Como avaliar o trabalho de um digital influencer?

O trabalho de marketing no mercado mundial se expandiu de diversas maneiras. E com o avanço da tecnologia e da cultura das redes sociais, os influenciadores digitais (ou digital influencers) ganharam espaço como grandes ações de publicidade.

A internet tem uma função muito importante nos dias atuais. Muitos mercados se expandem apenas nesse espaço e ganham relevância econômica por meio desse caminho multiconectado. 

Investir em um digital influencer é um jeito muito importante de olhar para o seu cliente e se aproximar dele. Essas pessoas procuram sempre criar uma relação próxima com seus seguidores. Desse modo, geram engajamento em seus produtos e os produtos que consomem.

É uma verdadeira relação de confiança: o influencer confia sua imagem, seu dia a dia e seus gostos com os seguidores e eles confiam de volta. Mas é claro que, ao contratar um digital influencer, precisamos ter conhecimento dessa aproximação com o público-alvo de nosso negócio.

Além desse conhecimento, é preciso que outros conhecimentos sejam adquiridos para que essa escolha seja mais acertada. Esse estudo prévio não é o bastante para o sucesso do projeto, por isso, neste artigo falaremos sobre como você pode avaliar o trabalho de um digital influencer.

Antes de avaliarmos um trabalho é preciso entender em que consiste a atuação do digital influencer e como podemos aproveitá-la.

O que faz um digital influencer?

A área de atuação dessas pessoas é a internet. Seja por meio de stories ou publicações em redes sociais, ou até mesmo em presenças em eventos do negócio. Essa atuação pode variar muito de influencer para influencer.

O mercado de marketing utiliza o influenciador digital como um ponto de referência do cliente para a qualidade e custo-benefício do produto ou do serviço. Afinal, todo mundo que possui uma rede social ou não, acaba se espelhando em algumas celebridades.

E os influencers são celebridades, alguns mais que os outros. Portanto, da mesma maneira que é interessante utilizar uma atriz em sua nova campanha, pode-se usar influenciadores.

A função desses influenciadores é apresentar o produto ou serviço para os seus seguidores. Ou se já for um material conhecido, trazer confiança da qualidade e relevância dele.

Essa estratégia base pode ser consolidada e executada de outros modos. Por exemplo, na venda de um sabonete, utilizar de influencers digitais do ramo estético é uma via possível. Já a divulgação pode ser feita de diversas maneiras.

Como dito anteriormente: existe a possibilidade de usar as redes sociais por meio das publicações e também dos stories. Esse modo de se conectar com o cliente é importante, e o material sendo levado para o cotidiano do influencer faz o cliente acreditar na possibilidade de usar o mesmo produto que alguém que admira.

É claro que todo esse processo deve ser feito com cuidado e pesquisas prévias. A política e ética do influencer precisa estar alinhada com a imagem da empresa, haja vista que o consumidor tem se conscientizado e cobrado uma posição de todos os lugares. Com essas decisões tomadas, é preciso analisar o trabalho realizado por esse influenciador.

Como avaliar o trabalho de um digital influencer?

O poder da atuação dos influenciadores é muito grande, mas será que existe algum modo de avaliar o trabalho deles? Existe sim, e você vai aprender como se pode fazer isso por meio de alguns medidores.

Esses medidores não envolvem apenas as curtidas e visualizações obtidas na publicidade feita pelo influencer. Afinal, em algumas estratégias de marketing, o foco principal é aumentar as vendas e não os acessos.

Pensando nisso, é importante avaliar a conversão de visualizações para a ação focal de quando foi criada a campanha publicitária. Mas para fazer isso é preciso estudar o perfil utilizado para divulgação, assim como estudar o perfil consumidor dos seus seguidores.

Existem algumas maneiras de avaliar esse influencer, como ao avaliar:

  • A honestidade e qualidade do conteúdo;
  • O engajamento das publicações;
  • O número de seguidores x número de curtidas e interações;
  • As publicidades anteriores.

Para avaliar a honestidade e a qualidade do conteúdo produzido pelo influencer, basta analisar todas as publicações do perfil por um tempo e ver se existem coerência e coesão nas suas publicações.

Quando pensamos nesta análise, devemos pensar com a cabeça de um seguidor que seguiu aquele perfil por causa de uma publicação e agora espera se identificar e gostar das outras publicações.

Além disso, também devemos entender o olhar do seguidor fiel que está há muito tempo e ainda se identifica com o trabalho do influenciador. É preciso avaliar em conjunto as publicações e o resultado delas nos seguidores.

Na avaliação do engajamento das publicações, é possível utilizar as redes sociais e as suas estatísticas. No caso do Facebook e Instagram, ambos possuem medidores internos que podem ser utilizados.

Nesse sentido, é interessante pedir ao influencer o compartilhamento com o negócio sobre esses resultados. Além de avaliar o próprio engajamento, seja do perfil do negócio ou dos acessos no site de compra.

Ao avaliar o número de seguidores versus o número de curtidas e interações também estamos falando sobre engajamento. Porém, é mais que isso, é um modo de descobrir se um influencer possui seguidores fakes.

Esse processo é importante, pois existem alguns programas e sites que prometem e cumprem para qualquer pessoa o crescimento relâmpago no número de seguidores. Por isso, é importante que o influencer escolhido já seja visado e estudado pela marca há um tempo.

Com esse estudo e acompanhamento, é mais provável um bom resultado de vendas e prestações de serviços após divulgação do material pelo influenciador digital. Esse medidor é muito importante, até porque números de seguidores não compram, mas pessoas sim.

Ademais, outro modo de avaliar o trabalho de um influencer digital é através dos seus últimos anúncios e publicidades. A avaliação desses outros trabalhos é importante para entender como ocorre a conversão entre engajamento e compra dos seus seguidores.

Ter muitos seguidores e ter bastante engajamento pode ser fácil, mas conseguir um bom número de acessos no perfil do cliente com os seus seguidores é um assunto diferente (e uma tarefa árdua).

Junto com essas estratégias de web análise é possível deixar todos os lados da moeda satisfeitos. Tanto o seu negócio quanto o influencer e os seguidores dele, que estarão consumindo um produto de qualidade.

Conclusão

Aproveite o poder da internet e dos conteúdos ao favor do seu negócio. Não perca tempo com estratégias atrasadas e saiba como investir e receber o retorno que o seu negócio merece.

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