Conheça o público da internet com o marketing digital do seu bar

E se a gente te contasse que existe uma forma de você saber exatamente quem é o público que tem interesse em te seguir e, melhor, o seu negócio poder ter dados reais e totalmente mensuráveis em relação a interação com esse público? Seria genial, não é mesmo? 

Saiba que isso já é realidade! O Marketing Digital é um caminho sem volta e, se você ainda não está usando o poder desta estratégia no seu bar, pode estar perdendo dinheiro.

Veja no nosso conteúdo como e por que você deve utilizar o Marketing de Conteúdo para conhecer o público do seu bar na internet.

Como conhecer o seu público através do Marketing Digital

Para começar, vale ressaltar que tudo no mundo digital é mensurável. Para exemplificar melhor o que estamos falando, vamos a uma situação: supomos que você faça um post nas suas redes sociais e coloca um link que direciona para uma página do seu site. 

Você poderá ter dados reais de quantas pessoas clicaram neste link, ou seja, demostraram interesse. Além disso, poderá saber de onde essas pessoas são e também a faixa etária deles. Bacana, não é mesmo?

Veja algumas outras formas de conhecer o seu público, através do Marketing Digital:

Audience Insights - Público em cada plataforma

Quando temos uma página empresarial nas redes, a própria plataforma oferece vários dados, de acordo com o público que segue aquela página. Por isso, busque sempre a aba público ou audience insights e tenha acesso aos dados como:

  1. Dados demográficos como idade e gênero; relacionamento; nível educacional; localização. Isso mesmo, você sabe exatamente onde essas pessoas moram.
  2.  Interesses dessas pessoas, ou seja, quais as páginas que essas pessoas mais curtem.
  3. Hábitos de consumo na rede: você consegue ter acesso em quais dispositivos o seu público mais acessa a sua página e quais são os horários preferidos que eles estão online.

Esses dados são valiosos para você entender o perfil de público que tem interesse pelo o que você oferece, seja conteúdo, serviço ou produtos. Saber com quem se está falando é o ingrediente número 1 para o sucesso no Marketing Digital.

Observe o comportamento do seu público

Depois que você conhece com quem está falando, é possível criar estratégias para se comunicar com essas pessoas.

O Marketing Digital e as redes sociais oferecem inúmeras ferramentas para gerar interação e engajamento. Entretanto, nem sempre o público tem interesse em interagir através de todos esses recursos.

Você deve estar se perguntando: como saber quais devo usar? A resposta é simples: através de testes. No Marketing Digital, não existe receita de bolo, aquela que você segue e tem resultados garantidos. Tudo é mutável e o público nunca é o mesmo, inclusive para empresas concorrentes. Por isso, o ideal é fazer testes, sempre escolhendo os recursos que tenham relação com o seu público.

Por exemplo: se você identificou que seu público é mais experiente, com idade acima de 45 anos, é bem provável que não tenham tantas habilidades para interagir com quiz ou caixa de perguntas no Instagram Stories. Esse público gosta de navegar no feed.

Agora, se o seu público é super jovem, busque ferramentas e novidades para interação com eles, pois estão sempre por dentro dos recursos e gostam de testar e fazer parte dessas novidades.

Mesmo com o público definido, há sempre algumas surpresas no meio do caminho e você deve estar atento a elas. Por exemplo, mesmo com um público jovem, alguma ferramenta que recém foi lançada não chame tanta a atenção deste público. Então, talvez não seja uma boa ideia você usar.

O que você deve tirar de importante aqui é que você deve fazer os testes e manter as funcionalidades e estratégias que funcionam para o seu público. A que gere mais engajamento, mais interação, mais comentários, mais salvamentos, mais curtidas e, consequentemente, a médio e longo prazo, mais vendas.

Faça perguntas para o seu público

Uma das formas mais eficientes de você conhecer o seu público é perguntar para ele o que você quer saber. Por exemplo, supomos que você revele um assunto que você vai abordar de forma mais aprofundada. 

Pergunte ao público se eles preferem ver um vídeo ou ler um texto sobre o assunto. Ou, se você aborda através de uma live no Instagram ou Facebook. Utilize a caixa de enquetes para fazer essas perguntas de votação rápida.

No caso de um bar, por exemplo, você pode fazer enquetes e perguntar sobre a bebida preferida do público ou qual tipo de alimentos preferem comer enquanto estão bebendo com os amigos.

Outras perguntas que você pode fazer são:

  • O que não pode faltar em um bar;
  • O que levam em consideração na hora de escolher o bar para marcar um encontro com amigos. 

Para ter respostas menos amplas, você pode dar opções de respostas, desta forma você consegue direcionar a sua estratégia.

Não importa o tipo de negócio que você tem, basta usar a criatividade, buscar inspirações da internet, que sempre haverá uma forma de você fazer perguntas, interagir com o público e coletar dados relevantes para conhecê-lo melhor.

O que fazer com todos esses dados?

Agora que você coletou todos esses dados, o que fazer com eles? A resposta é: melhorar o seu bar! Feedbacks negativos são as maiores oportunidades de melhorias para o seu bar. Por exemplo, se o seu público diz que prefere pizza para dividir com o pessoal e o seu bar não serve pizza, é uma ótima estratégia começar a servir.

Caso o seu público diga que prefere uma banda ao vivo no bar, essa pode ser um ótimo motivo para construir um palco e contratar uma banda. 

Se o seu público valoriza estacionamento fechado, quem sabe fazer a parceria com um estacionamento próximo ao seu bar não seja uma estratégia que garantirá a fidelidade de muitos clientes?

Percebe que conhecendo as preferências do público fica mais fácil de direcionar o seu negócio para o sucesso?

Além disso, quando você conhece quem frequenta o seu bar, fica mais fácil de se comunicar e de oferecer exatamente o que o seu público quer e julga como importante.

Entregue sempre um conteúdo relevante

Agora que você entende a dor do seu cliente, suas preferências e o que o faz se tornar fiel a um bar, é hora de você entregar conteúdo. Pode ser sempre relacionado ao seu bar, como por exemplo: 

  • Receita para fazer o mojito do seu bar; 
  • Receita para um dos pratos mais vendidos do seu bar.

Esses são apenas alguns dos inúmeros exemplos de conteúdo relevante que você pode entregar para o seu público.

Um dos grandes desafios dos donos de bar é na hora de fazer a produção deste conteúdo, mas não se preocupe, pois há uma solução para esse problema: a contratação de uma agência especializada em produção de conteúdo. 

Nós te convidamos a conhecer a RedaWeb. Produzimos conteúdo diariamente e já atendemos mais de 7 mil clientes. Ligue de forma gratuita para 0800 750 5564 para atendimento imediato ou acesse nosso site para conhecer nossos planos e nossa metodologia de trabalho e vamos fazer o seu bar decolar no Marketing Digital.