10 Dicas de Marketing de Conteúdo para Aumentar seu Tráfego

O grande passaporte para o sucesso de uma empresa, de uma maneira consistente, é certamente através do marketing de conteúdo. A demanda por conteúdo cresce a cada dia, e pesquisas revelam que mais de 75% dos usuários, confiam fielmente no conteúdo e o utilizam como uma fonte de pesquisa para que estudem melhor o serviço ou produto antes de tomarem uma decisão de compra.

Se a sua empresa está precisando de mais tráfego de busca e está querendo construir um negócio online com muito mais lucros, você vai gostar de ler as dicas que separamos sobre marketing de conteúdo. Através dos fracassos e sucessos alheios, sua empresa pode identificar como conseguir gerar leads e tráfego de pesquisas. 

É exatamente dessa maneira que é possível optar por quais serão as melhores práticas a serem desenvolvidas. Em um artigo bem detalhado, hoje, nós da RedaWeb, iremos dar algumas dicas de marketing de conteúdo e explicar como, através dele, a sua empresa conseguirá angariar os clientes certos.


O que é marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia utilizada para engajar o público-alvo de uma determinada empresa, aumentando a rede de clientes e, também, de potenciais clientes.  Tudo isso por meio da criação de conteúdo relevante e de boa qualidade, que possa atrair, envolver e gerar valor para os usuários de maneira que os mesmos criem uma percepção positiva em relação à sua marca e, consequentemente, isso possa gerar ainda mais negócios para você.

Já faz um bom tempo que o marketing digital não pode ser considerado somente como uma grande tendência do mercado e, sim, um investimento imprescindível para todos os tipos de empresas. Se a sua empresa tem o desejo de se tornar relevante para os clientes, atualmente, é fundamental ter visibilidade na internet. Por isso deixamos de lado o foco de apenas “estar na internet” e encontramos um meio de como chamar a atenção dos usuários, sair à frente da concorrência e conseguir os resultados esperados. Existem diversas ferramentas dentro do marketing digital, e dentre as melhores e mais modernas, está o marketing de conteúdo, recomendado por especialistas do mundo todo. A maioria dos profissionais da atualidade, possuem uma certa dificuldade no momento de falar sobre o seu produto ou mesmo de conseguir focar no real desejo do seu público. Um bom conteúdo, não tem o foco somente na venda, e sim em como trazer diferentes benefícios para quem está lendo. Encontrando meios de demonstrar como o indivíduo pode resolver um determinado problema, esclarecer dúvidas e também ensinar diferentes coisas.

Aqui a venda será somente uma excelente consequência de todo esse processo. Quando você consegue ajudar o seu público, exatamente na hora em que mais precisou, ele passa a ter uma visão extremamente positiva de sua marca. E as pessoas tendem a fazer negócios com marcas que já conhecem e apreciam, ao invés de marcas que não possuem nenhuma identificação.

O marketing de conteúdo tem como objetivo, trazer os melhores resultados para uma empresa, através de textos que sejam realmente valiosos e que passem confiança para os usuários.


Como o marketing de conteúdo pode fazer a minha empresa crescer

Os consumidores atuais estão muito mais exigentes. Ou seja, conseguir aumentar o número de suas vendas, não está mais ligado somente ao número de interações que você terá com o seu público (persona) – a peça chave do momento é a qualidade do material que você utilizará para essa interação.

O marketing de conteúdo é peça fundamental dentro dos negócios que deseja vender, garantindo ainda mais qualidade para a empresa. Vamos mostrar os pontos que irão beneficiar a sua empresa e como ele pode fazê-la crescer.


Maior engajamento para a sua marca

Antes de efetuar uma compra, a maioria das pessoas fazem pesquisas na internet, isso é um fato. E quando uma empresa utiliza as estratégias do marketing de conteúdo, os usuários irão chegar até você, até mesmo aqueles que nunca se imaginaram interagindo com a sua marca.

O marketing de conteúdo consegue fortificar a marca, trazendo resultados palpáveis, até porque o número de comentários, curtidas e compartilhamentos são excelentes medidores de como está caminhando a sua presença online. É preciso que a sua marca seja sempre inovadora, através de conteúdos relevantes e interessantes, fazendo com que o público tenha maior interesse de interagir com o seu tipo de negócio.


Aumento da visibilidade em sites de buscas

Todas as marcas que aparecem nos primeiros resultados em sites como o Google possuem maiores vantagens na hora da escolha dos clientes - no momento de efetuarem uma compra.

