infográficos e organizar as informações
A máxima de que uma imagem vale mais que mil palavras é verdadeira e preciosa na web.

Infográficos ajudam a organizar e transmitir informações de forma muito mais rápida e agradável para o leitor. Assim, você pode utilizar a ferramenta em diferentes etapas do funil, seja para conseguir mais visitas, conquistar um novo cliente ou alimentar seu relacionamento a fim de fidelizá-lo. 

Mas você sabe o que é um infográfico? Com certeza já viu em diversos blogs e nas redes sociais.
O nome vem da junção das palavras informação e gráfico, ou seja, qualquer recurso do design, como ilustrações, ícones, gráficos, cores, fontes e afins. É utilizado para transmitir informações de forma mais rápida e clara do que através de um texto.

Essa ferramenta tem sido usada cada vez mais no marketing digital, assim como sua procura – junto aos assuntos de interesse dos usuários – tem aumentado com grande rapidez nos últimos tempos. Isso acontece porque 90% da informação transmitida ao nosso cérebro é visual. 

Um exemplo prático, do quanto somos mais abertos às formas visuais de informações pode ser encontrado no nosso próprio comportamento em relação às redes sociais:

Quando você está em uma pausa para o almoço ou durante um programa de TV e confere o Facebook no celular, por exemplo, quais tipos de postagens mais chamam atenção? Os longos textos ou aquelas em imagens? Nem precisamos mencionar quais são mais compartilhadas e se tornam virais, certo? 

Além de seu valor informativo, infográficos e imagens ilustrativas que agregam ao conteúdo do texto ajudam o leitor a “respirar” durante o consumo do conteúdo, tornando a experiência mais fluída e agradável. Deixar de apostar nessa ferramenta é deixar de receber visitas no seu site e, consequentemente, deixar passar chances de novos leads.

Continue lendo este artigo que a RedaWeb criou especialmente para você aprender a como trabalhar com infográficos e organizar as informações de modo a atrair mais leitores, leads e clientes, fidelizando-os através de uma comunicação mais clara e eficiente.

O infográfico – importância e benefícios

No marketing digital, procura-se engajamento. Para que isso aconteça, é preciso investir no conteúdo correto para cada persona do seu negócio e o estágio do funil em que ela está no momento. E o infográfico é um desses!

Nós processamos informações visuais de forma até 60 mil vezes mais rapidamente do que as textuais. Na web, isso é crucial. Como prova disso, podemos ver o sucesso do YouTube e dos compartilhamento de vídeos e GIFs em plataformas como o Twitter. Entretanto, nem tudo pode ser transformado ou transmitido através de vídeos para certas personas e em certos estágios.

Um vídeo pode consumir muitos dados móveis, muito tempo ou simplesmente não ser a mídia adequada mais adequada para determinado conteúdo e contexto. É muito mais rápido você conseguir a informação que precisa através de uma única imagem e sem a interferência de sons, em qualquer ambiente e momento, não é mesmo?

É nesse momento que entra o infográfico. Ele pode ser o melhor aliado em uma postagem de um blog, mas também fazer parte de uma landing page em especial, uma campanha de e-mail marketing, um post no Facebook… As possibilidades são várias. 

Já reparou em quantos pins– o nome dos posts na plataforma Pinterest – são infográficos? Não é incomum aparecerem em grande quantidade nos resultados de Imagens do Google quando você procura sobre determinado tópico. Já pensou no quanto isso pode refletir em visitas para o seu blog?

Confira alguns dos benefícios de trabalhar com infográficos:

- Maior compartilhamento, ou seja, maior possibilidade de viralização. Isso também significa mais visitantes em seu site (crescimento de até 12%) e melhor posicionamento nos mecanismos de busca como o Google.
- Construção de imagem de autoridade no assunto, pois é uma ferramenta que permite educar e informar de maneira simples e segura.
- Permite a inclusão de CTAs, que, aliadas ao compartilhamento, levam o marketing digital um passo adiante: além de chamar atenção para a marca, pode convidar o leitor a engajar com ela.
- É uma ferramenta extremamente adaptável, podendo ser utilizada em qualquer etapa do funil e também para qualquer tipo de conteúdo, inclusive para comunicação interna da empresa ou até mesmo para processos de recrutamento, por exemplo.
- Imagens entre parágrafos ajudam o leitor a tirar pequenas pausas durante a leitura. Infográficos, por sua vez, além de permitir essas pausas, permitem que o texto seja enxugado e a informação seja transmitida durante elas.

Não há dúvidas em relação à importância do uso de infográficos em suas campanhas de marketing digital. Então vamos aprender como criar bons materiais gráficos informativos?

Dicas essenciais para criar bons infográficos


1. Planejamento

Tenha o briefing em mente. Qual é a persona que você deseja alcançar? Quais são as suas dores e em que estágio do funil ela se encontra? Em que estratégia o infográfico se encaixa, para atrair leads ou converter um em cliente? Isso também irá determinar como você oferecerá o infográfico.

2. Esboço

Assim como a pesquisa para um artigo em texto, reúna todos os dados e fontes necessários em um arquivo no Google Docs, por exemplo. Porém, pense visualmente. Comece a delinear onde ficará cada informação, ilustração, CTA e, claro, os títulos e subtítulos. 

3. O gráfico de infográfico

Momento do design. Siga uma paleta de cores, de preferência a da sua marca. Lembre-se de organizar as informações de forma clara, para que possam ser compreendidas facilmente. Teste diferentes versões do seu esboço. Divirta-se e aprenda!


4. Detalhes

Dê atenção ao título, é preciso cativar o leitor e sua atenção. Uma breve introdução é sempre uma boa forma de conquistar a leitura. Não se esqueça de incluir ícones e adaptar os recursos gráficos para cada tipo de conteúdo. O infográfico precisa estar em boa resolução! Use mais de um tipo de fonte, porém opte apenas por tipos legíveis e que não briguem entre si.


Conclusão

Trabalhar com infográficos é facilitar e fortalecer a sua comunicação com clientes em potencial, fortalecendo a sua marca e permitindo que ela possa crescer de forma orgânica, com identidade própria e voz forte no ambiente digital.

Entretanto, é preciso saber organizar as informações que você deseja transmitir para que os infográficos produzam os benefícios esperados. Por isso, não hesite em procurar o serviço de profissionais qualificados na produção de conteúdo para a web.

Fale a língua de quem você deseja alcançar. Entre em contato com a Redaweb através do número 0800 750 5564 ou visite nosso site e encontre o plano ideal de produção do conteúdo que irá engajar quem procura o que você oferece!