7 dicas para tornar sua campanha no Facebook Ads um sucesso

Redes sociais exercem um papel fundamental na vida cotidiana. Já não podemos mais fugir dessa realidade. É através delas que nos comunicamos, expressamos opiniões e até mesmo efetuamos algumas transações. Dessa maneira, é essencial conhecer os anúncios pagos intimamente, para tirar o maior proveito de uma estratégia campeã.

Assim, queremos te entregar 7 dicas para tornar a sua campanha no Facebook Ads um sucesso, garantindo maior interação do público com a sua marca e atraindo mais clientes para o seu negócio. Confira:

O que é Facebook Ads?

O Facebook é uma rede social que está no mercado há mais de 15 anos e que coleciona quase 130 milhões de usuários no Brasil. Ela é o ponto de encontro entre os mais diversos públicos que compartilham inúmeros interesses distintos. 

O Facebook Ads é a plataforma de anúncios pagos dentro dessa rede social gigante. Através dele, é possível direcionar as suas publicações de acordo com alguns critérios:

  • Idade do público-alvo;
  • Sexo;
  • Interesses gerais, ou até mesmo interesse demonstrado na sua marca;
  • Região em que mora, dentre outros.

Essa possibilidade de segmentar a sua campanha de maneira mais assertiva garante um retorno consistente, desde que utilizado com sabedoria. A grande questão é que a maioria das empresas ainda não aprendeu a tirar o maior proveito dessa ferramenta que pode ser tão lucrativa. É exatamente por isso que queremos te entregar 7 dicas para tornar a sua campanha no Facebook Ads um sucesso.

#1 Crie um anúncio único

Você não é a única pessoa que está tentando conquistar usuários através do Facebook Ads. A concorrência é grande, apesar de nem todo mundo saber como fazer corretamente.

Seu anúncio deve possuir uma chamada forte. Pense em como você utiliza a rede social. Lê cada postagem em detalhe ou observa a imagem e algumas palavras soltas? A maioria se encaixa no segundo grupo, pois sabemos que grande parte do conteúdo não é interessante ou relevante. Paramos apenas naquilo que nos fisga em poucas palavras.

Então, o título do seu anúncio não pode ter mais do que 100 caracteres e uma chamada com 30 palavras já é o suficiente. 

A sua campanha deve criar uma sensação de urgência. Seu produto é o único que resolve um problema específico, o seu serviço é indispensável ou você está ofertando um curso tão valioso que não pode ser encontrado em outro lugar. 

#2 Utilize imagens com sabedoria 

Se descrevemos um hambúrguer artesanal com salada fresca e pão de fermentação natural, você tem tanta água na boca quanto uma foto do Big Mac? Pense nessa analogia para compreender o poder das imagens.

Fotografias profissionais chamam a atenção do seu público, ao passo que uma longa descrição irá distraí-lo. Se você não for um grande apreciador do hambúrguer artesanal, não adianta tentar descrevê-lo, mas uma imagem irá representar tudo o que se quer dizer.

Ao rolar o feed de notícias, damos mais valor a imagens e vídeos, então, esses elementos são obrigatórios.

#3 Teste o seu anúncio

Agora que o anúncio campeão está pronto, é preciso testá-lo. Não caia na armadilha de publicar e abandonar. O seu Ad é um diamante que precisa ser lapidado, e a própria plataforma dá algumas dicas de acordo com a performance.

Antes de postar, pré-visualize para compreender como ele realmente irá se comportar. Crie um segundo anúncio tão bom quanto o primeiro e coloque os dois para competir. No Marketing isso é chamado de Teste A/B. Ou seja, dois anúncios similares rodam simultaneamente para, no final, restar apenas os pontos fortes de cada um deles.

#4 Segmente o seu público

Lembra que no começo do artigo deixamos claro que a maior vantagem do Facebook Ads é a alta qualidade na segmentação? Então, você deve tirar proveito disso.

Não caia na ilusão de que quanto mais visualizações, melhor. Dessa maneira, você pode até mesmo estar apenas jogando dinheiro fora. Siga alguns passos para vencer nessa dica:

  • Defina o seu público-alvo;
  • Compreenda seus interesses;
  • Entenda quem é o comprador;
  • Encontre o seu diferencial.

Em qualquer estratégia de anúncios pagos, a sua marca deve chegar apenas naquelas pessoas que realmente possuem intenção de comprar ou demonstrar algum interesse, por menor que seja, no seu nicho de atuação.

Por exemplo, se o anúncio é de carros, não faz o menor sentido dispará-lo para um público menor de 18 anos, afinal, essa faixa etária dificilmente possuirá recursos para efetuar uma compra.

Por outro lado, faz muito sentido disponibilizar conteúdo automobilístico acima dos 16 anos, uma vez que em um futuro talvez não muito distante, essas pessoas saiam em busca de um carro, e podem lembrar do tempo que passaram na página da sua marca.

#5 Invista em remarketing

Você com certeza já falou uma palavra em voz alta, e esse anúncio apareceu na sua tela, certo? Por mais assustador que possa parecer, há uma explicação nada conspiratória para esse fenômeno.

Se você está pensando em comprar um computador novo, com certeza visitou alguma página relacionada há pouco tempo. Algoritmos do Facebook identificaram isso e te mandaram um anúncio relacionado ao tema daquele site. É assim que os Ads funcionam, tanto no Facebook quanto Instagram e até mesmo no Google. 

As coisas ficam ainda mais interessantes quanto falamos em enviar um anúncio a pessoas que já demonstraram interesse na sua marca e visitaram a sua página ativamente, assim, é possível disparar uma mensagem ainda mais personalizada.

Remarketing é, na verdade, trazer de volta pessoas que entraram em contato com a sua empresa, mas por algum motivo não efetivaram a transação em um primeiro momento.

#6 Incorpore o Pixel

O Pixel é um trechinho de código HTML que, ao ser incorporado ao seu site, reúne informações valiosas sobre a campanha no Facebook Ads, como por exemplo, a taxa de conversões ou quantas pessoas efetivamente clicaram no seu anúncio para acessar a página.

Essa ferramenta, inclusive, é essencial para uma campanha de remarketing vencedora. Vale a pena conhecer a fundo essa poderosa extensão.

#7 Tenha um conteúdo campeão

De nada adianta seguir as seis dicas anteriores se o público é redirecionado a uma página com um conteúdo pobre. Conteúdo rico é aquele que prende o leitor do começo ao fim. Ele informa e educa. O seu usuário sairá sempre com uma informação nova e essencial para resolver os problemas que o levaram a procurá-lo. Dessa maneira, a sua marca se torna uma referência. 

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