Consultoria em Marketing de Conteúdo: como funciona e como contratar uma
Introdução
Em um cenário onde o Marketing Digital já conquistou o seu espaço e desponta hoje como uma das principais apostas para empresas de todos os ramos e tamanhos, o Marketing de Conteúdo aparece como um dos seus braços direitos nessa batalha pela atenção e fidelização dos clientes. Se a sua empresa ainda não investe nessa ferramenta, está perdendo tempo e grandes oportunidades de novos negócios e crescimento.
Claro que, como qualquer estratégia de marketing, quando falamos em Marketing de Conteúdo, planejamento e conhecimento nessa área são fundamentais para que os resultados apareçam no menor intervalo de tempo possível e sejam positivos para a empresa. Se você não tem condições de contratar uma equipe ou falta tempo para estudar a fundo esse universo, uma Consultoria em Marketing de Conteúdo pode ser a solução.
Ao longo desse artigo, vamos explorar as vantagens do Marketing de Conteúdo, explicar como funciona uma consultoria nessa área e os benefícios de você voltar uma parcela considerável das suas estratégias e investimentos em marketing para essa área. Continue com a gente e boa leitura!
Mas, afinal, o que é o Marketing de Conteúdo?
Como já exploramos em outros artigos, o objetivo central do Marketing de Conteúdo é aumentar a sua rede de consumidores e potenciais clientes por meio da criação e distribuição, das mais variadas formas, de conteúdo de qualidade, ou seja, aquele que é realmente valioso e relevante para o seu público-alvo.
E qual a necessidade disso? Com uma estratégia bem desenhada, quem sai ganhando é a sua empresa. Afinal, você consegue chamar a atenção e despertar o interesse de um número significativo de pessoas, incentivando-as a envolver-se com a sua marca e mostrando o valor do seu negócio para elas. Tudo isso contribui para aumentar o número de vendas e construir uma imagem positiva da sua empresa.
Através do Marketing de Conteúdo, é possível construir um caminho com a sua audiência e ir alimentando-a de acordo com as suas necessidades e interesses. Por exemplo, você consegue despertar uma necessidade que o seu produto consegue suprir, destacar as vantagens que ela terá ao adquirir a solução que você oferece, posicionar a sua empresa como uma parceria no dia a dia do seu público-alvo, entre muitas outras vantagens.
Por que contratar uma Consultoria em Marketing de Conteúdo?
Agora que já compreendemos o que é o Marketing de Conteúdo, levantamos alguns dados interessantes que reforçam a importância de investir nessa estratégia o quanto antes. Para isso, vamos começar analisando os nossos próprios hábitos. Hoje, por exemplo, quanto tempo você costuma gastar assistindo televisão? Dados apontam que a audiência da Rede Globo caiu mais de 35% entre 2011 e 2014.
A grande questão é: para onde essas pessoas estão migrando? No Brasil, a audiência média do YouTube é de 60 milhões de visitantes únicos mensalmente. Além disso, um estudo da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, realizado em 2014, indica que o brasileiro com mais de 16 anos gasta, em média, 3h40 por dia navegando na Internet. E quando falamos de Facebook, os números continuam surpreendendo. A consultoria eMarketer indica que quase 90 milhões de brasileiros possuem um perfil nessa mídia social.
Mergulhando um pouco mais no universo do marketing, um estudo da Demand Metric constatou que uma estratégia de Marketing de Conteúdo custa 62% menos e gera 3x mais leads se compararmos com ações de Outbound Marketing. Você sabia também que mais de 70% das empresas aumentaram a sua produção de conteúdo em 2014, segundo o Content Marketing Institute?
Todos esses dados reforçam a importância de uma estratégia consistente nessa área. E é aqui que uma boa Consultoria em Marketing de Conteúdo entra. Muitas pessoas ainda têm a visão equivocada de que gerar conteúdo, alimentar mídias sociais, construir um blog, fazer vídeos para o YouTube são ações simples que podem ser executadas por profissionais de outras áreas ou por pessoas sem o devido conhecimento.
Esse erro pode comprometer toda a sua estratégia, a imagem da sua empresa, os seus resultados e, consequentemente, os seus lucros. Não é porque você tem um perfil nas mídias sociais ou é um leitor assíduo de blogs que você possui o conhecimento necessário para desenvolver um plano de marketing de conteúdo para a sua empresa.
