grupos de pessoas em reunião

Para quem deseja impulsionar uma marca, há uma série de ferramentas de marketing disponíveis para chamar a atenção do público. Dentre essas ferramentas, uma forte tendência nos dias de hoje é o Marketing de Influência.


Nesse texto, explicaremos o que é Marketing de Influência e que métricas uma campanha de influência pode produzir para o seu negócio.


Do Marketing ao Marketing Digital


No mundo de hoje, o mercado oferece uma grande variedade de opções aos consumidores. São diversas organizações batalhando por atenção, o que significa que, para manter a competitividade, uma empresa precisa estar atenta às inovações e tendências.


Para sobreviver, criam as mais diferentes estratégias e adaptam uma série de ferramentas. O marketing é indispensável nesse processo tanto quanto o ar que respiramos para nossas funções vitais.


Não basta contar com a sorte ou exclusivamente com a intuição. O gestor de uma empresa precisa estudar as melhores formas de atrair clientes e ganhar destaque; e o surgimento de novas tecnologias significa a necessidade de adaptação constante.


Isso porque, com a internet, a tecnologia digital proporciona a distribuição de dados em grande escala e numa velocidade inimaginável:  seu público sofre um bombardeio ainda maior de informações. E você quer se destacar em meio ao caos, chamar o olhar para si.


Falando assim, parece que a internet é um problema, mas não é. Ela é apenas uma nova realidade que você precisa entender se quiser sobreviver no mercado. Mais do que isso, ela é uma ferramenta essencial, afinal, você QUER estar onde seu público transita.


O consumo on-line também aumentou drasticamente, de modo que a experiência de compra adquire, também, essa faceta tecnológica.


Agora, estamos lidando com um novo tipo de consumidor, que é muito mais imediatista e exige agilidade e praticidade.


Esse consumidor é consciente de que tem sua atenção disputada, portanto, atraí-lo demanda conhecer suas necessidades, seus interesses e desejos.


O perfil dessa geração é definido pela conexão, pelo comportamento e consumo on-line. São indivíduos que estão pesquisando no Google e que possuem perfis extremamente ativos em redes sociais.


A internet faz parte de seu cotidiano, pois já acordam rolando o feed do Instagram e do Facebook. É aí que surge, como solução, o marketing digital.


Do Marketing Digital ao Marketing de Influência


O marketing digital é uma adaptação do marketing ao ambiente virtual. Como dissemos, mais do que nunca os consumidores são bombardeados por informações.


O desenvolvimento da tecnologia levou ao surgimento do que chamamos de Big Data, que é o resultado de uma produção inimaginável e crescente de dados.


Uma empresa precisa se destacar no meio desses dados. Não basta esperar ser encontrado pelo cliente. Mais do que nunca, é preciso encontrar o cliente e desenvolver uma relação com ele. E, para isso, há uma série de estratégias para divulgação de produtos e serviços que são formas de investir nesse relacionamento.


Com o consumo digital, surge a necessidade de um marketing digital atento ao comportamento do consumidor nesse ambiente. É um trabalho imprescindível para quem deseja impulsionar seguidores e consumidores.


E, nesse contexto, ganha forma o Marketing de Influência.


O poder do Marketing de Influência


Para se manter no mercado, não basta investir em um produto de qualidade. É preciso conhecer o seu cliente.


Falamos do surgimento de um novo tipo de consumidor, mais ágil, imediatista e exigente. Mais do que isso, é um indivíduo que está sempre conectado.


As redes sociais, do ponto de vista do marketing, são uma oportunidade de penetrar no universo do cliente. É o cenário em que o cliente acorda, rola o feed e pronto: sua marca acaba de ser uma das primeiras coisas que ele viu.


Nesse aspecto, as redes sociais são usadas como fator de diferenciação e de promoção. Isso significa que elas têm a intenção de educar e informar, envolver o cliente com conteúdo.


O Marketing de Influência vê o ambiente digital como uma oportunidade de entender e ir de encontro às preferências do consumidor. Nesse ambiente interativo, isso significa não apenas jogar informações, mas trocar informações com ele.


O Marketing é uma forma de desenvolver relacionamentos lucrativos com seu público.


O Marketing de Influência, como extensão disso, é o controle das redes sociais pelos líderes de opinião e multiplicadores de social media, por meio de suas recomendações.


Quando uma empresa bem ranqueada publica conteúdo, ela se mantém à vista, em evidência. Quanto mais conteúdo produz, mais sólida a visão de seus clientes sobre seu conhecimento do setor.


Esse tipo de marketing também pode ser entendido como uma estratégia onde as organizações divulgam seus produtos e serviços a partir de um meio de comunicação, se integrando às redes sociais.


Para você compreender melhor o efeito disso, vamos às métricas que essa estratégia pode produzir.


Métricas geradas por uma campanha de influência


Uma campanha de influência pode gerar três tipos de métrica: de reconhecimento, de consideração e de conversão. Vamos a elas:


1) Você quer estar onde seu consumidor está:


As métricas de reconhecimento são as determinantes do alcance da sua campanha de influência.


Isso significa mensurar o número de visualizações na sua publicação, aumentando o número de visitantes no seu site ou perfil de rede social. 


Usando links específicos, você também pode verificar quantas pessoas utilizaram o link de uma publicação para chegar ao seu site/perfil.


2) Você quer agregar valor à sua marca:


Ao alavancar campanhas de influência, você produz conteúdo que, por sua vez, agrega valor à sua marca, influenciando o comportamento de compra do seu público.


Assim, as métricas de consideração são aquelas voltadas para o engajamento. O marketing de conteúdo pode aumentar seu número de curtidas, comentários e compartilhamentos, além da sua posição no Google.


Quando você faz publicações voltadas para o interesse do seu público, cria um relacionamento com ele, o que nos leva ao terceiro tipo de métrica.


3) Você quer criar um relacionamento com seu cliente.


Marketing de influência pode trazer retorno a curto prazo. Como os canais são interativos, geram um feedback rápido do seu público.


Uma vez que você cria essa relação, resta saber quanto dos leitores da sua campanha de influência de fato se tornam seus clientes.


As métricas de conversão são aquelas ligadas a leads e vendas. Quantas pessoas, de fato, consumiram seu produto depois de ver sua campanha.


Pode ser o número de vezes que seu link gerou conversões no site ou perfil, a quantidade de pessoas que chegou à loja física, caso exista, a partir da sua campanha ou a quantidade do número de downloads, caso sua empresa tenha um aplicativo.


Uma métrica comum das lojas virtuais é a de cupons utilizados. Se você gera um cupom específico para uma publicação, vai saber, pelo número de cupons, quem foi convertido em cliente pela sua postagem.


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