Conheça 7 redes sociais que fazem o maior sucesso na internet

Apostar nas redes sociais é um caminho sem volta para qualquer negócio que quer realmente ter destaque no mercado. Para se ter uma ideia, mais de 65% da população brasileira está nas plataformas virtuais e esse número só cresce com o passar dos anos.

De acordo com o relatório Digital in 2019, realizado pela We Are Social em parceria com a Hootsuite, a porcentagem de brasileiros on-line já representa mais de 140 milhões de usuários.

É claro que nem toda rede social será indicada para o seu tipo de negócio ou fará você alcançar os objetivos que você traçou. Pensando nisso, montamos uma lista com 7 redes sociais que fazem o maior sucesso na internet. 

Dessa forma, você conhecerá as principais plataformas usadas pelos brasileiros e terá condições mais favoráveis para definir as ferramentas ideais para o seu perfil.  

1- Facebook

Apesar do que muitos podem achar, o Facebook ainda é campeão em números de usuários no Brasil.

Para se ter uma ideia, conforme apontam os dados mais recentes, a rede social acumula mais de 127 milhões de contas ativas. O número deixa o Brasil no topo do ranking entre os países do mundo com maior presença na plataforma. 

Por isso, não é de se estranhar que a rede social de Mark Zuckerberg é a preferida para quem quer apostar em marketing digital. Isso porque quanto mais usuários, maiores são as chances de captar potenciais clientes.

Para isso, é claro, são necessárias estratégias e muito planejamento. Se você quer começar e não sabe por onde, uma ótima dica é apostar no marketing de conteúdo. Assim, você é capaz de fisgar o lead logo de cara. 

2- Instagram

Criado em 2010 e com quase 70 milhões de usuários no Brasil, o Instagram surgiu com a ideia de compartilhamento de fotos e logo caiu no gosto dos usuários.

O Instagram ainda não superou o Facebook e nem tão pouco é o vice-campeão em números no quesito redes sociais. Mas, mesmo assim, pode ser considerada a rede social queridinha do momento. 

É a que cresce mais rápido ano após anos e, grande parte dos usuários é categórica ao escolher a plataforma como a sua preferida. 

Por isso, o Instagram pode ser a saída para que o seu negócio alcance um novo nicho de mercado. Além das fotos e vídeos publicados na timeline, a rede social ainda permite a publicação dos stories, pequenos vídeos de 15 segundos. 

Os diferentes formatos garantem ao empreendedor que deseja investir no Instagram mais chances de alcançar e engajar o público.

É importante lembrar que a maioria dos usuários da rede social tem menos de 35 anos. Então, é necessário cuidado e muita técnica no momento de escolher a melhor linguagem e estratégias mais eficazes para descobrir novas oportunidades. 

3- Twitter

Na ativa desde o ano de 2006, o Twitter é um caso raro na internet de sucesso duradouro. No Brasil, são quase 30 milhões de contas ativas, o que torna o país como o segundo do mundo em número de usuários. 

O microblog tem como premissa a publicação de mini textos, que, inicialmente tinham apenas 140 caracteres. Agora, esse número dobrou. Ou seja, cada tweet (ou tuíte) pode ter no máximo 280 caracteres. 

Apesar de menos imponente que o Facebook ou Instagram, o Twitter conta com um público cativo e muito engajado. Os assuntos mais comentados na plataforma são repercutidos mundialmente, podendo ser a chance da sua marca finalmente se destacar nas redes. 

Não é porque são poucos caracteres, no entanto, que as publicações devem ser feitas de qualquer jeito. O Twitter também demanda estratégia em marketing. E, por isso, você deve estar atento ao conteúdo da sua conta.

4- YouTube

Apesar de não ser uma rede social necessariamente de relacionamento, como os casos anteriores, o YouTube é hoje um fenômeno, capaz de mobilizar milhões de pessoas em poucos segundos de vídeo. 

Para se ter uma ideia, o YouTube teve um crescimento de cerca de 58% nos últimos tempos e acabou se tornando uma das plataformas mais usadas pelos brasileiros.

Não é para menos... O canal de vídeos se reinventou com o tempo, juntamente com o comportamento dos usuários. Hoje, é possível assistir programas e filmes, escutar músicas, ver videoclipes, jogos e muito mais.

Não é possível falar do sucesso do YouTube sem lembrar, ainda, dos youtubers, as pessoas que vivem de fazer vídeos na rede social e que acabam se tornando influenciadoras digitais. 

Uma marca que é divulgada por um youtuber de sucesso tem muitas chances de ganhar espaço neste mercado cada vez mais competitivo. Por essa razão, as parcerias são sempre muito bem vindas.

5- WhatsApp

O WhatsApp não é uma rede social, mas sim um aplicativo de troca de mensagens. Mas, ainda sim, pode ser usado por empresas para engajar o público e criar relacionamento com a clientela.

A ferramenta conta com mais de 120 milhões de usuários ativos em todo o Brasil e pode se tornar um instrumento poderoso para quem quer se destacar no mercado. 

Dentro do Marketing Digital, o WhatsApp apresenta algumas limitações, mas o cenário já está mais aberto graças ao WhatsApp Business. A ferramenta, para quem quer usar a plataforma comercialmente, aumenta as possibilidades em relação a divulgação, atendimento e vendas. 

6- Messenger do Facebook

Pegando carona no sucesso do Facebook, o Messenger tem mais de 1,2 bilhão de usuários e quase empata com o WhatsApp quando o assunto é aplicativo de troca de mensagens instantâneas. 

O app ganhou destaque depois que o Facebook mobile começou a exigir o download da ferramenta para usar o chat.

Para as empresas, a ferramenta pode ser uma boa opção, principalmente no que diz respeito ao uso dos chamados chatbots, programas de computador que simulam um ser humano no diálogo com clientes que estão atrás dos serviços. 

O Messenger do Facebook, então, funciona principalmente como canal de comunicação para as marcas. Vale a pena o investimento!


7- LinkedIn


O LinkedIn é conhecido mundialmente como a rede social de negócios. Empresas e funcionários interagem e trocam informações na plataforma em busca de conhecimento e de novas oportunidades. 

Apesar de ser pouco explorado por empresas, o LinkedIn pode se tornar uma ferramenta eficaz para marketing e vendas em geral. Isso porque ele conta com uma plataforma de anúncios intuitiva e muito semelhante ao Facebook Ads. 

No Brasil, mais de 29 milhões de usuários fazem uso da rede social ativamente. As marcas do tipo B2B são as que mais marcam presença na plataforma, já que o foco é justamente o meio empresarial.

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