Dicas para aperfeiçoar a sua conta no LinkedIn

As redes sociais são as plataformas nas quais muitas pessoas passam a maioria de seu tempo na internet, pois são espaços nos quais se pode ao mesmo tempo estar em contato com seus amigos e familiares, e consumir conteúdo selecionado de acordo com o seu gosto pessoal.

No entanto, já há muito tempo as redes sociais deixaram de ser um espaço voltado apenas ao entretenimento e consumo de conteúdo. As plataformas são também um espaço voltado para as atividades profissionais, nas quais os usuários podem interagir com profissionais e até mesmo empresas.

A atuação profissional nas redes sociais é ainda mais específica no LinkedIn, uma plataforma voltada exclusivamente para o contato profissional de pessoas de acordo com a sua área de atuação e empresas nas quais tenha interesse em trabalhar ou acompanhar seus conteúdos por meio da rede social.

Por isso, é muito importante manter um perfil bem cuidado no LinkedIn, já que esse será o seu primeiro contato não apenas com outros profissionais do ramo, mas também a primeira impressão de seu perfil profissional por parte das empresas de seu segmento, nas quais é possível ter alguma chance de conseguir oportunidades de trabalho. 

Confira, a seguir, algumas dicas para melhorar a sua conta no LinkedIn


1- Coloque uma foto em seu perfil no LinkedIn

Ao afirmar que um perfil no LinkedIn transmite uma imagem do profissional que você é, isto pode ser considerado de todas as formas possíveis. Assim, o seu perfil deve sempre possuir uma foto, pois passa uma imagem de que você se preocupa com a impressão transmitida aos demais profissionais e empresas.

Esta foto não precisa, necessariamente, ser uma foto séria, como as de documentos de trabalho, por exemplo, mas deve estar alinhada com o seu perfil profissional. Uma péssima ideia é a de colocar fotos extremamente descontraídas em seu perfil, com um aspecto de muito relaxamento em um ambiente profissional.

Com uma foto em seu perfil, as chances de visualização da sua conta no LinkedIn aumentam em até catorze vezes, o que gera um grande destaque em relação aos perfis sem fotos de profissionais da mesma área que você.


2- Cuidado com as fotos de fundo 

Assim como a foto de seu perfil, a foto de fundo também deve receber um cuidado especial, pois será visualizada por todos aqueles que acessarem seu perfil.

Isto significa que não deve ser uma foto de absoluto relaxamento, por exemplo, ou de baladas e festas. É preciso que a foto de fundo de seu perfil reafirme o seu comprometimento e o seu profissionalismo, transmitindo seriedade de acordo com a sua área de atuação.

Uma boa opção para as imagens de fundo no LinkedIn é apostar em imagens neutras ou de ambientes profissionais, sem uma exibição muito pessoal nesta área de seu perfil.


3- Tenha um bom resumo de seu perfil 

O resumo de seu perfil é a primeira mensagem que será enviada aos visitantes que visualizam a sua página. Este espaço serve para que se diga aos demais profissionais e até aos recrutadores, de uma forma simplificada, quem é você, suas experiências e os seus desejos profissionais.

Uma boa opção para preencher corretamente o resumo de seu perfil é imaginar o que responderia em uma entrevista de emprego, ao ser perguntado sobre quem você é. Assim é possível chegar até um resumo mais qualificado de seu perfil profissional.


4- Complete todos os campos de seu perfil 

O preenchimento completo de sua página no LinkedIn também contribui para um perfil muito mais aperfeiçoado, com maiores possibilidades de que as empresas e profissionais vejam seu perfil com maior destaque.

Campos como causas, organizações e voluntariados são um diferencial muito positivo para o seu perfil no LinkedIn, pois transmitem uma imagem de engajamento, o que complementa o seu perfil profissional. 

Desta maneira, empresas e profissionais de maior destaque podem ver sua carreira como algo mais completo, não voltada apenas para os ganhos financeiros, mas para uma completa qualificação pessoal.


5- Faça parte de grupos

Os grupos do LinkedIn são uma ferramenta muito importante, pois permitem uma interação maior entre outros profissionais do mesmo ramo de atuação. Isto gera uma troca de experiências muito grande, com a possibilidade de conhecer outras opiniões profissionais além das suas.

Além disso, os grupos te ajudam a se manter atualizado sobre as principais novidades de sua área, sem o risco de que se torne um profissional desatualizado. É importante também interagir nestes grupos, para se fazer presente e ganhar destaque.


6- Personalize sua URL

Ao entrar em seu perfil no LinkedIn, as pessoas sempre estarão em um endereço único dentro da plataforma, que pode ser personalizado com o seu nome profissional. Embora pareça algo simples e de pouca relevância, isto transmite uma imagem de muito cuidado com seu perfil, além do destaque de um endereço único.

Isto também ajuda a tornar seu perfil muito mais memorável para recrutadores e empresas, que passarão a ver seu nome, e não uma simples combinação aleatória de letras e números. Esta personalização é bastante simples e rápida, e pode ser feita diretamente em seu perfil.


7- Deixe seus certificados visíveis em seu perfil

Um perfil profissional passa diretamente por uma boa formação acadêmica, com cursos, pós-graduações, doutorados, mestrados, entre outros. Assim, os certificados de conclusão de cursos podem ser vistos como um diferencial a respeito de um candidato a uma vaga de emprego, por exemplo.

Desta maneira, todas as suas certificações, prêmios, participações em seminários e demais trabalhos que possuem certificação devem ser expostos nesta plataforma, para que qualquer visitante possa conhecer as suas capacitações.


8- Dispense informações supérfluas

Um histórico profissional pode reunir muitas informações, de forma que algumas delas não sejam, de fato, importantes para a sua formação profissional. Por exemplo, muitos profissionais da área de tecnologia passaram por trabalhos anteriores sem nenhuma relação com a área, especialmente no período em que fizeram cursos e especializações.

Estas experiências que não estão relacionadas com a sua verdadeira área profissional não precisam ser exibidas na plataforma, com a preferência para as informações que mereçam maior destaque.

Agora que você sabe como melhorar o seu perfil no LinkedIn, faça as mudanças necessárias e comece a se destacar dos demais profissionais de sua área, com a possibilidade de atrair ainda mais empresas interessadas em contar com seu serviço profissional.

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