Design no marketing de conteúdo? Saiba a opinião dos especialistas
Quando se fala em conteúdo, é comum imaginar a publicação de textos em formato de artigos ou mais curtos em postagens de redes sociais, mas na verdade ele possui variadas características, capazes de informar ao leitor e manter a sua relevância. O design tem papel fundamental para o conteúdo, ao oferecer ao usuário mais opções de consumo digital e aumentar a geração de leads.
As multiplataformas aceleram a produção de conteúdos, que não são mais publicados de uma só forma, mas utilizam de todos os recursos disponíveis para se destacar diante da concorrência. Ao usar a internet, o usuário tem uma imensidade de sites, blogs e páginas e só as que possuem temas que lhe interessam e interação impactantes podem fazer com que ele pare por um momento a navegação.
A importância do design
Sem design, é muito difícil para um texto conseguir chamar atenção dos usuários em poucos segundos. Inclusive, há usuários que focam mais nos locais com vídeos e imagens para depois se envolver com os textos.
A inclusão do design no marketing de conteúdo amplia as opções de informação como a inserção de infográficos, vídeos, imagens e e-books com amplos recursos. Mas, de nada adianta caprichar no interior do conteúdo se o site ou blog não são atraentes. Sem o design apropriado da plataforma, o usuário só terá acesso à informação se ele for indicado a ela e não atraído.
O mesmo ocorre com sites não responsivos, ou seja, que não são adaptados para os smartphones. Sem essa modificação, a página fica desconexa, perde links, fica desinteressante e de difícil navegação, fazendo com que a experiência do usuário não seja positiva. Há diversos canais de comunicação, com formatos e públicos diferenciados. Logo, é preciso chegar até ele da maneira adequada ao ambiente. Dessa forma, o conteúdo de uma página no Facebook não é o mesmo que de um blog corporativo, assim como há diferenças de linguagem importantes nas próprias redes sociais.
Assim como o conteúdo de texto deve ser, o design precisa estar adaptado à expectativa do usuário e não da empresa. É ele o destino das estratégias de marketing e quem irá pontuar onde e como serão as próximas etapas a serem realizadas, a densidade das conversas e a profundidade do que será abordado.
A palavra dos especialistas
Quem ainda acha que design não é relevante para o marketing de conteúdo perde de imediato essa ideia ao perceber o poder que ele representa nas suas estratégias e do quanto o cliente reage a ele. As conversões com infográficos, por exemplo, convertem cerca de 12 % mais do que as que não utilizam esse recurso, mas ainda há muitas dúvidas de quem está começando no marketing e ainda não tem noção ampla sobre o assunto.
De nada adianta escrever um texto longo, sobre um assunto importante, mas que não possui a qualidade no design. Se o cliente parar, ele logo perde o interesse e pode não mais voltar. Para ajudar a esclarecer a importância do design no marketing de conteúdo, identificamos a opinião de alguns especialistas para ajudar a entender melhor como e quando usá-lo.
Rob Wormley – Gerente da When I Work
Wormley identifica a importância do tempo para a criação de um design de alta qualidade tal como o conteúdo merece. Ele exemplifica o SEO, que não se restringe à análise de palavras-chave, mas a um trabalho complexo e que, muitas vezes, precisa ser lento. Mesmo que o conteúdo seja de um assunto que exija seriedade, o design pode torná-lo mais leve e fácil de digerir. Segundo ele, é preciso investir em design para reter a atenção do usuário e fazer com que ele fique o máximo possível no local.
Neil Patel – Referência em marketing digital, cofundador da Hello Bar, Crazy Egg e Kissmetrics
Neil Patel não vê o marketing de conteúdo sem a presença do design. Ele é fundamental para ampliar o tráfego e fazer com que a mensagem chegue de um modo de mais fácil assimilação.
Joe Pulizzi – fundador da principal organização educacional de marketing de conteúdo - Content Marketing
Para Pulizzi, o conteúdo não se resume a apenas os textos, mas a um conjunto de experiências que não devem ser separadas, sob risco de impedir uma compreensão maior sobre o todo. Ele também exemplifica o design comparando-o com uma capa de revista que, quando é bem-feita e alinhada com a proposta, faz com que o leitor compre a revista para ler o conteúdo interno. Sem uma boa aparência externa do site ou blog, o usuário não entra.
Diego Cordovez
Para Diego Cordovez, a publicação de conteúdos relevantes que incluam o design podem ser estimuladas para o SEO com a inclusão de links ads. Mas, segundo o Cordovez, é preciso realizar um trabalho bem feito para surtir o efeito desejado.
Maria Chizhikova – Analista da SEMrush
Maria Chizhikova observa as mudanças constantes do marketing digital, mas destaca a importância de se manter firme no mesmo propósito traçado anteriormente. Como é possível utilizar esse tipo de recurso, os conteúdos precisam conter argumentos que liguem ao entretenimento, a utilidades e mas também a tudo o que o universo web pode oferecer.
Daniela Panteliades Pereira – Head da AppProva
É o ser humano quem tem a decisão de compra e grande parte desse mecanismo está presente em seu subconsciente. É preciso compreender como o cérebro funciona diante de um conteúdo, para perceber como ele assimila o conhecimento oferecido. Os conteúdos audiovisuais possuem um processamento 60 mil vezes maior que o textual, o que impulsiona de fato as criações de marketing como ocorre com os infográficos, webinars e vídeos.
Ricardo Palma – Full-stack marketer da Resultados Digitais
O design é o grande diferencial para a qualidade de conteúdo e ajudam a se destacar da concorrência que só vem aumentando a cada ano. O destaque vai para empresas que entregam valor a audiência e primam pela qualidade, através de todos os recursos que tem disponível.
O design também é fundamental para os conteúdos mobiles, que hoje já são mais utilizados que os desktops. É fundamental que o usuário tenha uma experiência ainda melhor e mais dinâmica de acesso a web, oferecida pela habilidade do design.
O design é peça fundamental para a criação de conteúdos de qualidade. Seja inserido no layout da página ou como peça complementar dos textos, ele proporciona ao usuário um impacto visual capaz de atraí-lo e uma informação a mais.
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