Atenção jornalistas: Facebook lança ferramenta que pode te ajudar

O Facebook é uma plataforma multifuncional, que surgiu não apenas para promover a interação entre amigos e familiares, mas também entre marcas e consumidores. Mais que isso, na verdade, é uma rede social que fornece ferramentas excelentes para profissionais que atuam com produção criativa de conteúdos, como é o caso dos jornalistas, publicitários etc. 

Nesse sentido, um exemplo de ferramenta que podemos destacar é o Facebook for Creators, que, em português, significa Estúdio de Criação. Ela pode facilitar, e muito, a vida dos jornalistas criativos que atuam no ambiente corporativo.  

Gostaria de saber mais sobre essa solução? Ciente de que respondeu sim, continue a leitura. 

Afinal, o que é o Facebook for Creators?

Lançado em 2017, o Facebook for Creators é uma ferramenta ou aplicativo que facilita a produção de vídeos criativos e inovadores. 

É uma solução que foi criada para potencializar a capacidade criativa de produtores de vídeos, como jornalistas, publicitários, relações públicas e outros profissionais que atuam no ambiente digital, principalmente desenvolvendo ações de Marketing de Conteúdo

Além de lançar o aplicativo “Creators”, o Facebook disponibilizou um site que traz dicas sobre como criar conteúdos capazes de fazer a diferença no ambiente digital e, principalmente, em sua plataforma de interação social. 

Hoje, como sabemos, milhões de conteúdos são criados por dia, nas mais variadas plataformas de interação social, a exemplo do Instagram, LinkedIn e Twitter, sem deixar de considerar também os blogs, espaços dedicados à promoção de conteúdos. 

Principais recursos do Creators

Você, sem sombra de dúvida, deve estar muito curioso para conhecer mais sobre essa incrível ferramenta, que pode potencializar a sua capacidade produtiva. 

Então, listamos os principais. Veja: 

Live Creative Kit

Trata-se de um recurso que pode tornar a criação de vídeo, bem como a transmissão, mais dinâmica e criativa. 

Esse recurso fornece soluções, como por exemplo, molduras gráficas, que podem ser adicionadas ao vídeo, de modo a torná-lo atrativo para o público a que se destina. Além de molduras, conta com stickers interativos, que deixam o vídeo mais consistente e, vale dizer, interessante. 

Para o jornalista que deseja produzir um conteúdo não somente de qualidade, mas atrativo, contar com esse recurso pode ser uma excelente opção. 

Insights

É um espaço que fornece ideias embasadas para o profissional que deseja construir um vídeo mais consistente e ligado ao que os fãs de uma marca, se for o caso, desejam. 

Esse recurso oferece métricas, que incluem números de visualizações que um vídeo recebeu, bem como uma página em específico. Com base nessas informações, o profissional de criação pode melhorar o conteúdo do vídeo ou mudar de estratégia, conforme o caso. 

É um recurso que aumenta as chances de uma marca obter sucesso em relação aos vídeos que produz utilizando essa ferramenta, que é de fundamental importância para a empresa que atua no Facebook, comercializando seus produtos e serviços e contando sua história de uma maneira diferenciada. 

Câmera e Stories

É um recurso que conta com diversos efeitos de câmera, bem como molduras, os quais podem ser utilizados em outras plataformas, como é o caso do Facebook Stories. 

Assim, por exemplo, você pode acionar o Creators para potencializar os seus stories no Facebook, de maneira a aumentar o seu engajamento com os seus clientes ou potenciais consumidores. 

Uma das principais funções desse recurso é permitir que a empresa construa uma identidade digital que represente quem ela é em seu dia a dia, bem como o que deseja transmitir. 

Uma empresa de floricultura que atua no ambiente online pode, por exemplo, fazer uso de molduras que representem o seu negócio, como flores, rosas etc. É uma forma interessante de chamar a atenção do seu público. 

O jornalista deve ser criativo o suficiente para garantir que a marca para quem ele trabalha se destaque a partir dessa ferramenta, que deve ser utilizada de maneira inteligente. 

Como utilizar o Creators?

O processo de funcionamento do Creators é muito simples. A página que destacamos traz os primeiros passos que deve seguir para utilizar essa ferramenta, bem como para entender a sua dinâmica de funcionamento. 

Como primeiro passo, você deve criar uma página no Facebook. Depois, deve acessá-la e selecionar a categoria da página, que, no caso em tela, é “Criador de Vídeo”. Em seguida, clique em avançar e já selecione quem deseja seguir. 

É fundamental, cumpre dizer, que defina como categoria para a sua página “Criador de Vídeo”. Dessa maneira, você pode alcançar mais fãs. 

Em um segundo momento, conecte suas contas do Instagram e Facebook. Fazendo isso, poderá maximizar seu alcance e reunir ideias que podem potencializar sua capacidade criativa para produzir vídeos. 

Por fim, crie seus vídeos, fazendo uso dos recursos que a ferramenta fornece. O interessante é que após a criação dos vídeos, você pode fazer uma publicação cruzada deles, tanto no Instagram como no Facebook. 

Na prática, pode-se otimizar o processo de criação e publicação de vídeos. 

Por que todo jornalista deveria usar o Facebook for Creators?

Além de ser uma ferramenta gratuita, conta, como vimos, com diversos recursos que podem potencializar a sua capacidade criativa, bem como melhorar a sua produção e publicação de vídeos. E é por este motivo que todo e qualquer jornalista deveria fazer uso dessa ferramenta. 

Como profissional, o que se espera de um jornalista é que conheça minimamente as principais ferramentas de redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter, entre outras, com o objetivo de otimizar as ações de Marketing Digital e aperfeiçoar a produção de conteúdos, que podem assumir formatos diversos, como textos, imagens e vídeos. 

O Facebook for Creators pode fornecer a um jornalista os seguintes benefícios, além de, claro, garantir que produza um conteúdo de qualidade no formato audiovisual: 

  • Fornece conteúdos que podem qualificar o jornalista, em relação à produção de um vídeo que destoe, brilhe; 
  • Conta com um espaço de interação entre pessoas ou profissionais que trabalham produzindo vídeos. Nesse espaço, o jornalista pode tanto ajudar a outras pessoas, como resolver dúvidas que tenha; 
  • Conta com a vantagem de ter acesso exclusivo a ferramentas de produção de conteúdos que ainda não foram lançadas pelo Facebook. 

Por fim, cabe dizer que todo jornalista deveria usar o Facebook for Creators porque, conforme o site Internet Live Stats, que apresenta dados em tempo real a respeito da internet, por dia, mais de 3 bilhões de vídeos são visualizados. Então, por que não aproveitar essa oportunidade? 

Gostou deste conteúdo? Esperamos que sim. Para ler outros como este, não deixe de acessar nosso blog. 

Gostaria de montar um roteiro de qualidade para produzir vídeos mais atraentes? Entre em contato conosco. Somos referência na produção de conteúdo que pode fazer a diferença em sua empresa. Ligue para 0800 750 5564 ou assine um plano de produção de conteúdo em nosso site.