Dicas para marketing de conteúdo no LinkedIn

Que o LinkedIn é a rede social mais usada por usuários que querem conseguir um emprego, bem como por empresas que querem conquistar novos clientes por meio da produção de conteúdo contínuo, isso todos já sabem. De acordo com a pesquisa Global Digital Overview, referente ao ano de 2019, a rede tem mais de 35 milhões de usuários no Brasil.

Porém, você sabe como impulsionar sua empresa e atrair clientes por meio do que produz na plataforma? Este artigo vai te ajudar com dicas valiosas:

 Tenha uma rotina de publicações

A primeira dica é ter uma rotina de publicação. Compartilhe conteúdo periodicamente, mas sem incomodar seu público com uma quantidade de postagens excessiva. Vale salientar que a audiência da rede vem do público B2B (Business to business), o que quer dizer que estas pessoas utilizam o LinkedIn, principalmente, durante a semana e no horário de trabalho. 

Compartilhe novidades a respeito de seu setor

Além de fazer atualizações constantes em sua conta, é importante falar um pouco sobre a sua vivência profissional, bem como falar sobre as tendências da área em que trabalha. Isso porque você conseguirá aumentar o seu engajamento e interagir com outros profissionais.

Rodrigo Brancatelli, Editor Sênior do LinkedIn em Nova York, ressalta que os conteúdos escritos na plataforma devem:

  • Educar: faça conteúdos que desafiem e impactem os profissionais a seu redor. É interessante falar sobre tendências de trabalho e sobre a economia de forma geral.
  •  Contextualizar: ajude outros profissionais por meio de postagens que falem de assuntos como conseguir recolocação no mercado de trabalho, fortalecer a sua marca, entre outros.

Escreva um artigo 

Ter um conteúdo original é útil para que as pessoas conheçam mais do seu trabalho e, assim, você tenha mais chances de prospectar novos clientes. O artigo não precisa ser necessariamente exclusivo para a rede - você pode usar um texto que já publicou em seu blog, por exemplo. A recomendação é que essas publicações tenham entre cinco e sete parágrafos.

Sobre isso, o LinkedIn possui, desde 2013, a plataforma Pulse. Nela, é possível escrever e publicar os seus artigos sem precisar sair do site. As principais editorias do Pulse são notícias de opinião, marketing e publicidade, carreiras e inovação e empreendedorismo. 

  • Baseado nisso, algumas dicas de conteúdos temas para um artigo são:
  • Um relato no qual você precisou gerenciar pessoas e que fale sobre os desafios e soluções que enfrentou;
  • Coisas para levar em consideração quando criar o design de uma embalagem;
  • Conteúdo com análise sobre o mercado financeiro, em que traga recursos interativos (infográficos, comparativos, entre outros);
  • Textos que falem sobre inovação, comportamento e, assim, sucessivamente. 

Fale com persuasão

É muito importante que você seja persuasivo, ou seja, o cuidado com seu texto deve começar logo com o título, que é o seu cartão de visitas e o fator que vai fazer que as pessoas queiram - ou não - ler o conteúdo que produziu.

Pensando nisso, crie conteúdos que façam uma promessa e que tragam uma vantagem a seu leitor. Um exemplo interessante seria algo como “4 dicas essenciais para melhorar a gestão financeira da sua empresa”, ao invés de “como melhorar a gestão financeira da sua empresa”.

Use hashtags

As hashtags também são uma ferramenta muito importante. A presença delas em seu texto ajuda o usuário a encontrar seu conteúdo e isso pode ser útil para você atrair novos clientes e conseguir mais visibilidade para sua marca. 

Crie vídeos 

Outra dica poderosa é, claro, a postagem de vídeos. Dados da OptinMonster, referentes ao ano de 2018, mostram que os vídeos nas redes sociais podem aumentar o alcance da marca em até 54%. 

Em relação aos usuários, dados da State of Video Marketing, de 2017, apontam que 95% deles assistem a um vídeo quando têm interesse de conhecer ou saber mais sobre algum produto. Portanto, priorize o uso de vídeos nas suas estratégias de marketing de conteúdo

Termine seus textos com CTA

Em seus artigos, procure sempre utilizar algum CTA (Call To Action) para atrair o leitor do seu texto a conhecer mais de seu trabalho. No entanto, vale ressaltar que, no LinkedIn, não é possível acrescentar plugins ou códigos HTML, os famosos hiperlinks. Isso quer dizer que o seu CTA vai exigir um pouco mais de criatividade que o habitual. 

Acompanhe o relatório semanal do seu perfil 

Mas, claro, é necessário que você acompanhe o engajamento das suas publicações por meio do relatório semanal do LinkedIn.

Vale ressaltar que a rede social disponibiliza a quantidade de pessoas que visitaram a sua página, assim como as palavras-chave que fizeram com que elas chegassem até você. 

Assim, será possível analisar se sua estratégia de marketing está surtindo o resultado esperado e quais os pontos que devem ser melhorados para que você consiga atingir o seu objetivo.

Além disso, como é possível saber o segmento e o cargo das pessoas que mais visitaram o seu perfil, esse também é um bom termômetro para você perceber se as suas publicações estão chegando ao público-alvo esperado.

Procure criar um networking

Ter um networking é importante de modo que você estreite seu relacionamento com mais usuários do LinkedIn, já que as pessoas não querem só ouvir as ideias dos outros, mas também expor as delas. Ademais, você vai ter mais chances de atrair novos clientes para o seu negócio. 

Como seu conteúdo será avaliado por outros profissionais, mantenha a seriedade em suas postagens e procure aperfeiçoar o que faz, para atingir as suas metas estipuladas.

E se eu não quiser publicar um conteúdo original em meu perfil do LinkedIn? 

Caso você não se sinta à vontade para publicar algo que escreveu em seu perfil no LinkedIn, há alternativas para manter sua página ativa e com engajamento. 

Primeiramente, você pode postar uma atualização, por meio do compartilhamento de alguma notícia que tenha lido no próprio site, ou em páginas externas. Você também pode compartilhar vagas de emprego que acredite ser útil a uma parcela significativa de suas conexões. 

Outra indicação é publicar uma foto em sua página, seja de um evento que participou, um infográfico sobre um assunto relacionado a sua estratégia de conteúdo ou alguma foto motivacional acompanhado de uma mensagem igualmente motivacional. 

E agora, como fazer? 

Se você se convenceu da importância do LinkedIn para aumentar o alcance do seu conteúdo, conseguir novos clientes e fortalecer a sua marca, mas não sabe como começar a implantar as estratégias que leu aqui, conte conosco. A RedaWeb já ajudou milhares de empresas em todo o Brasil a alcançarem seus objetivos e pode te ajudar também.

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