Conheça as vantagens de uma startup que desenvolve marketing de conteúdo
Tornar uma empresa conhecida no ambiente digital e atrair novos clientes são alguns dos principais objetivos do marketing digital. Com o uso cada vez mais intenso da internet para nossas tarefas do dia a dia, as empresas utilizam desse meio para reforçar suas estratégias e aumentar seu leque de atuação e de clientes. 

Para se ter uma ideia do alcance que esse meio pode ter, pesquisas mostram que 90% dos consumidores usam a internet para pesquisar informações sobre a marca, produto ou serviço antes de decidirem comprar, seja em lojas virtuais ou físicas.

Em meio às estratégias do marketing digital e do Inbound Marketing, o marketing de conteúdo se destaca como uma importante ferramenta. Ele envolve a produção de conteúdos voltados para atrair, engajar e reter os clientes, através da entrega estratégica e personalizada de materiais úteis para o público-alvo e persona definidos pela empresa.

O marketing de conteúdo provou ser uma ferramenta poderosa para gerar valor aos negócios, principalmente às pequenas empresas e startups. Por começarem pequenas e sem tanto alcance de vendas e de público, o marketing de conteúdo se comporta como uma ponte entre essas empresas e consumidor em todas as etapas em que ele se encontra, ou seja, desde o estágio de aprendizado e descoberta por parte do lead até o pós-venda, quando o mesmo precisa ser retido pela empresa.

Para que o marketing de conteúdo dê certo, principalmente para as startups que ainda estão começando a conhecer seu mercado, seu público e a dimensão do seu negócio, é preciso investir no estudo do processo de compra do lead. Só assim será possível produzir conteúdos otimizados para os consumidores de cada etapa, entregando exatamente aquilo que precisam naquele momento, auxiliando assim no processo de convencimento e decisão de compra.

As startups não iniciam suas atividades carregando consigo uma reputação ou um reconhecimento por parte do público, já que ainda não são conhecidas por eles. Na maioria dos casos, o modelo de negócios é inovador e essas empresas precisam ganhar espaço no mercado e se provarem eficientes no ramo em que atuam. 

Por conta disso, investir pesado em marketing, mais especificamente em marketing de conteúdo, se faz necessário para tornar a empresa reconhecida, ter os seus serviços e soluções divulgados e para se tornarem referência no mercado de atuação. Em decorrência, conseguem mais clientes e aumentam suas vendas gradativamente. 

Confira a seguir alguns dos principais benefícios que o marketing de conteúdo pode proporcionar para as startups.

Economia

Investir em estratégias de impacto geralmente é sinônimo de receio por parte dos empresários. Logo se pensa em grandes gastos para alcançar resultados rápidos e positivos. Em meio ao cenário de incertezas das startups, estas precisam economizar para conseguir crescer e investir corretamente para não desperdiçar o pouco capital que têm. Ou seja, evitar ao máximo os gastos supérfluos ou de baixo retorno e pensar de forma estratégica para direcionar corretamente suas ações. A regra é: fazer mais com menos e da maneira mais rápida possível.

Com o advento do marketing de conteúdo, isso é totalmente possível. As empresas podem investir pouco e obter um retorno em longo prazo muito positivo, como o aumento no número de clientes e de vendas, reforço de marca da empresa, competitividade e referência no mercado.

Ao estudar e conhecer profundamente seu público-alvo e persona, e entender o estágio de compra em que eles se encontram, é possível produzir um conteúdo otimizado e utilizar diversas ferramentas para disseminá-lo que não necessitam de investimentos. 

Os canais mais utilizados hoje para aplicar as campanhas de marketing digital são o Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads para a divulgação de anúncios, sem falar em blogs, sites e páginas das redes sociais para dispor os conteúdos. O profissional pode trabalhar o seu conteúdo, otimizando-o com técnicas como a SEO, por exemplo, auxiliando no posicionamento e rankeamento da página da empresa nas buscas do Google. É preciso investir não somente em quantidade de publicações, mas principalmente em qualidade, originalidade e frequência.

Já nas ferramentas de anúncios, é possível configurá-las de modo que seus anúncios sejam exibidos somente para as pessoas que possuem o perfil das personas que você construir. O e-mail marketing também é uma excelente estratégia para entregar os conteúdos elaborados para os clientes certos. Todas não requerem investimentos financeiros e ainda proporcionam grandes retornos.

Autoridade da marca

Escolher um produto ou serviço por meio da internet tem se tornado uma prática cada vez mais comum, e optar por uma marca conhecida ou desconhecida é algo bastante delicado. Na maioria das vezes, os consumidores preferem seguir o caminho mais conhecido e certo ao arriscar em uma empresa que nunca ouviram falar. Como as startups são novidades em seus mercados de atuação, precisam comprovar sua autoridade de marca.

Para isso, a geração de conteúdo é uma forte aliada. Produzir conteúdos que demonstram seu conhecimento sobre o mercado e sobre os serviços e produtos oferecidos pela sua empresa é uma excelente forma de mostrar ao seu público que a mesma é a melhor escolha que ele pode fazer. 

Leads qualificados

Os leads são os visitantes das suas páginas que representam oportunidades de vendas e de se tornarem clientes da sua empresa. Por conta disso, são importantíssimos nas estratégias de marketing digital.

Ao construir a sua própria base de leads através dos conteúdos produzidos e publicados dentro da estratégia traçada, com certeza, esses leads se tornam qualificados e têm mais chances de efetuarem uma compra em sua empresa. Para isso, mais uma vez, conheça a persona, seu estágio no processo de compra e o que ela demanda naquele momento. Entregue conteúdos originais e que sejam realmente úteis para seus leads a fim de qualificá-los. 

Educar e capacitar o público

Produtos e serviços inovadores e mais complexos na maioria das vezes têm um ciclo de vendas mais longo, já que não são conhecidos por grande parte dos consumidores, que precisam pesquisar sobre, entender e depois decidir comprar com determinada empresa. Com o uso inteligente do Marketing de Conteúdo, as empresas conseguem educar o seu público sobre seu mercado, processos, serviços e produtos, facilitando a compreensão sobre a mesma e aumentando a demanda.  

Para isso, os conteúdos devem ser pensados para informar sobre os problemas e soluções, alinhados ao que a startup se propõe a resolver e oferecer aos seus clientes. Com um maior conhecimento sobre a sua empresa, o ciclo de vendas é reduzido e mais facilitado, aumentando assim o número de vendas. Além disso, a preocupação em esclarecer questionamentos é sinônimo de credibilidade e preocupação com o cliente.

Precisa de ajuda com o marketing de conteúdo da sua startup? Acesse o nosso site ou ligue para 0800 750 5564, caso queira assinar um plano de produção de conteúdo.