Dicas para o marketing digital de varejo

À medida em que as redes sociais se tornam cada vez mais presentes no cotidiano dos usuários, as empresas aumentam sua participação digital em busca de uma forma eficaz de se comunicar com o público. 

Um diferencial competitivo dos dias atuais é saber fazer o bom uso das ferramentas de marketing digital em favor dos negócios, pois este meio, além de demandar pouco investimento, é um fator relevante para o crescimento do mercado de varejo. 

Por que eu deveria investir em marketing digital? 

Um estudo realizado pela ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) apontou que dois terços da população brasileira já está conectada na internet. 

Esse mesmo estudo mostra ainda que o Brasil é um dos países mais ativos em redes sociais, como YouTube, Facebook, Instagram, e outras plataformas, chegando em um tempo médio de 9 horas de acessos diários, número que tende a crescer cada vez mais. 

Além do longo período de tempo que os usuários passam conectados, a internet tem a característica de exercer uma grande influência sobre o poder de decisão de compra. 

Um estudo do Ibope, publicado em 2017, afirmou que 57% dos brasileiros pesquisam online antes de adquirir um produto ou serviço. A participação ativa das marcas nas plataformas digitais pode fazer diferença para atrair novos consumidores. 

As empresas de varejo têm uma grande oportunidade de explorar o universo digital, e todos os seus benefícios, em favor do crescimento de suas marcas. 

Como posso usar o marketing digital para fazer minha marca crescer?

No cenário varejista, a presença digital também está em crescimento. As lojas investem em vendas online e interações nas plataformas sociais cada vez mais, para aproximar possíveis clientes e atrair consumidores fiéis. 

Somente no primeiro trimestre de 2019, houve um aumento de 23% nas compras online de usuários brasileiros. A maioria dessas interações foram realizadas por smartphones, o que mostra o quão presente este dispositivo é em nosso cotidiano. O número tende a aumentar a cada ano. 

O marketing digital para varejos melhora a experiência do cliente, com facilidades de compras e soluções de comunicação que fortalecem o relacionamento do consumidor com a marca. 

As empresas de varejo que desejam aumentar o número de clientes e vendas, o alcance e visibilidade da marca e dos produtos e serviços, ou até mesmo se tornar autoridade no assunto no meio digital, devem apostar nas estratégias de marketing de conteúdo para atingir os resultados esperados. 

Porém, muitas empresas ainda não sabem manusear todas as ferramentas disponíveis, o que pode atrapalhar o alcance dos objetivos traçados. 

Veja abaixo, algumas dicas de como aproveitar o marketing digital de varejos para fazer sua marca crescer: 

Conheça seu público-alvo

Antes de montar qualquer estratégia de comunicação, o estudo do público-alvo é primordial. 

Esse estudo vai indicar todas as características das pessoas que você quer atrair para a sua empresa, perfil comportamental, interesses, hábitos, entre outros.

Essas informações são importantes porque, a partir deste perfil, é possível traçar estratégias eficazes, que vão de acordo com os gostos e hábitos do público que você quer atingir. 

Por exemplo, no estudo do público-alvo, você descobre que eles utilizam o Instagram como rede social principal, especialmente durante o dia, e consomem muitos vídeos do YouTube no período da noite. 

Logo, ao montar seu planejamento de campanha, você sabe que precisará estar presente no Instagram e no YouTube, e também conhece os melhores horários para postagem.

Este estudo permite que a empresa aprofunde o conhecimento de seus possíveis clientes e entenda as melhores formas de estabelecer um relacionamento. 

Esteja presente nas redes sociais 

Para criar relacionamento direto com o público-alvo, é imprescindível que a empresa tenha perfil nas redes sociais. 

Essas plataformas lideram o ranking de número de acessos e tempo gasto na internet. Um volume tão grande que cria excelentes oportunidades de comunicação. 

As redes sociais ajudam a fortalecer a imagem da marca junto ao público, e tornam o relacionamento entre empresa e cliente mais próximo. Isso por si só já auxilia na decisão de compra, porém também é possível facilitar o processo de fidelização, à medida em que o consumidor se aproxima da empresa.  

Outra vantagem das redes sociais é a possibilidade de segmentação do público-alvo, o que permite a criação de campanhas direcionadas, com um investimento mais assertivo e, consequentemente, mais retorno. 

Não esqueça: rede social é relacionamento, portanto, é de extrema importância sempre responder aos clientes para fortalecer esse laço. Essas plataformas podem se tornar boas formas de SAC. 

Seja ativo

Um ponto crucial das mídias digitais é o volume rápido de informações que elas distribuem por minuto. Para se destacar entre tantos conteúdos, é importante ter um volume constante de postagens e atualizações. Dessa forma, o usuário vai sempre manter o interesse e a interação com as páginas do negócio, o que é fundamental para melhorar os algoritmos de entrega do conteúdo.

Um site atualizado também tem mais chances de subir de maneira orgânica na posição das buscas, o que facilita a captura de novos leads. 

Outra estratégia é investir em e-mail marketing periódicos, com conteúdos relevantes ao público-alvo, para converter os leads em clientes.

Utilize técnicas de SEO 

Fazer uso das técnicas de SEO auxilia a melhorar o posicionamento da marca no ranking das pesquisas. Entre as principais técnicas, utilizar as palavras-chave certas e manter a constância na atualização são fundamentais. 

Investir em conteúdo relevante agrega valor à marca 

Entregar aos usuários conteúdos relevantes e de interesse deles faz com que eles enxerguem a marca com autoridade, e desperta o interesse. 

Na maioria das vezes, disponibilizar um conteúdo relevante é a chave para atrair a atenção de possíveis clientes. Esta pode ser a forma de iniciar uma conversa, e fazer seu alcance de fala se expandir. 

Ao estreitar o relacionamento com esse lead, ele vai passando pelo funil de vendas, até chegar à decisão de compra. 

O marketing de conteúdo pode trazer muitos resultados ao negócio. Na RedaWeb, por exemplo, notamos um crescimento constante dos nossos clientes, que optam por investir em conteúdo. 

Um e-commerce do segmento da moda chegou a aumentar mais de 200% suas visualizações após nossos trabalhos, e obteve 171,84% mais de visitantes. 

As estratégias de marketing digital permitem que sua marca chegue ao topo das pesquisas, e a chance de encontrar possíveis consumidores também cresce. Para capturar esses leads e transformá-los em clientes, é fundamental investir em um conteúdo de qualidade, com as ferramentas certas.

Ficou interessado por este material? Saiba que você também pode começar a aplicar estratégias de marketing digital na sua empresa. Entre em contato conosco por meio do site da RedaWeb ou telefone: 0800 750 5564. Temos o plano ideal para fazer seu negócio crescer!