mulher mexendo no facebook pelo celular

A internet mudou a comunicação mundial e as redes sociais já fazem parte do dia a dia de todos. Desta forma, usar redes sociais em benefício da sua empresa é essencial para manter os negócios atualizados. Entre tantas opções, o Facebook é o campeão mundial na preferência dos usuários, com 90% de aprovação no Brasil. O sucesso é tanto que os desenvolvedores decidiram criar uma ferramenta para perfis empresariais. 


O Facebook Business é um serviço com funcionalidades e recursos diferentes de um perfil pessoal. Entre suas principais ferramentas, podemos destacar o gerenciador de anúncios, o WhatsApp Business e a conta comercial do Instagram. 


Para todo profissional este recurso é essencial, pois dá ao negócio uma presença digital, realiza divulgação e a negociação ocorre de maneira rápida, econômica e eficiente.


Continue a leitura deste artigo e descubra quais ferramentas do Facebook são mais relevantes para sua empresa.


Os benefícios de usar o Facebook Business


- Credibilidade: ao separar o perfil pessoal do profissional, atrela-se certo grau de profissionalismo ao negócio. Sem falar que os clientes passam a ter uma página somente com as informações de que precisam. Além disso, o Facebook em si é uma plataforma confiável que de certa forma passa segurança ao cliente.

- Segurança: é possível cadastrar diferentes formas de pagamento através do Facebook Business Manager, o que confere segurança aos seus dados financeiros e bancários.

- Acesso por dispositivos diversos: a plataforma pode ser acessada de diversos dispositivos, onde quer que o empresário estiver, o que facilita as negociações.

- Gerenciamento de notificações: é possível classificar as notificações e definir alertas de acordo com o grau de importância, além de possuir lembretes para nunca esquecer um ponto sem ser resolvido.

- Aumento de alcance: há um aumento natural do público alcançado, uma vez que o estabelecimento abre conta comercial no Facebook, já que mais pessoas terão acesso à página.

- Acompanhamento de dados dos seguidores: há uma melhora do planejamento de marketing, uma vez que a página corporativa dá acesso a diversas métricas, tais como quantos fazem parte do seu público, idade, sexo, localização etc. Inclusive, é possível verificar o que o seu público curte na internet para possivelmente investir melhor.


Como você pode ver, o Facebook Business pode ser um grande aliado do seu negócio. Abaixo separamos ferramentas que esta sessão da plataforma disponibiliza para as empresas. Confira!


Ferramentas do Facebook para empresas 


1. Criação de página comercial


A primeira ferramenta a ser utilizada por qualquer perfil comercial é a criação da página comercial, uma vez que é muito importante a separação da vida pessoal com a vida profissional.


A página empresarial permite que seu usuário curta e também acompanhe todas as publicações que aparecerem em seu feed de notícias, tal como o Facebook comum. Além disso, dá acesso a diversas ferramentas exclusivas para uso comercial. 


Vale lembrar que o uso de perfil pessoal como representação de empresa é proibido pelos Termos de Uso da rede social, então a criação de uma página é realmente essencial.


 2. URL encurtada


Nenhum consumidor merece ter que digitar um endereço enorme, cheio de números e letras aleatórios, para acessar a página da empresa que ele quer adquirir o produto/serviço, não é mesmo? 


A URL encurtada deve ser solicitada para que o endereço da sua página seja um endereço mais fácil de ser digitado (e memorizado). 


É simples solicitar a URL mais curta, basta clicar em “Editar Informações da Página”, e então no menu da esquerda você aperta em e criando um “Nome de usuário”.


Por exemplo: www.facebook.com/nomedasuaempresa/


 3. Criação de anúncios


A opção de criar anúncios é um dos grandes benefícios de utilizar uma página de Facebook Business. Você pode criar anúncio com diversas finalidades: para receber mensagens, para promover mais visitas no seu site, vender mais produtos, ganhar mais seguidores ou mesmo promover sua página.


Na própria página do Facebook Business é possível realizar anúncios mais básicos na sessão “Central de anúncios”. No entanto, é preciso ir ao Gerenciador de Anúncios, caso deseje realizar anúncios mais complexos.


É importante lembrar que também é no Gerenciador de Anúncios do Facebook Business que se criam os anúncios do Instagram. Muita gente se confunde, pensando que é no botão “promover” do Instagram que se criam os anúncios, mas a sua finalidade é completamente diferente.  


4. Dados para contato e localização


A plataforma do Facebook possibilita que o empreendedor informa todos os dados da sua empresa, facilitando assim para os consumidores. 


Sendo assim, é possível informar em sua página as seguintes informações: telefone (s) para contato, site, localização, horários de funcionamento, políticas de privacidade, faixas de preço, entregas, entre outros. Para que o público tenha acesso, é importante que estas informações sejam preenchidas na hora de formar a página.


Também é possível conectar a página ao Instagram e ao WhatsApp correspondentes ao negócio para deixá-lo ainda mais completo e dar mais opções de comunicação ao usuário que assim desejar. Desta forma, se um cliente quiser entrar em contato através do WhatsApp, por exemplo, ele só precisará clicar no botão, sendo encaminhado diretamente ao app. 


5. Indicação dos melhores horários para postagens


Outra ferramenta de ouro do Facebook Business é a indicação dos melhores horários. Este recurso mostra os horários em que a rede social mais tem visitas, garantindo assim mais leads. 


A título de curiosidade, os melhores horários são:


Quartas-feiras, às 15h;

Quintas e sextas, das 13h às 16h; 

Sábados e domingos, das 12h às 13h.


Utilizar a ferramenta de postagem nos momentos certos pode garantir melhor retorno de sua propaganda.


6. Botão CTA (Call to action)


O botão CTA é uma ferramenta super útil para páginas de cunho empresarial no Facebook, uma vez que ela aumenta a divulgação do negócio, bem como o engajamento do público. 


Este botão fica no alto da página e direciona alguma ação, podendo ser alguma dessas:


Seguir;

Ver vale-presente;

Iniciar pedido;

Reservar agora;

Ligar agora;

Fale conosco;

Enviar mensagem;

Enviar mensagem pelo WhatsApp;

Enviar e-mail;

Saiba mais;

Cadastre-se;

Usar aplicativo;

Jogar;

Assistir ao vídeo;

Comprar agora.


Criando conteúdo para a página da sua empresa


As ferramentas do Facebook Business de nada adiantarão se você não investir na criação de conteúdos. 


Mais do que conseguir seguidores e potenciais clientes, é fundamental entretê-los e informá-los. Crie publicações originais, que sanem suas dores. Você pode fazer uso de formatos diferentes de postagens: textos, fotos, vídeos. Dependendo do nicho do seu negócio e do público-alvo, você também pode publicar (de forma esporádica) memes. 


Seja criativo!


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