Conheça as inúmeras vantagens que a internet pode oferecer ao seu restaurante

Se você é dono de um restaurante e ainda não entendeu o poder da internet para o seu negócio, chegou ao post certo. Hoje, vamos abordar, de forma direta e prática, todas as vantagens que a internet pode trazer para o seu restaurante. 

Venha adquirir esse conhecimento e veja como pode começar a aplicar hoje mesmo, para plantar as sementes que, em breve, se tornarão frutos para o seu negócio.

Seja visto: fortaleça a sua marca

É bem provável que você tenha vários concorrentes na cidade ou região em que atua. Por isso, para ser lembrado, é preciso ser visto. Se o seu negócio ainda é pouco conhecido ou novo no mercado, a internet é o lugar ideal para você começar o trabalho de fortalecimento do branding, que é o nome técnico que chamamos a sua marca.

Para isso, o primeiro passo é você de fato existir na internet. Caso você ainda não tenha recursos para criar um site profissional, não tem problema. O mais bacana da internet é que ela é muito versátil. 

Comece criando uma fan page no Facebook. Mas, lembre-se que fan page é diferente do que perfil pessoal e, se precisar, peça ajuda profissional.

Depois, pode criar perfis em outras redes que você sabe que seu público utiliza, como por exemplo: Instagram, TiKTok ou até mesmo o YouTube. Não esqueça que o Google Meu Negócio também é um “must be” da internet!

Aposte em anúncios inteligentes

Imagine que há pouco tempo era muito comum os negócios investirem em anúncios de jornais ou revistas. Os donos destes anúncios não conseguiam monitorar quais pessoas de fato viram ele, quem eram essas pessoas, onde moravam ou quais eram os seus interesses. 

Era meio que um jogo de sorte: esperava-se que muitas pessoas que tivessem interesse no negócio, fossem impactadas por aquele anúncio e tomassem a ação de buscar mais informações sobre o estabelecimento.

Hoje em dia, tudo mudou. E para melhor! Na internet, tudo é mensurado e conhecido. Você sabia, por exemplo, que o seu restaurante pode anunciar no Facebook somente para pessoas que estejam a um raio de 1km do seu estabelecimento, em um horário entre 11h e 13h? 

É isso mesmo. Imagine que possa criar um anúncio exclusivo sobre o maravilhoso almoço que você serve no seu restaurante e você pode escolher quais as pessoas que verão esse anúncio e quando.Outra grande vantagem é que você pode escolher a dedo vários critérios que deseja deste público. 

Vamos a um outro exemplo, para você entender melhor do que estamos falando: supomos que seu restaurante venda fast food e você sabe que o seu público é jovial e gosta de novidades. Você pode, sem muita dificuldade, escolher exatamente esse perfil de público e anunciar para eles. Dessa forma, só irá ver o seu anúncio quem de fato tem mais chances de querer conhecer o seu restaurante.

Esse foi apenas um exemplo, mas pode ser adaptado para todos os tipos de restaurante, independentemente do tipo de comida e do tipo de pessoas que são seus clientes.

Você abre uma via dupla de comunicação

Você já deve ter percebido que os consumidores, hoje em dia, mudaram, não é mesmo? Atualmente, eles querem contato com as marcas, gostam de elogiar, de oferecer críticas construtivas, etc.

E a internet possibilita exatamente isso. Porém, esse detalhe vai além da comunicação, estamos construindo RELACIONAMENTO com o nosso público.

Muitas empresas têm receio de entrar na internet por medo de receber muitas críticas. E é verdade, elas podem vir. Porém, se o seu negócio oferece um produto de qualidade e um atendimento exemplar, não há por que ter medo.

Lembre-se que o público está sim bem exigente, porém também está mais fiel. Por isso, se o seu restaurante realmente é focado em oferecer o que há de melhor, a internet só será um grande trampolim para você ter uma maior base de fãs e clientes falando bem da sua empresa, do seu atendimento, do seu produto e da sua marca.

Nosso destaque aqui é deixar claro que dá trabalho estar na internet, porém é muito compensador. Isso significa que a sua marca deverá ficar responsável por responder comentários, engajar com seus clientes e curtir comentários.

Planejamento de redes sociais e Marketing de Conteúdo (falaremos dele ainda neste artigo) devem ser feitos com qualidade para que o seu restaurante realmente colha resultados positivos e consiga enxergar crescimento através da internet. 

Uma das formas que as pequenas empresas estão colocando isso em prática é através de parcerias com agências que tenham profissionais qualificados para executar esse trabalho.

Marketing de Conteúdo é o rei da internet

É verdade, ele reina no mundo digital. Caso não saiba o que é Marketing de Conteúdo, já avisamos, você sairá deste conteúdo sabendo. Na verdade, é bem provável que você já tenha sido impactado pelo Marketing de Conteúdo. Você já utilizou o Google para fazer a buscar por algo? Então, se encontrou a sua resposta em algum site ou blog, você já conhece essa estratégia.

Conteúdo de qualidade é o primeiro passo para criar bons resultados na internet. Se você não entregar algo que seja valioso para seus clientes, é bem provável que não conseguirá a atenção deles.

Mas, você deve estar se perguntando como um restaurante pode aplicar Marketing de Conteúdo nas estratégias de Marketing Digital. Nós lhe ajudamos com algumas ideias que você pode utilizar como inspiração:

  1. Receitas dos pratos mais vendidos: caso haja um ingrediente muito especial e secreto, não revele, mas você pode ensinar como fazer a receita sem esse ingrediente;
  2. Divulgue ações sociais: clientes estão muito engajados em ações sociais. Se você vende pizza, por exemplo, lance um dia no mês onde a cada pizza vendida, outra será doada para uma comunidade carente local;
  3. Continuando com essa mesma estratégia, faça um vídeo Marketing com a entrega dessas pizzas e utilize também como prova social de que você cumpre com que promete;
  4. Divulgue novidades, promoções e curiosidades sobre seus pratos;
  5. Dê pequenas dicas na cozinha, por exemplo, como deixar o arroz soltinho. Depende da área que você atua, você pode abordar diferentes dicas;
  6. Mostre o dia a dia do restaurante. Se é um restaurante de sushi, por exemplo, pode mostrar, através do Instagram Stories, os sushimans preparando sushis e falar sobre as variedades de peixe com as quais o seu estabelecimento trabalha;
  7. Faça blog posts com assuntos que realmente interessam a sua persona.

Por onde começar?

Ufa! Chegamos ao fim deste conteúdo. Você pode sentir que é muito conhecimento para absorver, mas acredite, quando colocar em prática, verá que tudo faz sentido e se tornará uma mentalidade quase que automática para os seus relacionamentos online com seu público.

Porém, para que dê resultado, é necessário começar a colocar em prática. Sugerimos que você comece em duas frentes: a primeira é você olhar para o seu negócio e fazer pesquisas para entender quem é o seu público online, seja um cliente atual ou um cliente ideal que você quer atingir. 

A segunda é você fazer a parceria com profissionais que produzam conteúdo de qualidade para você. A consistência de postagens e conteúdo é elemento-chave para que a sua presença digital faça diferença no dia a dia das pessoas.

Nós da RedaWeb produzimos conteúdo para os mais diferentes ramos diariamente e já atendemos mais de 7 mil clientes. Ligue de forma gratuita para 0800 750 5564 para atendimento imediato ou acesse nosso site para conhecer nossos planos e nossa metodologia de trabalho.