Dicas para criar um post incrível no Facebook

O Facebook é a rede social que mais atrai o público atualmente. São 127 milhões de brasileiros ativos diariamente na rede, compartilhando conteúdos, informações, produtos e serviços diversos. A rede social é, hoje, uma segunda casa de grande parte do público que vive conectado, interagindo, conversando e compartilhando experiências – principalmente as de consumo.

Não é exagero dizer que, da mesma forma que antes, o público vasculhava o que precisava no Google, hoje explora, principalmente, o Facebook, não apenas para conhecer melhor a marca, o produto ou o serviço, mas sobretudo para observar os comentários sobre eles. Dependendo dessa primeira avaliação, tudo pode dar certo.

Contudo, como criar essa interação e favorecer os comentários positivos na rede, a fim de ampliar a projeção e os relacionamentos da marca com os clientes? Por meio de um post incrível no Facebook!


Dicas para criar um post incrível no Facebook

Criar conteúdos é a base de qualquer interação na rede social. Sem conteúdos, será difícil conseguir atrair a atenção de qualquer público. Para tanto, é necessário prestar atenção em algumas dicas importantes: 


Escolha da hora e do dia das postagem

É preciso mostrar e educar o público quanto à atualização da página. Para isso, a periodicidade é muito importante. Ela assegura que o conteúdo, além da credibilidade, é regularmente postado e, portanto, a página está em plena atividade. Cumprindo a periodicidade, o público entende que, diariamente, naquele mesmo horário, é possível encontrar os conteúdos que gosta de acompanhar. 

Por meio de "informações da página", é possível ter uma ideia dos posts que mais estão atraindo ao público, bem como a faixa etária, o sexo, a localização e, o mais legal de tudo, os horários que estão "pegando fogo".

Impulsionamento das postagens

É interessante, em alguns casos, escolher a dedo o perfil de público que interessa e impulsionar uma publicação, a fim de que se possa atrair ainda mais esse público para a página. O recurso de impulsionamento de postagens atrai pessoas de todos os lados e grupos possíveis, para garantir mais visibilidade ao conteúdo. 

Este conteúdo, quanto mais exposto for, mais engajamento (curtidas, compartilhamentos e comentários) atrairá, o que implica  maior exposição e abrangência dos posts.

Isso é extremamente positivo porque ativa o chamado "lead", que é algo tão importante para qualquer campanha obter sucesso – de vendas e de projeção.

Criação de conteúdos para interagir ao vivo

Um dos grandes recursos que o Facebook disponibilizou recentemente ao público é a "Live", que permite fazer transmissões ao vivo do que quer que se apresente na página para a comunidade que a segue. As interações ao vivo permitem, entre outras coisas, elucidações de dúvidas, votações, anúncios de promoções e avisos importantes. 

São outros tempos, em que um simples ato de pegar o celular e ligar a câmera pode ativar e conquistar o público que for do seu interesse em bem pouco tempo. Basta que o conteúdo seja de seu interesse e, claro, criativo, inteligente e original.

Criação de conteúdos diversificados

Não fique preso apenas a um formato de conteúdo. Conteúdos são desenhos, fotos, animações, textos, GIFs, vídeos, quizzes e compartilhamentos de posts de outros sites e redes. 

Atualmente, o público busca variedade. A internet está recheada de atrações e, quando menos se espera, surgem novas atrações capazes de roubar a atenção e a atração do público desejado. Quantas vezes você não foi surpreendido por um conteúdo de uma página que nunca viu na vida? Você passou ou não a segui-la?

Isso porque quanto melhor for o trabalho executado, quanto mais profissional, direto e aprimorado, maior a interação e retorno do público. Quanto mais diversificado for o conteúdo de sua página, mais gostos diferentes serão conquistados.

Produção de vídeos

Os vídeos têm o poder de seduzir o público, fazendo-o assistir em qualquer lugar: no ônibus, no metrô, na sala de espera do consultório, na fila do bancos ou do cartório, no intervalo de aula, etc. 

Podem ser tutoriais, informativos ou conteúdos para fins de entretenimento. Todo mundo que pretende lançar e fazer uso de sua imagem aposta nos vídeos como ferramenta de projeção. Isso no Facebook é como acender um fósforo próximo a uma poça de gasolina.  

Storytelling

Essa é uma tática bastante utilizada, que teve início nos Estados Unidos. Trata-se da apresentação de uma campanha por meio de várias postagens agrupadas, que transmitem, juntas, uma mesma mensagem de forma divertida, romântica ou bem-humorada. A prática se associa muito à das histórias em quadrinhos, em que um quadrinho complementa a mensagem do outro.

Muitas vezes, uma postagem separada não atrai tantas visitas e compartilhamentos como uma ação de marketing em storytelling. 

Textos otimizados para SEO

Os textos em SEO (Search Engine Optimization) são um poderoso recurso para atrair engajamento, visto que todo tipo de conteúdo é automaticamente ligado aos termos e palavras-chave mais pesquisados nos campos de busca. Cada palavra tem um peso para os algoritmos do Google, o que faz com que cada conteúdo postado atraia de forma orgânica o público que o pesquisa na rede. 

O mesmo ocorre no Facebook. Quando se pesquisa o mesmo termo no campo de busca da rede social, é possível encontrar os vários tipos de postagens referentes ao que se procura. Um recurso indispensável para quem deseja alavancar os acessos à página.

Teste dos formatos

Claro que cada segmento possui um perfil de público e, portanto, é preciso testar muito bem os formatos de conteúdos que se vai utilizar. Sabendo qual mais agrada ao seu público, é possível criar posts incríveis para o Facebook, que farão, com certeza, o seu negócio bombar na internet!

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