É aqui que entra uma Consultoria em Marketing de Conteúdo. Antes de qualquer coisa, é preciso compreender em profundidade o seu ramo de atuação, quais campos a sua empresa deseja atacar e impactar, quais são os seus objetivos, o seu público-alvo, o seu produto, etc. Só depois de ter todas essas informação em mãos é possível cruzá-las com as ferramentas disponíveis hoje no Marketing de Conteúdo e traçar um plano de ação completo.
Uma Consultoria em Marketing de Conteúdo tem todo o conhecimento técnico, conhece a fundo as ferramentas que possui a disposição e, além do mais, agrega as experiências geradas a partir de outros clientes, o que lhe confere uma bagagem enorme de cases que deram e não deram certo. Tudo isso conta a seu favor no momento de orientar e contribuir positivamente para os resultados de empresas de todos os portes e setores de atuação.
O que esperar ao contratar uma Consultoria em Marketing de Conteúdo?
Agora que você já sabe as razões pelas quais deve apostar nesse serviço, iremos esclarecer quais são as suas funções e o que você deve esperar desse profissional. Um consultor em Marketing de Conteúdo possui todos os conhecimentos necessários para acompanhar a sua empresa em todas as etapas de uma estruturação de um plano de ação.
Essa estrutura passa por pontos como entender e definir quem são as suas personas; quais os comportamentos de consumo de conteúdo da sua audiência; definição dos melhores canais para atuação; desenhar uma régua de relacionamento e um fluxo de nutrição a fim de converter em vendas; como contribuir, por meio de conteúdo de qualidade, para a qualificação dos leads gerados; como otimizar processos e aumentar as taxas de conversões; como gerar conteúdos diferenciados e de valor para o seu público-alvo; entre muitos outros pontos.
Além de ajudá-lo na identificação das necessidades da sua empresa e na elaboração desses pontos estratégicos, uma Consultoria em Marketing de Conteúdo irá ajudá-lo a definir as suas metas e o plano de ação a fim de atingir esses objetivos.
Mensurando os resultados
Esse é um ponto crucial em qualquer estratégia de Marketing Digital. E é aqui que muitas empresas pecam, pois não conseguem analisar os resultados apresentados ou não sabem qual métrica é realmente relevante para os seus objetivos. Aqui, uma Consultoria em Marketing de Conteúdo também desempenha um papel determinante.
Um consultor de marketing irá poder orientá-lo sobre quais métricas são, de fato, importantes de acordo com o seu objetivo e quais são as chamadas métricas de vaidade, aqueles números que chamam a atenção, mas não agregam muito ao negócio.
Analisando os dados corretamente, torna-se mais fácil realizar testes para verificar qual caminho é mais interessante, decidir onde investir a maior parte do seu orçamento, definir para onde vale à pena direcionar os esforços da equipe, entre outras decisões importantes.
Mensurar os resultados em uma estratégia de marketing é fundamental, pois apenas assim você consegue defender os seus investimentos e ver os avanços ao longo dos meses. Se você não souber analisar com propriedade os números que são de fato relevantes para a sua empresa, quem sai perdendo é o seu negócio.
Aproveitando as ferramentas disponíveis
Para uma estratégia de Marketing de Conteúdo de qualidade, é fundamental conhecer as ferramentas que você possui a seu dispor, como elas funcionam e como podem contribuir para os seus resultados. Nesse cenário, conhecimento técnico faz toda a diferença. Claro que você pode assistir a tutoriais e pesquisar dicas na internet, mas apenas um profissional capacitado conseguirá ajudá-lo a tirar o máximo de proveito dessas ferramentas.
Um consultor em Marketing de Conteúdo pode auxiliar e muito a poupar tempo, mostrando o caminho para automatizar tarefas rotineiras e revelando os segredos por trás de cada plataforma e ferramenta disponível. Você já ouviu falar em SEO? Gerenciador de anúncios do Facebook? Teste A/B? Plataforma de automação de conteúdo? Funil de vendas? Todos esses termos são fundamentais para uma estratégia de Marketing de Conteúdo vencedora, e uma consultoria irá esclarecer tudo para você, guiando-o pelo melhor caminho.
É sempre importante considerar que cada empresa tem as suas particularidades, principalmente quando pensamos nas soluções que ela oferece e no seu público-alvo. Cada perfil de cliente se comporta de uma maneira diferente, por isso as estratégias de Marketing de Conteúdo precisam ser bem pensadas e estruturadas antes de serem colocadas em ação. Uma Consultoria nessa área faz toda a diferença.