Pesquisas afirmam que as empresas que se mantém entre os três primeiros colocados em resultados no Google, possuem mais de 50% dos cliques. O que isso quer dizer? Que a empresa que investe corretamente no marketing de conteúdo, através da utilização das técnicas SEO, terá mais chances de ser escolhida no momento em que os usuários efetuam suas pesquisas.


Criando um relacionamento com seus clientes

Certamente a sua empresa não deseja que os clientes efetuem somente uma compra, correto? Clientes satisfeitos não somente efetuam novas compras, como começam a divulgar a sua marca, indicando para novas pessoas. Ou seja, quanto melhor você manter o seu relacionamento junto aos seus clientes, mais ele irá confiar em sua marca e assim, consequentemente, você receberá cada vez mais indicações e aumentará significativamente o volume de suas vendas. 

No marketing de conteúdo, é preciso utilizar assuntos que sejam do interesse dos seus clientes, apresentando soluções para seus problemas. A partir disso, você conseguirá não somente um cliente fidelizado, como um verdadeiro propagandista de sua marca. Certamente não existe uma estratégia tão boa, sustentável e barata como essa, não concorda?


Informando e educando o seu público

Através do marketing de conteúdo, a sua empresa aumenta o número de vendas, e também tem a chance de “educar” seus clientes, quando se trata do produto que ele adquiriu. Isso por meio de informações que sejam essenciais e que podem deixá-lo totalmente por dentro de um determinado assunto.

Sua empresa conseguirá otimizar tempo e dinheiro – não só seu como o de seus clientes – pois ela já terá disponibilizado tudo através da internet. Você terá a diminuição no número de reclamações, pois os seus clientes já estarão informados e preparados, sabendo tudo que precisam a respeito do seu produto.


Se tornar uma autoridade no assunto

O  marketing de conteúdo pode fazer com que a sua marca se torne autoridade, dentro do seu ramo de negócios. Em longo prazo, sua empresa poderá ter um crescimento acelerado, resultados consistentes e de altíssima qualidade. 


Objetivos do marketing de conteúdo

 O marketing de conteúdo possui alguns objetivos específicos, são eles:

  • Construir a percepção de uma marca e torná-la autoridade em um determinado tema;
  • Melhorar o ranqueamento da marca em sites de buscas;
  • Conversão e nutrição de leads;
  • Conversão de clientes novos;
  • Suporte e atendimento ao cliente;
  • Retenção e fidelização de clientes;
  • Aumentar o número de suas vendas;
  • Conquistar uma audiência fanática.

Mas e como fazer tudo isso? Vejas as dicas de marketing de conteúdo para cada um dos meios que você pode utilizar essa ferramenta.


Dicas de marketing de conteúdo para aumentar os visitantes do seu site 


1. Definindo os KPIs 

KPIs – Key Performance Indicator – nada mais é do que os reais indicadores de como está sendo observado o desempenho do seu negócio. São os valores fundamentais que medem quais processos internos estão sendo utilizados. Essa é uma parte essencial de gestão de toda e qualquer empresa, pois é através dessas métricas, que será possível acompanhar e gerenciar como anda o nível de desempenho e como está sendo o real sucesso das estratégias que estão sendo utilizadas. Por meio dos KPIs, a empresa consegue compreender como está cada um dos números e melhor traçar metas que sejam realizáveis e ao mesmo tempo atingíveis.  O momento de escolher as métricas é extremamente importante e depende do mercado que a empresa atua. Por exemplo, uma startup poderá ter preferência pela métrica de atração de clientes novos. Ou seja, aumentar a taxa de conversão de visitantes para leads, ou então aumentar o número de trials já existentes. 


2. Mensurando o ROI no marketing de conteúdo

Quando falamos de marketing digital, é muito simples mensurar os resultados da estratégia que será utilizada na internet. Aliás, o que não falta são ferramentas que possam analisar as métricas que serão mais importantes. Porém, quando se trata do marketing de conteúdo, algumas estratégias acabam dificultando esse tipo de análise. Principalmente quando consideramos que, dentro do cenário atual, cerca de 70% das empresas brasileiras já utilizam o marketing de conteúdo. Porém, somente 26% delas medem o ROI desse tipo de estratégia.  

Você sabe como se calcula o ROI do marketing de conteúdo? ROI é a sigla de Return On Investment – Retorno sobre o Investimento. Ou seja, é como medir o prejuízo e os lucros que esse tipo de estratégia pode trazer para uma empresa, em um período específico.

