2 bilhões de usuários. Portanto, é preciso ter muito cuidado com os dados dos clientes, pois isso pode gerar problemas sérios para o seu negócio.

Situação crítica

Postagens virais podem ser incríveis e terríveis ao mesmo tempo. As pessoas adoram conteúdo viral, mas ficam de olho tanto nas coisas boas, quanto nas ruins.

Se você não elaborar seu conteúdo com cuidado, o que você publica pode ser usado contra você, colocando sua empresa em uma situação difícil. E, acredite, uma vez que o estrago está feito, dura muito, muito tempo.

Vamos citar alguns desses impactos negativos com exemplos de marcas reais, veja!

Novalfem: mulheres #semmimimi

A marca desenvolveu uma campanha que chamava as dores da cólica menstrual de “mimimi”. Caso você não esteja familiarizado com o tema, “mimimi” é uma espécie de sinônimo de frescura.

O fato é que muitas mulheres sofrem de graves problemas devidos às cólicas menstruais, como a endometriose, por exemplo. Sendo assim, as mulheres se sentiram ofendidas com esse tipo de abordagem.

A marca fez um texto de retratação, mas o estrago já havia se instaurado. 

DiGiorno Pizza: hashtag

A DiGiorno Pizza decidiu aproveitar a tendência de uma hashtag no Twitter sem pesquisar a fundo o significado do seu conteúdo.

Conclusão: a empresa compartilhou um tweet a respeito de pizzas com uma hashtag que se tratava sobre vítimas de violência doméstica. O tweet, claro, explodiu de forma negativa na internet.

A DiGiorno passou diversas semanas reparando os danos e solucionando o erro com milhares de pessoas no Twitter.

Retorno dos investimentos

Boa parte das empresas deseja alcançar resultados imediatos com as ações de Marketing. O que é perfeitamente normal, já que você deseja saber se suas estratégias estão no caminho certo e se o seu investimento vale a pena.

Contudo, na mídia social, os resultados não são imediatos. É necessário um bom tempo para determinar quais campanhas e conteúdos geram relevância. Portanto, dispor de ferramentas para acompanhar essas mídias é essencial.

Entre as desvantagens que as redes sociais oferecem para o seu negócio, esta é que mais exige paciência. Afinal, você deve pelo menos esperar algumas semanas para analisar os resultados antes de ajustar sua campanha.  

Entretanto, com o auxílio de profissionais qualificados, você pode otimizar o tempo e potencializar os resultados, por meio de estratégias bem elaboradas.

Trolls

Você pode dar o melhor de si e efetivamente colher ótimos retornos por parte dos usuários. Mas, às vezes, você irá se deparar com pessoas que não são seus clientes, mas adoram se divertir “trollando” as pessoas.

Mais conhecidos como “trolls” da internet, esses usuários podem fazer questionamentos em forma de piada, podem ser ofensivos e até realizar comentários negativos sem embasamento algum.

Contudo, é preciso aprender a lidar com eles, o que é uma missão relativamente complicada. Portanto, a assessoria de uma agência de conteúdo é fundamental para conduzir o tom da conversa, de forma que não prejudique a imagem da sua empresa.

Inclusive, muitas empresas entram no tom da brincadeira, quando esta não é ofensiva, claro. Dessa forma, criam uma ótima imagem da empresa e produzem conteúdos virais automaticamente. 

Já outras empresas, aproveitam alguns questionamentos abordados pelos “trolls” e demonstram sua posição diante de um determinado assunto. Como por exemplo, um comentário preconceituoso.

Assim, é importante ter um bom jogo de cintura e saber como se portar diante deste tipo de usuário.

Conclusão

As redes sociais devem ser utilizadas a favor do seu negócio, contudo, é preciso estar atento a diversas questões em um cenário cada vez mais dinâmico. 

Mas, apenas fazer isso não é o suficiente. É importante escolher uma empresa qualificada com credibilidade e experiência no mercado. Aqui na RedaWeb, nós oferecemos diversos planos personalizados, desenvolvidos de acordo com as necessidades do seu negócio.

Se você deseja alavancar seu negócio, entre contato com a nossa equipe através do nosso site ou ligue para nós através do telefone 0800 750 5564, para assinar um plano de produção de conteúdo.

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