Blog Design responsivo e sua importância na estratégia de marketing

Design responsivo e sua importância na estratégia de marketing

homem e mulher olhando para a tela do computador

O design responsivo é extremamente importante dentro de uma estratégia de marketing digital efetiva. Por meio dessa técnica de programação, é possível melhorar os números da sua empresa e tornar a sua marca mais relevante dentro da internet.


E a prova disso é que para tornar a jornada do cliente mais agradável para seu usuário, é necessário utilizar o design responsivo para isso. Em nosso artigo, será possível conferir mais sobre a importância dessa técnica para a sua empresa na internet.


Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre a importância do design responsivo para o marketing digital!


Entenda melhor o que é a responsividade


O design responsivo nada mais é do que técnicas de programação utilizadas para melhorar a experiência do leitor ao acessar um site. Por meio de alterações do layout, é possível adequar o texto ao dispositivo utilizado para acessar um portal, por exemplo.


Dessa maneira, ao acessar um mesmo domínio pelo computador, celular ou tablet, é possível visualizar ele de forma diferente em cada uma das plataformas. A reorganização da página acontece de forma automática, sem deixar funcionalidades de lado.


Um bom exemplo de design responsivo é o utilizado pelo Facebook, uma das redes sociais mais utilizadas do mundo. Quando o site é acessado por um computador, é possível visualizar posts e seus menus de maneira horizontal, em uma tela mais espaçosa.


Porém, o acesso no celular é horizontal, já que a tela desse dispositivo é dessa forma. No entanto, é interessante analisar que, apesar da mudança de layout, todos os menus estão lá, com os posts também sendo visualizados facilmente.


Dessa forma, não é preciso dar zoom para visualizar informações, nem clicar em links errados por conta do tamanho da tela. A disposição do portal se adequa totalmente ao dispositivo, melhorando a experiência do usuário naquele site.


O processo de adaptação para outros dispositivos pode ser trabalhoso, afinal, os elementos devem estar perfeitamente dispostos em todo tipo de tela. No entanto, como veremos, é extremamente importante dentro de uma estratégia de marketing digital.


Importância para as estratégias de marketing digital


Sites que conseguem melhorar a experiência do seu usuário ao utilizá-los tendem a se destacar em comparação a outros. Por isso, o design responsivo é tão importante dentro de uma estratégia onde a jornada do cliente é a pauta principal em seu domínio.


Acessar um site em que a navegação não é simples, e que as letras não estão em tamanho adequado, por exemplo, provavelmente, vai expulsar o seu potencial cliente dali. Dessa maneira, a ação de compra, tão desejada, fica cada vez mais distante de acontecer.


Além disso afetar negativamente essa experiência do seu cliente, também é provável que ele evite voltar ao seu portal no futuro. Ou seja, por conta da falta de um design responsivo, sua empresa perde a oportunidade de converter um lead de grande potencial.


Segundo dados divulgados pelo Google Think Insights, as chances de um usuário comprar seu produto aumentam 67% caso a experiência no site seja agradável. Por isso, não subestime o poder que a disposição de informações pode ter em uma tela.


Outro ponto que faz com que a responsividade seja importante é o ranqueamento em motores de busca, como o Google. Contar com um site visualmente agradável é extremamente positivo para o SEO do seu domínio na internet.


Quanto melhor aplicado, melhor será o seu ranqueamento no Google, e, consequentemente, maiores serão as suas vendas. A velocidade de carregamento de página é um poderoso aliado nesse sentido, e, como veremos, também pode ser otimizada com a responsividade.


Basicamente, por adaptar o site aos diferentes formatos em que ele pode ser acessado, a página carrega mais rapidamente para o usuário. Isso também influencia em seu ranqueamento, logo, só tende a melhorar o seu número de vendas.


Smartphones devem merecem atenção especial


Para entender melhor a importância do design responsivo para o marketing digital também é interessante conferir alguns números sobre o uso de smartphones. Esses aparelhos são extremamente importantes para boa parte da nossa população.


Segundo dados recentemente divulgados pela TIC Domicílios, existem, hoje, no Brasil, cerca de 134 milhões de pessoas conectadas à internet. Dentro desse percentual, 74% dessas pessoas têm 10 ou mais anos de idade, período em que os gastos são maiores.


Porém, o número mais visado para nós aqui é o de pessoas que utilizam apenas o celular para se conectar a internet: 58% de todos esses usuários usam apenas o smartphone. O número é mais expressivo entre pessoas das classes sociais mais baixas.


Ou seja, elas não irão acessar o seu site por meio de um computador ou qualquer outro dispositivo. Sendo assim, é necessário se pensar na forma como o seu site vai se apresentar para quem tem apenas o celular para se conectar com a internet.


Dessa maneira, torna-se ainda mais evidente a necessidade de se adaptar às necessidades do seu cliente. Como conseguir dialogar com mais da metade dos usuários da internet do Brasil sem utilizar o design responsivo? Essa pergunta, como você deve ter notado, não tem resposta.


Isso denota ainda mais a necessidade de se utilizar a responsividade ao seu favor na internet. As técnicas de programação podem ser uma poderosa aliada do marketing digital, e lutar contra isso só vai afastar os seus clientes da sua marca.


Responsividade aumenta os leads convertidas


Contar com um design responsivo é extremamente importante no ambiente digital atual. O aumento de leads convertidas depende, em muitos casos, de como o seu site vai se apresentar para o usuário, e por isso, é bom investir em soluções do tipo.


Caso o seu site não conte com elementos básicos de responsividade, a primeira consequência ser notada é a alta rejeição dos seus clientes. Se o portal não pode ser usado de forma prática, ele vai acabar afastando a audiência que você pretende reter ali.


Além disso, por notar que seus usuários não ficam retidos por muito tempo no site, o ranqueamento do portal deve cair no Google. Isso, consequentemente, vai diminuir o seu número de vendas e impactar negativamente o seu negócio.


O uso de aparelhos móveis para acessar sites representa a maioria dos usuários, e ir contra isso, é lutar contra o mercado. O mais ideal, em todo caso, é se adaptar e buscar por formas de tornar o seu portal cada vez mais acessível para todos.


No mais, esperamos que tenha entendido a importância do design responsivo para estratégias de marketing digital no decorrer do nosso artigo. A partir de hoje, não deixe de buscar por soluções tecnológicas para melhorar a sua presença digital na internet.


E se você busca por formas de tornar a sua estratégia de marketing mais efetiva, não deixe de entrar em contato com a RedaWeb, por meio do nosso site, ou ainda pelo número 0800 750 5564. Deixe nossa equipe de especialistas te ajudar a melhorar os seus resultados digitais!


Artigos relacionados.

Ver mais artigos
guia-do-wordpress-o-que-e-como-funciona-e-como-utilizar aida-atencao-interesse-desejo-acao-o-que-e-e-como-utilizar-o-metodo-na-pratica guia-basico-sobre-marketing-digital
Whatsapp
Ligue grátis 0800 750 5564
Ligue grátis 0800 750 5564