Esse indicativo tem como ideia compreender se esse investimento irá valer a pena ou não, e quais recursos precisam ser cortados, ou então otimizados. Mesmo que o principal foco do marketing de conteúdo não sejam as vendas, é preciso que ele gere retorno financeiro para as empresas. Ou seja, ele não poderá ser visto somente como um simples custo adicional para as empresas.

Através do ROI, é possível analisar se o seu blog está sendo bem-sucedido, analisar se os leads que foram originados por meio desse canal acabaram se convertendo em clientes e se o marketing de conteúdo está surtindo retorno financeiro. Para isso, é preciso efetuar um cálculo após a definição dos objetivos que a sua empresa possui com a utilização do marketing de conteúdo.

 

3. Redes sociais e a estratégia de publicação

Quando falamos que uma imagem vale mais que mil palavras é porque não conhecemos o que um bom conteúdo pode fazer por uma marca. O rei da internet é o conteúdo. E dentro das redes sociais, o conteúdo visual é extremamente importante. Estudos realizados revelam que usuários lembram-se de cerca de 80% do que foi visto e de 20% do que foi lido. E é exatamente por esse motivo que é preciso se atentar em estratégias para as redes sociais. 

Basta imaginar que, através de bons conteúdos, a sua empresa terá maior alcance orgânico com suas publicações, gerando mais interações e aumentando o tráfego do seu site. Logo, as pessoas estarão comentando sobre o que a sua marca faz e como ela atua no mercado. Para isso, basta utilizar o marketing de conteúdo, implementando estratégias para as redes sociais, as quais tenham como base um excelente conteúdo visual. Essa é uma maneira de conseguir equilibrar as estratégias de venda de sua marca. Com as estratégias de conteúdo, seu negócio terá mais relevância. E, por meio desse equilíbrio, você conseguirá criar valor para a sua marca, sem deixar de divulgar o seu serviço ou produto. O que é preciso fazer para criar uma boa estratégia de conteúdo para marketing em redes sociais? Você terá de customizar os seus conteúdos nas redes sociais. Isso mesmo, pois cada rede social possui um foco diferente. E, consequentemente, cada uma delas possui um público específico e que exige conteúdos diferentes. 


4. Facebook

O Facebook é uma rede em que a maioria das pessoas entra para ficar por dentro das novidades, conversar com pessoas, curtir, comentar, compartilhar fotos e publicações, assistir vídeos e etc. Toda e qualquer empresa que se preze possui uma página dentro do Facebook. E a maioria delas tem um objetivo em comum: atrair cada vez mais clientes.

Porém, ainda são poucas as empresas que fazem um bom marketing para conseguir atrair mais consumidores. E, certamente, o Facebook pode ser considerado o maior catálogo de prospects da atualidade. Basta verificar os números. São mais de 1 bilhão de pessoas que acessam a rede social em todo o mundo. Ou seja, é uma rede de relacionamento que tem o poder de levar um serviço, ou produto, para qualquer lugar do mundo.

Com um único post sua empresa poderá alcançar o lugar que quiser. Mas a grande dificuldade está em como fazer essas postagens. É aí que o marketing de conteúdo se mostra como peça chave. Portanto:

  • Defina o seu público-alvo
  • Defina como você gostaria de se comunicar com os seus clientes
  • Tenha conteúdos relevantes e envolventes
  • Dê total atenção ao feedback de seus clientes
  • Publique com frequência


5. LinkedIn

Já no LinkedIn, a coisa muda completamente de figura. Pois nessa rede social, as pessoas estão interessadas em divulgar o seu perfil profissional, conhecer empresas, procurar vagas de empregos, compartilhar seus portfólios, etc. Ou seja, nessa rede social o conteúdo de qualidade é extremamente valorizado. E é através dele que a sua empresa conseguirá causar um impacto positivo, auxiliando a sua empresa a se tornar uma grande referência dentro do mercado que atua.

Investir no marketing digital dentro do LinkedIn é uma excelente ferramenta para empresas que desejam aumentar os seus contatos, e também para empresas que desejam investir em anúncios mais estratégicos.  Quando a sua empresa oferece conteúdo de qualidade para os seus seguidores, automaticamente ela estará contribuindo e muito para que você construa a autoridade da sua marca. E dentro do LinkedIn isso é ainda mais forte.


6. Instagram

O Instagram é a rede social que mais inspira as pessoas. Normalmente, os usuários dessa rede social estão lá para descobrir mais sobre os assuntos que acham interessantes, publicar fotos, saber sobre as novidades de um determinado segmento e interagir com as publicações.

