Conheça 5 cases de sucesso para impulsionar o Inbound marketing

Qualquer empresa, independentemente do seu tamanho ou ramo de atuação, deseja se destacar no mercado e diante dos seus concorrentes. E, para isso, precisa investir em marketing. Com os avanços tecnológicos e a presença cada vez mais constante da internet no dia a dia das pessoas, novas possibilidades e ferramentas surgiram nesse universo e tornou-se possível para todos os negócios alcançar ótimos resultados a partir dessas tendências de mercado.

Tendências como o uso de blogs e mídias sociais para comunicar-se com a sua audiência e construir a sua marca diante do seu público, além de divulgar os seus serviços e/ou produtos, permitiram que todas as empresas pudessem incluir estratégias de marketing no seu plano sem grandes custos. E é aqui que entra o famoso Inbound Marketing – se você ainda não está investindo nele, já passou da hora.

Neste artigo, iremos abordar 5 cases de empresas que alcançaram o sucesso com o Inbound Marketing.

Antes, vamos explicar o que significa este conceito: ao contrário do marketing tradicional (ou Outbound Marketing), o Inbound Marketing procura atrair a atenção e o interesse do público-alvo de uma empresa por meio de conteúdo de qualidade – seja através de um blog ou das mídias sociais. 

Primeiro, a pessoa conhece a sua empresa sem ser impactada por promoções ou outras ações que visam à venda direta de um produto e/ou serviço. Então, ela sente confiança no seu negócio, gosta, curte e compartilha o seu conteúdo e cria um relacionamento com a sua marca, para, no momento de tomar uma decisão de compra, as chances de ela optar pela sua empresa serem maiores.


Cases de Sucesso: como o Inbound Marketing impulsionou essas empresas


Embaixada dos Estados Unidos no Brasil

Começamos com um exemplo de sucesso do uso do Inbound Marketing que tem explorado a ferramenta apontada por muitos especialistas como o futuro: a produção de material em vídeo. A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil desenvolveu um canal no YouTube para divulgar conteúdo de qualidade e relevante sobre o seu universo. Uma ótima ideia!

Hoje em dia, com os smartphones e os aplicativos para edição de vídeos, tornou-se muito mais fácil e barato produzir vídeos interessantes e bonitos visualmente. Ou seja, se você não possui uma grande estrutura para isso, essa deixou de ser uma desculpa para ficar para trás.

E atenção ao conteúdo do roteiro! Ele faz toda a diferença para que o seu material seja de fato relevante e completo sobre o tema escolhido. Não saia gravando por gravar, primeiro escreva um roteiro e revise-o, tenha cuidado com a gramática e a linguagem do vídeo a fim de garantir os melhores resultados.


VivaReal

O VivaReal consiste em uma plataforma online para aluguel e venda de imóveis, com o grande desafio de atuar em duas frentes para garantir o sucesso do negócio: gerar clientes, sejam pessoas interessadas em aluguel ou em compra, assim como anunciantes procurando um local para divulgar o seu imóvel.

Diante deste cenário, a empresa adotou estratégias de Inbound Marketing específicas para cada um dos seus públicos-alvo. O VivaReal desenvolveu um canal com conteúdos direcionados para corretores, como dicas para se destacar nessa profissão e notícias imobiliárias, o VivaCorretor. O interessante é que os conteúdos compartilhados ali exploram diferentes formatos, desde textos até vídeos e podcasts. Dessa forma, cada pessoa pode escolher consumir informação de qualidade do modo que mais lhe agrada.

Além disso, o VivaReal criou ainda um blog específico para inquilinos e compradores, no qual publica conteúdo relevante a respeito de manutenção, decoração, aluguel, negociação na hora de comprar, reparos, etc.

Outros dois destaques das suas estratégias de Inbound Marketing foram o lançamento de uma página no Pinterest com dicas e, claro, imagens de decoração para os mais variados ambientes. E a produção de guias completos para quem deseja alugar ou comprar um imóvel.


Colgate

Está aqui um case de sucesso do uso do Inbound Marketing em uma companhia que produz produtos que “vendem-se sozinhos”, como muitas pessoas costumam dizer. Mas até essas empresas encontraram nesse ramo do marketing excelentes oportunidades a seu favor, afinal, mesmo em um mercado “estável”, a concorrência é grande e a marca precisa fazer a sua parte para ser a escolha número 1 do público diante de tantas opções.

E a Colgate fez isso muito bem ao motivar a saúde e a higiene bucais por meio da divulgação de informações relevantes e úteis para a sua audiência nos seus diversos canais digitais. E aqui, mais uma vez, isso acontece por meio de variados formatos, como artigos, guias dinâmicos e vídeos. Mais do que apenas comercializar produtos de qualidade, a Colgate consegue deixar um impacto positivo no dia a dia dos indivíduos, penetrando nas suas mentes.


Conta Azul

Aqui temos outro case que vale a pena conferir de perto! A Conta Azul é uma empresa que fornece software de controle e gestão para empreendedores e pequenas empresas, e ela aposta cada vez mais no Inbound Marketing para gerar e nutrir seus leads com conteúdos de qualidade produzidos pensando na sua audiência e nas soluções que ela oferece.

Além de um blog atualizado com grande frequência, a Conta Azul destaca-se também pela variedade dos seus materiais, que vão desde artigos até planilhas, vários e-books, cases e experiências de clientes, infográficos e vídeos. 

O relacionamento com o cliente em diversos canais, como mídias sociais, é outro ponto que merece destaque. Recentemente, a empresa deu outro salto nesse universo e lançou a Universidade Conta Azul, um espaço em que reúne diversos conteúdos em diferentes formatos, com destaque para os vídeos, divididos em temáticas para empreendedores.


iClips

A iClips fornece um sistema de gestão para agências de marketing e comunicação. Com o uso do Inbound Marketing, ela conquistou referência e autoridade no seu ramo de atuação. Uma das estratégias adotadas foi o “Mini Curso Gestão de Agências”, totalmente online, que explora, além de vídeos, vários outros formatos de materiais educativos.

A empresa também possui um blog com muito conteúdo rico focado nas necessidades e dores da sua audiência, com uma linguagem que casa com o seu público-alvo.

Esses são apenas alguns dos muitos exemplos do uso correto do Inbound Marketing que encontramos hoje por aí. E novas ideias e tendências surgem todos os dias, o importante é estar antenado nas novidades do mercado para sair na frente dos seus concorrentes.

Agora que você já entendeu o papel fundamental que um conteúdo de qualidade desempenha nesse universo para o sucesso do Inbound Marketing, que tal conhecer a RedaWeb, uma agência de conteúdo digital pronta para ajudá-lo nesse desafio? Contamos com profissionais competentes, que dominam as melhores técnicas de produção de conteúdo e antenados nas novidades de mercado. 

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