Dicas para aperfeiçoar o marketing pessoal nas redes sociais

O marketing pessoal é uma das formas mais práticas de se tornar conhecido e convencer as pessoas sobre o seu potencial. É válido para quem está procurando um emprego e até para profissões que o que se vende é a sua imagem, como escritores e coaches.

Hoje, as redes sociais são a melhor maneira de entrar em contato com outras pessoas e se divulgar. Porém, se não houver certo cuidado com o que é postado, podem ser também a sua ruína.

Se você quer usar as redes sociais ao seu favor, veja algumas dicas para tornar seu marketing pessoal mais efetivo e fazer com que quem acessa seu perfil entenda melhor quem é você.


A importância do marketing pessoal

Há quem acredite que o marketing pessoal envolve apenas a postura que alguém adota em determinado lugar, na internet, por exemplo. Porém, vai muito além disso, envolve também comportamentos e networking. Basicamente, se fazer notar e despertar no outro algo positivo, conseguir com que uma pessoa se interesse em conhecer você melhor como profissional. Dentro de toda essa imagem, estão discursos, vocabulário e até atitudes que você toma.

Quem vê de fora, precisa entender a mensagem que você está tentando passar para que assim, se identifique e queira saber mais sobre seu trabalho. Apesar de ser essencial para quem vive da imagem (blogueiros, Instagramers, YouTubers, escritores, coaches etc.), também pode ajudar alguém que deseja mudar de emprego ou ingressar no mercado de trabalho.


Dicas para aplicar nas redes sociais e melhorar seu marketing pessoal

Veja agora algumas dicas que vão ajudar você a conquistar uma imagem positiva e assim, atingir seus objetivos!


Tenha um objetivo definido

Você sabe o que pretende com as redes sociais? Se não tiver um objetivo bem definido, não há um caminho a ser seguido. Pode ser algo simples, como conquistar mais trabalhos freelances ou vender mais livros. O importante é que este objetivo seja determinado o quanto antes.

Tendo um direcionamento, é hora de determinar o quanto você deseja crescer. Aumentar em 50% o número de ofertas de trabalho freelance, fechar 25% novas parcerias com Instagram’s literários. Esses são apenas alguns exemplos, mas já vão ajudar você a saber o que pode e o que não pode ser postado na rede social.


Seja humilde e esteja disponível

Humildade e disponibilidade é algo que não pode ser ignorado. Pense o seguinte, se você entrasse em contato com uma empresa e ela lhe tratasse mal ou não enviasse uma resposta, voltaria a tentar contato? Provavelmente não. O mesmo é válido no caso do marketing pessoal.

Alguém lhe perguntou algo? Responda educadamente e mostre que está disposto a esclarecer aquela dúvida. Recebeu uma proposta de trabalho? Envie seus valores e repasse outras formas de ser contatado, como WhatsApp e e-mail.


Cumpra o que prometeu

Procure sempre honrar compromissos e ser pontual. Colocou em uma rede social que faria uma live no dia e hora X? Faça! Quanto mais você se mostra comprometido com o que fala, mais as pessoas confiam em você e começam a gostar da sua imagem.

Quem diz uma coisa e faz outra, acaba perdendo muitos pontos. Principalmente, porque na internet, nada desaparece tão facilmente. Mesmo que você apague o post falando sobre algo que iria fazer e desistiu, alguém, com certeza, terá um print para relembrar essa sua falta.

Claro que imprevistos acontecem. Atrasou ou teve que cancelar algo que acordou e divulgou na sua rede social? Peça desculpas e, se possível, explique para as pessoas o que levou a esse problema.


Divulgue de forma clara o que você faz

Você deve se lembrar que a primeira dica que encontrou neste artigo, foi sobre ter um objetivo nas redes sociais. E aqui, está a explicação. Somente assim, você vai conseguir divulgar de forma clara o que faz, qual é o serviço que você oferece.

Fale sem medo sobre aquilo que entende e tente não usar linguagem técnica. As pessoas que vão comprar sua imagem, muitas vezes não fazem a mínima ideia do que você faz, mas conseguem entender o quanto pode ajudá-las, se você for claro e falar de forma simples.

Em um LinkedIn, por exemplo, uma breve apresentação e a divulgação de artigos já feitos ajudam as pessoas a se interessarem em saber mais sobre você.


Mostre que você domina o tema

Autoridade é essencial para quem deseja melhorar seu marketing pessoal. E uma das formas mais práticas de fazer isso, é mostrar que você domina o tema que quer vender. 

Por exemplo, se você é um coach de marketing, as pessoas precisam ver que você entende do assunto. Da mesma forma que um escritor precisa apresentar seus livros e fazer com que o público perceba que ele sabe do que se trata a história e em que gênero se encaixa. 

Atirar para todos os lados não leva a lugar nenhum, apenas deixa as pessoas confusas sobre quem seria você.


Conheça seus pontos fortes e fracos

Todas as pessoas têm pontos fortes e fracos. O importante é que você saiba exatamente quais são os seus. Dessa forma, pode destacar os pontos positivos e começar a trabalhar aqueles que precisam ser melhorados.

Tenha em mente que você não precisa ser perfeito, mas precisa mostrar para quem acessa seu perfil em uma rede social o que você tem de melhor. Sem contar que, algum dos seus pontos fortes pode ser o que fará você se destacar diante de outros perfis nas redes sociais.

Aqui, entra também outra questão, o fato de ser autêntico. Por mais que você saiba que algumas características chamam mais a atenção na sua área, não minta sobre quem você é. Destaque aquilo que realmente faz parte da sua personalidade.


Interaja nas redes sociais

Apesar de produzir seu próprio conteúdo ser algo essencial, você também pode se identificar com marcas e pessoas que seguem os mesmos valores ou pensam da mesma maneira. Curta, comente e compartilhe conteúdo sem medo.

Se achar necessário, no momento do compartilhamento ou do comentário, pode incluir uma opinião pessoal. Assim, vai gerar discussão, seja com quem criou o post ou com outras pessoas e, quem sabe, aumentar seu networking.


Qualifique-se

Conhecimento nunca será demais, e quando você compartilha em uma rede social que está fazendo um curso ou estudando sobre um tema ligado ao seu profissional, mostra que tem interesse em continuar aprendendo.

Não tenha medo de se qualificar, inclusive porque esta pode ser uma ótima maneira de melhorar e desenvolver algumas habilidades. Percebe o quanto o marketing pessoal é indispensável em qualquer profissão? 

Comece hoje mesmo a trabalhar seus perfis nas redes sociais e observe a mudança. E se quiser assinar um plano de produção de conteúdo, não deixe de acessar o site da RedaWeb ou ligar para nós no 0800 750 5564.