Se a sua audiência não está nas mídias sociais, será que é válido investir dinheiro e esforços em Facebook e Instagram? Em que horários e que tipo de conteúdo o seu público-alvo gosta de consumir? Esses são alguns exemplos de pontos importantes que precisam ser analisados antes de tomar as decisões referentes ao plano de ação.
Treinamentos para a sua equipe
Essa é mais uma das vantagens que você pode contratar com uma Consultoria em Marketing de Conteúdo. O sucesso de uma estratégia em Marketing de Conteúdo depende muito da colaboração de todos os setores da sua organização. Não basta apenas os times de marketing e comunicação estarem alinhados, todos podem e devem contribuir para que o plano de ação traga os resultados esperados.
A melhor forma de fazer isso é desenvolvendo dentro da sua empresa uma cultura em que todos os departamentos entendem a importância do trabalho que será realizado e conhecem o seu papel para que isso seja possível. Para tornar esse processo todo mais assertivo e rápido, uma dica é incluir na sua Consultoria em Marketing de Conteúdo palestras, treinamentos e workshops sobre o assunto, além de um acompanhamento pelo menos nos primeiros meses.
O seu consultor poderá orientar sobre os melhores assuntos a serem abordados nesses treinamentos, quem são as pessoas que devem estar envolvidas, o tempo de duração, enfim, todos os detalhes para que eles aconteçam.
Ao envolver todos os departamentos necessários, a sua estratégia tem muito mais chances de trazer resultados altos para a sua empresa e de fato impactar nas vendas e aumentar os seus lucros. Tenha isso em mente ao resolver iniciar um plano de ação focado em Marketing de Conteúdo: trabalho em equipe e sintonia entre os departamentos são pontos determinantes para o sucesso.
Qual o meu papel para o sucesso da parceria?
Claro que apenas a contratação de uma Consultoria em Marketing de Conteúdo, sem o apoio da sua empresa, não irá conduzir todo o trabalho sozinha. Para o sucesso da ação, é fundamental a ajuda da sua parte. Você, que entende todos os detalhes da sua empresa, quem é a sua audiência e aonde você deseja chegar a curto e longo prazo.
Após a contratação desse serviço, é muito importante abrir o jogo com a sua nova consultoria, expondo as suas expectativas, os seus planos de negócios, previsão de crescimento e, principalmente, todos os detalhes dos seus produtos e/ou serviços. Apenas dessa forma, o seu consultor conseguirá desenhar uma persona condizente com o perfil de cliente que você trabalha. E o desenho dessa persona é ponto-chave para todo o restante do trabalho.
A persona é uma representação do seu cliente ideal, levando em consideração as suas características, estilo de vida, poder aquisitivo, hábitos e comportamentos no dia a dia, suas necessidades e a realidade em que está inserido. E, como já falamos anteriormente, no Marketing de Conteúdo, o centro das atenções é o consumidor.
Qualquer conteúdo gerado precisa ser desenhado pensando no seu público-alvo, só dessa forma ele irá gerar o interesse esperado e, consequentemente, contribuir assertivamente para que toda a sua estratégia faça sentido e traga resultados relevantes. Você, melhor do que ninguém, conhece a sua audiência e será capaz de passar à Consultoria de Marketing de Conteúdo o direcionamento correto para que eles desenvolvam o seu trabalho.
Conclusão
Após ler esse artigo, uma coisa já deve ter ficado clara na sua cabeça: se você ainda não investe em Marketing de Conteúdo, está perdendo grandes oportunidades na sua empresa. E, o que torna essa situação ainda mais grave, o seu concorrente, provavelmente, já está fazendo. Esse ramo do marketing chegou para ficar e já conquistou o seu espaço, isso é fato.
Aqui, como em qualquer outra estratégia de marketing, conhecimento técnico e teórico, experiência, boas práticas e um plano de ação consistente fazem toda a diferença. E onde encontrar tudo isso? A solução é simples: uma Consultoria em Marketing de Conteúdo é o que você e a sua empresa precisam.
Ao contratar uma Consultoria, você garante que profissionais especializados e com experiência de mercado fiquem encarregados de analisar e propor a melhor estratégia de acordo com o seu ramo de atuação e o perfil do seu público-alvo. Assim, as ações tomadas serão mais assertivas e os resultados aparecerão mais rapidamente.
Não investir em Marketing de Conteúdo nos dias de hoje é perder uma grande oportunidade. Contrate hoje mesmo uma Consultoria especializada e dê esse passo significativo com a sua empresa.