Conheça a estratégia inovadora do conteúdo gerado pelo usuário

Existe um conceito relevante dentro do ambiente do mundo digital, e ele se chama conteúdo gerado pelo usuário. Dessa forma, é imprescindível entender quais são as principais ideias e os benefícios que estão por trás desse tipo de estratégia que o profissional de marketing pode aprender a explorar dentro de suas campanhas publicitárias no marketing digital.


Historicamente, as empresas procuram estabelecer cuidadosamente as suas estratégias de promoção e especialmente aquelas que são relacionadas à publicidade, e a principal razão para esse cuidado específico tem nome: custo. Significa que o motivo principal para esse cuidado tem uma forte relação com os altos custos dessa atividade.


Nesse sentido, fazer uma propaganda na televisão tem um custo extraordinariamente elevado. Essa é uma realidade que está mudando por conta do mundo digital. De fato, nos Estados Unidos, os valores podem chegar a aproximadamente 100 mil dólares para apenas 30 segundos de anúncios nas principais mídias televisivas.  


A ideia básica do conteúdo gerado pelo usuário consiste na seguinte transformação da realidade, pois com o surgimento de uma série de ferramentas digitais, isso tem modificado drasticamente o cenário da promoção. Isso reflete diretamente nas mudanças que ocorrem no contexto funcional das empresas, tendo uma maior atuação voltada para o ambiente das mídias digitais.


Câmeras digitais de baixo custo, softwares abertos que são especializados em produzir conteúdo, plataforma online e agência de conteúdo torna, já há algum tempo, a criação e a disseminação de conteúdos de marketing numa atividade de custos relativamente muito inferiores àqueles comparados com os que temos na mídia televisiva.


Dessa forma, só para você ter uma ideia, considere então alguns números do Twitter, e o detalhe é que esses números ainda são relativamente defasados, mas é possível ter uma proporção muito interessante sobre o impacto das mídias digitais em comparação com as mídias televisivas mais tradicionais. 


Por exemplo: as estimativas apontam que atualmente existem 300 milhões de contas ativas no Twitter. Essas contas produzem um total de 500 milhões de tweets por dia, ao mesmo tempo, 20% desses tweets estão, de alguma forma, relacionados a alguma marca. Ou seja, é possível concluir que cerca de 100 milhões de mensagens gratuitas todos os dias correm por meio do Twitter.


O conteúdo gerado pelo usuário


A realidade então é que atualmente qualquer pessoa com acesso à internet, um computador e uma ideia já podem criar e disseminar uma mensagem promocional. Na internet em essência, as ferramentas digitais foram capazes de democratizar o ambiente da promoção na administração de marketing, de forma a moldar os modos de operação do marketing no contexto digital.


Nesse sentido, o fato é que todas essas características que acabamos de listar, esses dispositivos,  a internet e todas as tecnologias que estão à disposição de muita gente a um custo muito baixo, mudou completamente o cenário da promoção, principalmente quando considera o universo digital que está rodeado de inovação e oportunidades dos mais diferentes tipos.


<h2>Aspectos práticos da geração desse conteúdo</h2>


É importante destacar, de maneira estrita, qual é a definição prática do conteúdo gerado pelo usuário. Nesse sentido, esse tipo de conteúdo ocorre quando um cliente ou usuário de um determinado produto ou serviço cria e dissemina online ideias sobre aquele produto, serviço ou sobre a empresa que oferece esse produto ou serviço.


Tais ideias podem surgir na forma de: textos, fotos, imagens, músicas e vídeos. Além disso, vale ressaltar que existem três grandes características do conteúdo gerado pelo usuário:


  • O material é uma contribuição do usuário;
  • O conteúdo é criativo por natureza;
  • É postado online e é acessível por outros.


Primeiramente, o usuário contribui com o material, por isso não é produzido pela empresa por razões bastante óbvias, senão seria um conteúdo gerado pela empresa, e não pelo consumidor. Além disso, o conteúdo criativo por natureza quer dizer que ele não segue nenhuma regra específica a criatividade desse conteúdo vai depender do nível de criatividade desses usuários.


Por fim, o conteúdo depositado online geralmente é acessível publicamente para todo mundo. Dessa forma, são essas as três grandes características que determinam o que é o conteúdo gerado pelo usuário e as particularidades dessa produção.


Os diferentes tipos de conteúdos gerados pelos usuários


Agora que já foram identificados os moldes que definem esse tipo de conteúdo, talvez possa surgir a seguinte questão: quais são os diferentes tipos de conteúdo? A maior parte desses conteúdos é gerada nas mídias sociais. Nesse sentido, as principais mídias sociais, ou redes sociais, consistem no YouTube, Facebook, Twitter, Instagram e Tik Tok.


Além disso, existem também outras categorias que são geradas por outros tipos de plataformas online, como o fórum, blog e o site da própria empresa. Ou seja, quando pensamos no site da própria empresa, vale destacar que essas empresas devem oferecer espaços no site onde os consumidores podem se expressar livremente para falar sobre os produtos e consequentemente gerar o conteúdo.


No entanto, quando o site da empresa faz uma propaganda ou uma promoção, significa que isso é uma comunicação qualquer, pois ela está promovendo dentro dos seus parâmetros, e não é mais um conteúdo gerado pelo usuário, mas sim um conteúdo gerado pela própria empresa, o que muda totalmente a lógica de produção de conteúdo com outras estratégias específicas.


A motivação da geração do conteúdo


A motivação que está por trás dessa geração de conteúdos consiste na ideia do reconhecimento social. Ou seja, os consumidores gostam de ser reconhecidos, por isso então é o princípio do reconhecimento social como uma das grandes motivações que fazem com que os clientes gerem conteúdo para a própria empresa.


Além disso, a oferta de premiação é outro fator que motiva muitas pessoas a gerarem esses conteúdos, pois a premiação relacionada ao conteúdo gerado pelo usuário são aspectos muito similares com a ideia da criação, pois você engaja o consumidor a promover junto com a empresa, de forma a garantir o reconhecimento social para os seus clientes.


De modo geral, quando o site da empresa cria um desses espaços cedendo esses locais para que os clientes realizem comentários, isso costuma gerar um impacto bastante positivo em termos de persuasão sobre a aquisição ou não de um produto ou serviço.


Portanto, você já deve ter percebido o desafio que contempla a produção de conteúdo para a web, pois você precisa promover o engajamento dos seus clientes de forma orgânica, a fim de reduzir os custos da publicidade por meio de conteúdo útil e relevante.


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