Conheça as principais estratégias para fidelização dos clientes

Muitas empresas focam todas as suas ações e estratégias na captação de novos clientes, o que não está totalmente errado, afinal, é importante que mais pessoas conheçam sua marca. No entanto, é preciso também trabalhar estratégias para fidelização dos clientes, já que custa muito menos fazer alguém que já te conhece voltar a comprar com você.

Fazer com que um cliente volte a adquirir seu produto ou serviço é muito importante para a sobrevivência da empresa no mercado, além de que este mesmo cliente serve como uma forma de divulgação gratuita, por meio do chamado “boca a boca”.

Você ainda tem dúvidas quanto a formas de fidelizar clientes? Conheça, a seguir, as principais estratégias voltadas a essa missão.


Atendimento de qualidade

A forma como você atende seu cliente vai refletir muito na decisão dele de retornar e fazer uma nova compra. A verdade é que você precisa oferecer um atendimento de qualidade, personalizado e atender aquela pessoa como ela gostaria de ser atendida.

Então, por mais que seu cliente tenha se dado bem usando uma estratégia de atendimento para os clientes dele, talvez não seja a melhor escolha para a sua empresa. 

Conheça seus clientes e entenda o que eles esperam de você. Uma forma prática de conseguir isso é pela criação de personas, pois assim, você consegue mostrar quem é a pessoa que vai se identificar com a sua marca.

Também não se esqueça da importância de escutar e ouvir o que seu cliente deseja antes de “empurrar” um produto ou serviço para ele. Quanto mais você entende o que ele quer, mais fácil fica direcionar algo feito para aquela pessoa e que vai entregar o que ela precisa.


Tenha vários canais de comunicação

A melhor forma de fazer com que uma pessoa se lembre da sua empresa é mantendo contato com ela. Por isso, é importante ter vários canais de comunicação à disposição de quem deseja entrar em contato com você ou vice-versa.

Além do telefone e do e-mail, aposte também nas redes sociais. O ideal é ter uma página no Facebook, um perfil no Instagram e até apostar em outras redes, como o Twitter ou o LinkedIn.

Sempre que alguém te enviar uma mensagem, comentar uma postagem ou marcar você em um produto comprado, responda. Assim, mostra que se preocupa com aquele cliente e que terá prazer em atendê-lo novamente. Afinal, as pessoas percebem quando ficam no vácuo, e empresas que usam os canais de comunicação ao seu favor conseguem conquistar e fidelizar seus clientes.

Quanto mais querida esta pessoa se sente, maiores as chances de ela voltar a comprar com você. Seu primeiro lembrete será da marca que respondeu ao seu comentário, comentou em sua postagem marcando a empresa e até enviou e-mails marketing com informações interessantes. Então, use seus canais de comunicação com sabedoria!

Inclusive, vale comentar que a fidelização começa antes mesmo da compra. Então, se você está sempre receptivo e pronto para interagir com as pessoas, tem mais chances de ter clientes que voltem a comprar com sua empresa.


Ofereça um mimo

Um dos grandes desafios que as empresas enfrentam é mostrar por que seu produto ou serviço custa mais do que o do concorrente. Há casos em que o cliente vai apenas pelo preço, principalmente se ele não vê nenhum mimo recebido em troca. Mas sim, se você quer fidelizar seus clientes, vai ter de oferecer algum mimo a ele.

Não precisa ser necessariamente algo físico, pode ser um cupom de desconto na próxima compra ou na aquisição de dois ou mais itens. O cupom pode até ser mandado por e-mail depois de o cliente efetivar a sua compra. 

Outra dica interessante é quando envolve compra em quantidade maior. Por exemplo, se uma pessoa encomendou cinquenta canecas personalizadas com você, como um mimo da primeira compra, envie cinquenta e duas, para que ela volte a escolher sua marca no próximo pedido.


Pós-venda e pesquisa de satisfação

Quem acredita que o relacionamento com o cliente termina quando a venda é encerrada pode estar perdendo várias oportunidades. Entre as estratégias para fidelização dos clientes, destacam-se como eficientes aquelas aplicadas no pós-venda, como as pesquisas de satisfação.

O ideal é que você tente descobrir como foi a experiência de cada pessoa ao ter contato com seu produto ou serviço. Pode ser envio de um e-mail com a pergunta “Deu tudo certo com sua compra?” ou até um questionário para saber se o cliente está satisfeito. 

Outra dica útil é incentivar as pessoas a compartilharem o que acharam do produto em uma rede social. Pode ser algo entregue com o produto, que diz: “Use a hashtag x e nos conte como foi sua experiência com nosso produto” ou “Poste um story e nos marque”. É um incentivo para continuar a relação mesmo depois que o processo de compra foi encerrado.

Já imaginou o quanto uma pessoa pode se sentir importante ao ter seu relato compartilhado nas redes sociais ou página da sua empresa? Agora, se o feedback for negativo, procure observar o que foi dito, talvez o cliente esteja dando dicas valiosas do que precisa ser melhorado no seu negócio.


Marketing de conteúdo

Está enganado aquele que pensa que o marketing de conteúdo pode ser utilizado apenas com o intuito de conquistar novos clientes. Existem estratégias de marketing de conteúdo exclusivas para clientes já fidelizados.

Podem envolver textos de blog mais direcionados, falando sobre o uso do produto e até o envio de newsletters, e-books exclusivos ou e-mails marketing. É uma forma de mostrar que você não esqueceu aquele cliente e de fazer com que ele não se esqueça da sua empresa.


Tratamento VIP para clientes fiéis

Se você já tem alguns clientes fiéis, não se esqueça de investir neles para que continuem apoiando a sua marca. Essas pessoas já tiveram uma boa experiência ao fazer negócio com você, por isso sempre retornam para novas compras.

Mostre que você percebeu esta preferência e retribua de alguma forma. Pode ser meio de clubes ou programas de fidelidade e até descontos exclusivos para quem sempre compra em sua empresa. O importante é que esses clientes recebam um tratamento diferenciado, para que possam contar para outras pessoas e, quem sabe, incentivá-las a também serem fiéis à sua marca.

Você conseguiu perceber o quanto essas estratégias para fidelização de clientes podem ajudar a sua empresa? Afinal, fidelizar clientes é mais barato do que buscar por novos. 

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