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Dicas para criar um post de sucesso no Facebook

mulher no celular que mostra reações do facebook

O Facebook é uma das maiores redes sociais do mundo e tem presença ainda mais forte no Brasil. Segundo dados do Statista, são mais de 130 milhões de usuários da rede no Brasil, o 4º país no mundo com mais contas no site. Por causa disso, ele se tornou uma ótima ferramenta de marketing digital para as empresas, mas muitas ainda não sabem como fazer um post de sucesso no Facebook.


Criar um post de sucesso no Facebook que se destaque entre inúmeras outras publicações não é fácil. No entanto, existem certas características em comum entre os posts mais famosos que podem ser usados para chamar atenção do seu público. Confira as nossas dicas para criar um post de sucesso no Facebook e ajudar a sua página crescer.


Faça textos curtos


Redes sociais são dinâmicas. Por causa disso, o conteúdo precisa ser fácil e rápido de ser consumido. De forma geral os usuários do Facebook procuram por notícias e informações que podem ler ou ver em poucos segundos antes de descer a tela e passar para o próximo.


Por isso, blocos de textos muito longos desestimulam a leitura e fazem com que os usuários desistam de ler e sigam para o próximo post. Por isso, mesmo que não tenha essa limitação no Facebook, prefira publicações sucintas em poucas frases. Se o conteúdo for mais longo, publique no blog e use a rede social como chamada.


Use a linguagem certa


Para fazer um post de sucesso no Facebook é fundamental saber como falar com os usuários. De forma geral, por ser uma rede social, a linguagem deve preferencialmente ter um tom mais informal. Usar emojis, gifs, hashtags e até memes em alta chamam a atenção quando bem utilizados.


Mas é preciso ter cautela. Esses recursos devem ser usados apenas quando fazem sentido nas publicações, caso contrário vai parecer “forçado” e trazer mais rejeição. Além disso, se a sua empresa for mais séria e estiver procurando um público mais criterioso, a linguagem técnica pode ser mais recomendada. É preciso saber dosar bem e entender o que o seu público-alvo espera.


Crie conteúdo de qualidade


Se quer chamar a atenção e gerar valor com seu post no Facebook, você precisa de um conteúdo de qualidade. A melhor maneira de se destacar dentro da concorrência das redes é com publicações únicas e criativas. Faça publicações que tirem as dúvidas mais comuns dos usuários, que apresentem curiosidades da empresa ou do setor que trabalha, que sejam originais etc. 


Usar citações de personalidades para trazer reflexões e perguntas também é um bom recurso. O importante é que o conteúdo seja feito pensando no leitor. Mesmo se seu objetivo final for vender, prefira conteúdos que agreguem ao seu público-alvo que as vendas virão em seguida.


Aposte no storytelling


O storytelling é uma estratégia muito usada na produção de conteúdo porque recorre à empatia e à humanidade para atrair os usuários. Narrar histórias reais envolvendo pessoas reais dá mais credibilidade e emoção para a mensagem. 


Mostre dia a dia da sua equipe, conte a história de crescimento de um colaborador, fale de um case de sucesso com um cliente. Mesmo quando é um conteúdo promocional da sua marca, os usuários continuam interessados por fazer uma abordagem humana e com uma narrativa. Por causa disso, o ideal para trazer essa proximidade é usar fotos ou vídeos das pessoas envolvidas na história.


Utilize recursos audiovisuais sempre


Nas redes sociais, o audiovisual comanda. Uma boa imagem ou vídeo pode atrair o olhar e fazer com que os usuários parem para ler o texto junto. Assim, mesmo quando o foco da publicação é o texto, é fundamental incluir alguma imagem para chamar a atenção. O recurso audiovisual deve ter qualidade e ser, se possível, de produção própria. 


A imagem pode até ser simples, como uma montagem com uma frase para levar ao restante do conteúdo na legenda ou então um infográfico com dados para ilustrar. Em relação aos vídeos, cenas de bastidores da empresa trazem bons resultados. Transmissões ao vivo aparecem em destaque no Facebook e são excelentes para engajar o público. Seja criativo e explore todos os formatos.


Faça posts interativos


Redes sociais foram criadas para permitir a interação entre pessoas na internet. Por isso, para criar um post de sucesso no Facebook você precisa estimular a interação com os usuários. A interação é útil tanto para gerar comentários e melhorar os resultados da publicação quanto para aproximar a sua persona da sua marca, ajudando na captação de leads.


Assim, é importante fazer posts pensando em como os usuários podem participar. Faça enquetes, termine as publicações com uma pergunta para os leitores, peça a opinião deles sobre um assunto em alta, fale para marcarem um amigo que se identifica com a história, assim por diante. Não se esqueça de responder os comentários para alimentar a conversa e estimular que outros comentem.


Use chamadas no final


Um post no Facebook não precisa trazer uma experiência apenas passiva para os usuários. Ao incluir uma chamada para a ação, você incentiva que os leitores tomem uma atitude para continuar acompanhando a empresa. O próprio pedido de interação é um tipo de chamada, mas idealmente é bom incluir uma chamada que leve para outra parte da empresa, como o site ou o canal do YouTube. 


Em vez de fazer um simples “clique aqui”, pense em ações que possam interessar os usuários, como uma oferta de conteúdo gratuito, uma dica exclusiva ou um desconto único. Use verbos no modo imperativo para reforçar o pedido e inclua um link para levar à página desejada. Mas atenção: não use clickbaits, eles são malvistos e não trazem benefícios. Só prometa conteúdo que vai entregar.


Escolha os horários certos


Um post de sucesso no Facebook vai além do próprio conteúdo. Ele deve ser o post ideal publicado na hora ideal. Quando uma pessoa abre o Facebook, as primeiras postagens que verá são as mais recentes. Assim, não adianta nada publicar algo às 6 horas se o seu público-alvo só costuma abrir a rede social às 10 horas, por exemplo. 


Para não errar aqui, o importante é pesquisar e testar. Use o Facebook Audience Insights para verificar os horários de maior interação dos seus conteúdos anteriores. Assim você pode saber em que parte do dia os seus seguidores viram e participaram dos seus posts antigos para saber a melhor hora de publicar os seguintes. 


Vá além de um único post


Lembre-se também de que a frequência é importante para ter não apenas um, mas vários posts de sucesso. Você pode dar sorte e conseguir fazer uma publicação viral, mas o que mais influencia na relevância de uma página é a continuidade. É preciso ter um bom planejamento e conhecimento de mercado para criar conteúdos variados e de qualidade para alimentar o Facebook da sua marca. 


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