Como funciona o networking no LinkedIn?

O networking é uma das principais vantagens do Linkedln, fundamental para transformar a rede social em uma hábil ferramenta de marketing pessoal. A rede social vem atraindo cada vez mais usuários no Brasil e no mundo, e tem um foco exclusivamente profissional para pessoa física e empresas. 

Se antes os usuários utilizavam a rede com uma vitrine virtual para seu currículo, hoje ela é aproveitada ao máximo, criando novos caminhos para carreiras e elevando parcerias. Ela tem um cenário bastante eficaz para o networking, já que seu ambiente é bastante atrativo para a troca de contatos e autopromoção. 


A vida é melhor com as conexões certas

Toda profissão precisa de um bom networking, já que é impossível crescer e se desenvolver plenamente sem manter contatos com outros profissionais. É possível trocar informações e dicas, dividir experiências e entender que há coisas que podem acontecer com todos, sugestão de soluções, oportunidades de empregos e negócios e muito mais. 

A proposta do Linkedln é revolucionária. Aproveitando a estrutura de ter uma rede social, com a criação de um perfil pessoal e oportunidade para conhecer outras pessoas, o Linkedln se voltou especificamente para o mundo dos negócios. O foco é a criação de perfis mais formais, com detalhes sobre experiências profissionais e educacionais, com o primeiro intuito de conseguir uma nova colocação de emprego, mas que hoje vai muito além dessa proposta. 

A rede social já foi conhecida como depósito de currículos e fez com que muita gente abrisse uma página, fizesse uma descrição pessoal simples e abandonasse o perfil sem usufruir, de fato, da rede. Os que foram além, encontraram um campo amplo de expansão profissional e pessoal, com cada vez mais empresas descobrindo o ambiente para captar seus talentos, fazer parcerias e ampliar a rede de contatos. 

No Linkedln as conexões não se restringem apenas às pessoas já conhecidas de outras redes. A ideia é exatamente expandir as fronteiras e conhecer pessoas da mesma área ou afins. Profissionais bem-sucedidos e que servem como referência, alunos de cursos importantes, colaboradores das empresas dos sonhos e uma variedade de possibilidades que surgem com o único fundamento do networking.  

É muito difícil ser um empreendedor hoje em dia, não só pelo quadro econômico do país, mas pela falta de apoio até mesmo entre amigos e familiares. Em geral, eles tendem a valorizar os riscos e desafios, para desencorajar a empreitada e evitar frustrações e prejuízos. É natural que quem nos ame procure nos proteger, mas a falta de informação ajuda a temer a novidade. 

Quem está começando um novo negócio, uma carreira nova ou uma nova colocação, procura incentivo. Quer informações, cases de sucesso, dicas valiosas para evitar errar tanto quanto é comum em iniciantes e se cercar de pessoas que possam proporcionar essas experiências. O Linkedln é o local certo para isso. 

Um bom exemplo da importância de se cercar de pessoas afins é quando se está em dieta. Pessoas que pensam em buscar novas alternativas alimentares com menos calorias e mais sabor, que dão dicas de exercícios e atividades físicas e falam sobre suas vitórias pessoais, são muito mais importantes para se continuar no foco do que conviver com quem só come fast food, não é mesmo? 

O mesmo poderia acontecer com quem deseja parar de fumar ou beber, quer se adaptar a uma nova cidade ou bairro, mudou de colégio, iniciou numa universidade ou quer conhecer melhor sobre uma carreira específica. Estar do lado de quem pensa semelhante é o melhor caminho para se manter firme em seu propósito. 


Como fazer um bom networking no Linkedln

A qualificação profissional é uma obrigação e exigência do mercado, cada vez mais retraída e concorrida. Entender e se informar sobre novas tecnologias, continuar estudando sempre para se atualizar são pontos fundamentais para sobreviver à concorrência. 

Mas, de nada adianta ser um craque em sua área se o seu networking for precário ou inexistente. A criação de uma rede de contatos colaborativa permite ajudar e ser ajudado em algum momento, além de expandir as possibilidades de negócios que poderiam parecer inatingíveis. 

No ambiente profissional, o método mais eficaz de criar um bom networking era ir a palestras, eventos e workshops, onde profissionais de outras empresas trocavam experiências e contatos. Hoje, com a profundidade dos caminhos da web, as relações interpessoais e profissionais encontraram um espaço amplo nas redes sociais, especialmente o Linkedln. 

Para aproveitar ao máximo as oportunidades do Linkedln, listamos algumas dicas que vão te aproximar ainda mais de bons contatos para networking:

1 - Perfil pessoal

O perfil pessoal deve ser bem preenchido, por completo, incluindo informações sobre cursos extras e indicações. Muita gente abriu um perfil no LinkedIn e pensou que apenas estar ali já era o suficiente para abrir novos caminhos, e não é verdade. É preciso mantê-lo sempre atualizado, incluindo ações mais recentes como idas a congressos e cursos. 

Não se esqueça de incluir uma boa foto, com aspecto mais formal. Não cometa erros de português e, se possível, inclua uma versão do currículo em outra língua. 

2 - Otimização

A rede social usa um algoritmo de busca bem próximo ao usado pelo site de buscas Google. Dessa forma, ao criar o seu perfil, utilize palavras-chave que possam achá-lo mais facilmente e ampliar suas conexões entre pessoas e empresas. 

3 - Grupos

O Linkedln possui espaços para grupos, onde há uma grande variedade de assuntos específicos. Procure entrar naqueles que possuem suas áreas de interesse e interaja com as publicações, troque informações e amplie seus contatos através de seus membros.

Quando há muitos grupos sobre o mesmo assunto, identifique o que possui maior credibilidade, maior número de participantes e publicações. 

4 - Mensagens

Ao enviar mensagens para suas conexões, é mais prático criar um texto padrão para ser mais rápido. Mas, as mensagens personalizadas são muito mais bem-vindas, já que quem recebe entende que há um real interesse em criar uma conexão com ela. 

5 - Leia os conteúdos

Na rede social, não serão encontrados post de bichinhos e nem memes divertidos, mas conteúdos direcionados aos mais diversos negócios. Leia aquelas que podem lhe proporcionar informação e publique seu próprio conteúdo, através de notícias úteis sobre seu tema ou textos próprios. A rede é ótima para publicar artigos e até teses. 

6 - Inclua recomendações

É sempre muito positivo ter recomendações publicadas sobre seu perfil profissional. Solicite recomendação de quem poderá falar sobre algo positivo sobre seu trabalho ou projeto. Faça também nas páginas de gestores e colegas, para incentivar que façam o mesmo com o seu perfil. 

7 - Siga as empresas

Busque as empresas de seu interesse e as siga. Interaja em suas publicações e grupos, para que seu perfil ganhe destaque e atraia não só os recrutadores da empresa, mas também outras conexões ligadas a ela. 

O Linkedln é a maior e mais importante rede social de contatos profissionais, e cada vez cresce mais na criação de novos perfis e inclusão de empresas. Um de seus pontos positivos mais importantes, está na facilidade de criar um bom networking. Para que seu perfil chame a atenção, é preciso investir em conteúdos de qualidade. Para isso, conte com a RedaWeb. Acesse nosso site ou ligue para 0800 750 5564 e conheça nossos planos de produção de conteúdo!