A plataforma passou por atualizações recentes, as quais possibilitam atualmente a presença de hiperlinks em suas postagens. Isso pode direcionar o seu público, de maneira direta, para a página que você escolher. Você pode utilizar conteúdos de qualidade para prender a atenção dos seus seguidores e utilizar um Call To Action (CTA), fazendo com que o usuário possa interagir com o anúncio e chegar até o seu site através dele.

Mesmo que seja uma rede social que tenha como foco principal as imagens, é fundamental possuir um conteúdo envolvente, fazendo com que seus seguidores tenham interesse em conhecer mais os propósitos de sua marca.


7. E-mail marketing

O e-mail marketing é uma excelente maneira de manter a comunicação entre os clientes e uma empresa. Ainda que ele tenha sido considerado como “spam” nos últimos anos, é preciso entender como ele pode ser um grande aliado para o seu empreendimento. 

Mesmo que o grande lance do marketing digital esteja relacionado com as redes sociais, o e-mail marketing é uma ótima opção para marcas que captam e-mails de seus usuários. E, certamente, o conteúdo que fará parte do seu e-mail e que será enviado fará toda a diferença no momento do seu cliente notar a sua marca.


8. Automação de marketing

É impossível falar sobre dicas de marketing de conteúdo e não falar sobre automação de marketing. Mas, primeiramente, é preciso entender melhor a automação de marketing. Pense nele como um conjunto de sistemas e softwares, que são utilizados para ajudar a sua empresa e transformar os visitantes em leads. E de maneira automatizada vão atuar para que eles se convertam em clientes reais.

É simples, imagine a automação como a atendente de sua empresa, na qual a mesma conseguiria atender todos os seus clientes, no mesmo momento e de uma maneira altamente personalizada.  E dentro do mercado digital, a automação de marketing só consegue caminhar e oferecer um tipo de atendimento como esse, através do marketing de conteúdo.

Será o conteúdo que vai educar, apoiar e auxiliar o momento de compra de sua persona. Se você imaginar que a automação de marketing seja um veículo, o conteúdo poderia ser considerado o seu combustível.


9. Textos para blog

Obviamente, os blogs são as maiores referências dentro do marketing de conteúdo. E, comprovadamente, empresas que possuem blogs conseguem gerar mais de 70% de leads em relação às empresas que não possuem. E, acredite, inúmeras pessoas dão preferência em conhecer uma empresa na internet, por meio de seus conteúdos e não só pela publicidade da mesma. 

Por isso é extremamente importante uma empresa criar o seu próprio blog, e nele inserir conteúdos de alta qualidade, passando a garantir cada vez mais autoridade sobre o nicho que atua. Mas não pense você, que para ter um blog é preciso somente publicar alguns textos e pronto. É necessário que ocorra um bom planejamento de conteúdo, e que todos sejam arquitetados de acordo com os reais interesses do seu público-alvo.

 É através desse tipo de ação que a sua empresa vai gerar engajamento, identificação e relacionamento com as pessoas que acompanhem o seu blog.


10. Infográficos e E-books 

Toda empresa, que tenha como preocupação entregar conteúdo de qualidade para seus clientes, precisa se atentar às questões que estejam envolvidas dentro do inbound marketing.  E a qualidade do material precisa ser a grande preocupação, para que ocorra o engajamento do público-alvo. Como? Montando uma estratégia de excelência. Montar infográficos e e-books de qualidade são pontos cruciais para empresas que desejam inserir o marketing de conteúdo, como uma grande ferramenta para alavancar sua marca.

No momento de selecionar o que a sua empresa irá disponibilizar em seu infográfico, é preciso elaborar ideias que possam ser apresentadas, em pequenos roteiros e que pontuem cada um dos aspectos, como uma verdadeira história. Assim, ele terá sentido e poderá ser absorvido por seus leitores da mesma maneira que ocorre com e-books, que podem ser disponibilizados em troca de dados de seus clientes. Mas para isso é extremamente necessário que o e-book possua informações pertinentes e bem elaboradas, para que os clientes tenham interesse em disponibilizar seus dados pessoais.


Depois de conhecer nossas  dicas de marketing de conteúdo, chegou o momento de você inseri-lo em sua estratégia de marketing digital. Conheça os planos da RedaWeb e, caso tenha alguma dúvida sobre nossos planos de produção de conteúdo, ligue para nós no 0800 750 5564.