Conheça as vantagens de investir em anúncios geolocalizados

O Marketing Digital é uma das formas mais eficientes de anunciar um produto ou serviço, atualmente. E dentro dessa forma de anunciar, existem os anúncios geolocalizados, que levam o conteúdo de forma direcionada ao público.

Ou seja, com o investimento em Geomarketing, o anúncio chega até o cliente no momento certo e no local certo. Com isso, as chances de concretizar o seu negócio, são muito maiores.

O que é Marketing Geolocalizado

O Marketing Geolocalizado é uma forma de anúncios que utiliza a localização do cliente para melhorar os resultados da publicidade e concretizar a ação, convertendo em vendas.

E isso acontece, pois, por meio do GPS do celular ou do endereço IP do computador do usuário, os clientes transmitem informações sobre o comportamento de compra e seus interesses nos mais diversos tipos de produtos e serviços.

Um exemplo muito comum da transmissão dessas informações e que fica ainda mais fácil de visualizar é o check-in que os clientes fazem nos locais que frequentam. 

Com esse tipo de ação que parte do usuário, é possível saber qual o perfil daquele consumidor e investir no marketing de maneira direcionada e mais inteligente do que anunciar às cegas.

E é por meio dessas interações e escolhas que o cliente fez anteriormente que os anúncios geolocalizados conseguem fazer uma previsão e desenvolver estratégias para que o conteúdo do anúncio chegue ao cliente da forma certa e no local certo.

Por que vale a pena investir em anúncios geolocalizados?

A geolocalização no Marketing é uma excelente tática para converter os anúncios em venda do seu produto ou serviço, sendo uma informação comprovada e de fácil confirmação, pois cada vez mais empresas adotam essa prática.

Isso porque é muito mais eficiente o anúncio que chega nas mãos de uma pessoa que adora comprar livros quando ela está próxima de uma livraria do que quando esse anúncio é distribuído de forma aleatória.

E, uma vez que é possível identificar essa geolocalização do consumidor, não há motivos para desconsiderar essa informação e não utilizar de forma favorável para concretizar sua venda.

Ademais, quando uma empresa investe em anúncios nesse formato, o tamanho desse investimento, para que a empresa consiga resultados efetivos, é menor do que outro tipo de Marketing que não geraria os resultados esperados.

Isso quer dizer que o ganho que a empresa possui investindo na geolocalização do consumidor é excelente, pois o foco é definido e voltado completamente para o público em questão, sem desperdícios de recursos em locais e públicos de outra área de consumo.

Forma de utilizar o Marketing Geolocalizado

Existem diversas formas de utilizar esse método de anúncios a favor de sua empresa, o que torna esse formato de anúncio ainda mais versátil e eficiente para os negócios. Algumas formas são:

  • Geotargeting;
  • Check-in;
  • Geotagging;
  • Sites personalizados.

Geotargeting funciona com o uso de algumas ferramentas como o Facebook Ads e o Google Ads. 

Nesse caso, o envio dos anúncios geolocalizados ocorre em locais que são selecionados previamente, de acordo com o interesse do negócio, como anunciar em cidades específicas ou em determinados pontos turísticos.

Além disso, em relação ao método de check-in, é o próprio usuário que fornece a informação de sua localização, que pode ser uma empresa, um comércio ou algum local do tipo, mas com uma contrapartida.

Geralmente, o que é oferecido em troca da realização do check-in é acesso à internet do estabelecimento ou até mesmo oferecimento de descontos.

Ademais, o geotagging é outro método de utilizar a geolocalização no Marketing e funciona de forma espontânea por parte do consumidor.

Nesse caso, o cliente faz a marcação do local onde está, o que é muito visto no Instagram. E isso pode ser impulsionado pela empresa, pois há uma série de campanhas que podem ser feitas solicitando que os clientes marquem a localização nas redes sociais.

Também existe o caso dos sites personalizados, que é quando o cliente acessa o site da empresa e, logo na entrada, se depara com uma frase perguntando se ele gostaria de compartilhar sua localização.

Com a resposta positiva do consumidor, a empresa adquire a possibilidade de enviar anúncios personalizados com o conteúdo voltado à região que o cliente está.

Além desses formatos já listados até aqui, existem outras formas de utilizar os anúncios a favor de sua empresa.

Outra forma são os geofiltros. De um tempo para cá, uma nova modalidade de interação social digital é o uso do aplicativo chamado Snapchat.

Quando os usuários deste aplicativo fazem interações utilizando filtros na câmera, que são ajustes de cor, nitidez e até acréscimo de imagens, é preciso que eles aceitem informar a localização por meio do GPS. Ou seja, para que o usuário tenha acesso aos filtros, ele precisa disponibilizar sua geolocalização.

Com essa ação, o usuário informa a cidade e muitas vezes o bairro onde ele está, o que permite que as empresas foquem os conteúdos dos anúncios a esse público.

E é possível que as próprias empresas criem esses filtros vinculando a identidade da marca, o que torna o uso ainda mais proveitoso para a marca. Pois, não só vai ter acesso à localização para o envio de anúncios geolocalizados para o cliente, como vai ter ampla divulgação da marca.

Vantagens do uso dos anúncios geolocalizados

Empresas adquirem uma série de vantagens em utilizar anúncios geolocalizados, uma delas é a possibilidade de montar estratégias voltadas diretamente ao público consumidor.

Antes de essa forma de realizar anúncios aparecer, as empresas até tinham métodos para tentar entender seu público, definir preferências e afunilar os anúncios. No entanto, quando a marca consegue utilizar dados concretos sobre gosto, preferência, locais que o público mais frequência e uma série de outras informações realmente verdadeiras, o resultado do anúncio é muito mais proveitoso.

Quando um anúncio é formatado da maneira certa, chega ao público correspondente a essa formatação. Portanto, é evidente que as chances de converter aquela ação em venda é muito superior.

Com esse formato de anunciar levando em consideração a localização dos clientes, as empresas conseguem investir os recursos no local certo, sem correr maiores riscos de investir em anúncios que poderiam acabar no público errado.

Dessa forma, a utilização do Geomarketing ou geolocalização no Marketing é de grande valia para empresas dos mais diversos segmentos, com crescimento e aperfeiçoamento que cresce a cada dia, pois o Marketing Digital é dinâmico e está em constante evolução.

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