Dicas do Instagram para favorecer a sua empresa

Não é novidade para ninguém que o Instagram é o queridinho tanto dos usuários quanto das empresas. Hoje, a rede já entrega 58 vezes mais envolvimento do que o Facebook, que foi a rede que deu um boom comercial para tantas empresas com as famosas páginas comerciais.

Entretanto, para uma empresa ter resultados na rede, é preciso de planejamento de conteúdo e conhecimento das ferramentas para que possam ser usadas a favor do fortalecimento de marca, aumento de vendas e engajamento com seguidores.

A sua empresa está buscando dicas para ter mais resultados no Instagram? Então, mergulhe neste conteúdo, pois nossa equipe revelou as melhores dicas do Instagram para perfis comerciais.

Comece com o perfil comercial

Caso você ainda não saiba, essa é a hora perfeita para esse conhecimento: há perfis comerciais no Instagram que oferecem benefícios adicionais do que os perfis de pessoas físicas.

Por isso, se a sua empresa ainda não tem um perfil na rede, comece já fazendo o correto, escolha o perfil comercial. Caso a sua marca tenha um  perfil não comercial, é possível fazer essa modificação da seguinte forma:

  1. Entre no perfil e toque no símbolo dos três traços horizontais;
  2. Depois, vá em “Configurações”;
  3. Clique na opção “Conta”;
  4. Escolha a opção “Mudar para Conta Comercial”.

Aproveitando que estamos neste início de configuração, já sugerimos que você conecte a sua conta comercial no Instagram com a conta comercial do Facebook. 

Perfis comerciais lhe dão mais ferramentas para você identificar quem se envolve mais com a sua marca e oferecem dados sobre: 

  • Alcance de publicações; 
  • Salvamento de posts; 
  • Números de curtidas; 
  • Comentários; 
  • Envio de conteúdo para amigos.

Dê atenção para a Biografia do Instagram

A Biografia é aquele espaço que tem entre a foto do perfil e o início das postagens da sua marca. Para entender melhor o objetivo da biografia, saiba que serve como um cartão de visitas. Ela deve, de forma breve e objetiva, apresentar a sua empresa. 

Veja alguns dados que indicamos colocar na biografia do Instagram da sua empresa:

  • Nome da marca;
  • Site;
  • O seu propósito como marca;
  • A sua melhor forma de contato. Pode ser link para Whatsapp, e-mail, telefone.

Outra dica muito bacana é usar emojis para dar uma descontraída e separar o texto de forma que a leitura se torne agradável.

Destaques

As principais informações sobre o seu negócio devem estar nos destaques do perfil. Para isso, você precisará postar essas informações no Instagram Stories, e então, salvar somente as postagens que merecem posição de destaque.

Algumas informações que sugerimos que sejam destacadas:

  • Promoções, mas deixe em destaque somente enquanto for válida;
  • Produtos mais vendidos, como por exemplo, roupas, pratos de comida etc. Não importa qual for a sua área, você pode usar dos Destaques para divulgar o que você vende;
  • Prova social. Se você tiver depoimentos em texto ou vídeo de clientes satisfeitos, os Destaques são um ótimo local para deixar tudo registrado.

Instagram Stories

Quase mais importante do que o próprio feed, o Instagram Stories deve ser usado diariamente e até mais de uma vez por dia pelas marcas. Esse conteúdo tem vida útil de 24 horas, desde que você não coloque-os nos Destaques. 

Por ser uma ferramenta que está sempre em movimento, não é indicada para assuntos mais aprofundados. Utilize o Instagram Stories ou para fazer chamadas para conteúdos mais específicos da sua marca, para promoções, ou até para mostrar o dia a dia de como as coisas funcionam dentro da sua empresa.

Lembre-se que o usuário busca empresas humanizadas e tem curiosidade em saber como o seu produto é feito ou como é a essência da sua marca. Usar o Instagram Stories para abordar os bastidores da sua marca é uma estratégia que vem dando muito certo em diferentes mercados.

Feed do Instagram

Ele tem muita relevância, mas os usuários acessam mais o Instagram Stories, que tem conteúdo novo diariamente. As estratégias de Marketing para o Instagram vêm mudando, pois o comportamento do usuário também está em constantes mudanças. 

Antes, quando os Stories não eram uma ferramenta disponível, o feed era a única forma das empresas se comunicarem. Mas isso mudou.

O indicado agora é fazer menos postagens no feed e entender que qualidade é melhor que quantidade quando estamos falando desta ferramenta em específico. Por isso, utilize o feed para entregar um conteúdo de valor ao seu público e gerar engajamento.

Outra estratégia muito bacana também é você utilizar o seu blog para aplicar Marketing de Conteúdo mais aprofundado e dar uma palhinha do conteúdo no feed do seu Instagram. Deixar o público curioso e sedento para saber mais sobre o assunto pode ser uma grande isca para você levá-los para o seu site e seu blog.

Utilize os recursos do Instagram para ter mais engajamento

Ferramentas de enquete são ótimas formas de interagir com o seu público e gerar mais engajamento, como por exemplo: 

  • Votação; 
  • Barra; 
  • Contagem regressiva; 
  • Perguntas; 
  • Localização; 
  • Hashtag; 
  • Música.

Não tenha medo de explorar essas ferramentas e incluí-las na sua estratégia de Marketing de Instagram.

Um exemplo é: se a sua empresa for um restaurante, coloque no Instagram Stories a foto de dois pratos que você sabe que o seu público ama e crie uma enquete para ver qual é o prato preferido. Quem sabe, o escolhido não possa entrar para algum tipo de promoção em que os próprios usuários participaram?

Tudo que envolve a participação dos seus seguidores é uma estratégia que tem mais chances de ter sucesso.

Promova a interação no feed

Recentemente o Instagram mudou o algoritmo e não utiliza somente as curtidas para entender se o conteúdo é ou não relevante para o público. O salvamento de publicação, envios e comentários entraram nessa briga por engajamento.

É claro, quanto mais um conteúdo engaja, mais o seu perfil vai se tornando relevante e ganhando pontinhos extras no alcance. Você sabia que se você tem 500 seguidores, quando você faz uma postagem, ela não é entregue para as 500 pessoas? 

Por isso o índice de engajamento é muito importante, pois vai aumentando gradativamente o número de pessoas que veem seus conteúdos.

A dica é sempre promover a interação nos posts de feed. Seja um Call to Action para fazer um comentário ou até mesmo para salvar o post ou enviar para alguém que possa se interessar pelo que você está compartilhando.

Converse com especialistas

A criação de conteúdo é fundamental para que você consiga manter o seu perfil comercial sempre relevante, fortalecendo a sua marca e criando engajamento com o público que curte a sua empresa. 

Muitas empresas preferem criar a estratégia e contar com a ajuda de uma agência de produção de conteúdo para conseguir produzir conteúdos relevantes e que tragam resultados para a empresa.

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