Dicas que vão te ajudar a gerar conteúdo nas redes sociais

Com um mundo cada vez mais tecnológico e dinâmico, as empresas buscam investir nos meios digitais para conquistar novos clientes. Contudo, é preciso avaliar algumas ações importantes, no que diz respeito ao comportamento do seu público frente a sua marca, e quais são as melhores estratégias para que o seu cliente esteja sempre perto de você. 

Isso significa que o seu negócio precisa oferecer conteúdos de valor para que o público tenha mais proximidade com seus produtos e serviços. E o meio mais eficiente de conquistar um público é através do engajamento que um conteúdo oferece, mas para que isso aconteça, precisamos saber como produzi-lo. 

Quer saber como? Então, leia o post até o final e conheça algumas dicas que vão te ajudar a gerar conteúdo de qualidade nas redes sociais.

Novo comportamento dos consumidores

Uma pesquisa feita revelou que o brasileiro fica online por uma média de 20 horas por mês nas redes sociais. Através dos resultados, é possível concluir que o futuro de transações como compras e vendas será feita unicamente pela internet. 

Dessa forma, o meio digital fornece uma aproximação do público com empresas, já que a comunicação é mais rápida e, em alguns casos, imediata. Mais de 60% dos indivíduos usam celulares para acessar a internet e, com a frequência de usabilidade da rede, as pessoas estão sempre presentes nas redes sociais. 

Criação de conteúdo: o melhor jeito de aproximar o cliente da sua marca

Com um consumidor cada vez mais conectado às redes sociais, é preciso criar estratégias para que sua marca chame a atenção do seu público ali. Assim, uma das formas mais efetivas para isso é a criação de conteúdo, seja através de um blog, página no Facebook, vídeos no YouTube ou outras redes sociais disponíveis.

A ideia é fornecer assuntos que ressaltem a importância e a necessidade do público em adquirir o seu produto ou serviço. Através do Marketing de Conteúdo, é possível criar textos educativos, que passem algum tipo de informação útil para o seu leitor, de forma que o mesmo sinta-se confortável para interagir cada vez mais com a sua marca e tenha interesse em contratar serviços ou adquirir produtos posteriormente. 

6 dicas importantes para gerar conteúdo nas redes sociais

Antes de tudo, sabemos que uma marca precisa se portar como um “amigo” próximo de seu cliente, procurando resolver seus problemas, além de educá-lo com conteúdos relevantes e fazê-lo participar ativamente nas postagens e em demais atividades. 

Portanto, daremos 6 dicas importantes para sua marca gerar conteúdo nas redes sociais. Veja, abaixo:

1. Conheça o seu público

Esse é o ponto principal para começar a elaborar um conteúdo de valor. Assim, definir sua persona, que é uma representação simplificada do cliente ideal para o seu negócio, faz com que os conteúdos gerados estejam de acordo com o interesse do seu público.

2. Use a língua do seu público

Compreender o tipo de linguagem usada pelo seu público de interesse é muito importante, pois contribui significativamente para a construção do seu conteúdo e faz com que a mensagem seja entregue da forma que eles desejam.

Sabemos que cada empresa possui diferentes formas de se comunicar com seus clientes e, sendo assim, cada perfil se adequa ao tipo de personalidade da organização. Compreenda, ao máximo, seu público, observando a forma como se comunica e como a sua marca deve abordá-lo a partir de então.

3. Ponha-se no lugar do seu público

Antes de realizar a postagem de qualquer tipo de conteúdo, se coloque no lugar do seu público e realize algumas perguntas:

  • O que eu vou ganhar postando esse conteúdo nas redes sociais?
  • Esse conteúdo será útil para o que estou buscando?
  • O post contém informações que possam me ajudar a resolver algum problema?

Parece simples, mas essas perguntas esquematizadas no seu conteúdo podem mudar completamente a ação do público durante o contato com o formato criado. Dessa forma, sua marca vai desenvolver assuntos mais atraentes, incentivando o leitor a realizar algum tipo de ação, ou seja, engajamento.

4. Crie conteúdos que se adequem a cada tipo de plataforma

Copiar e colar um texto, imagem, ou qualquer tipo de documento em plataformas diferentes pode não ser uma boa estratégia para gerar conteúdo na internet. Sabemos que cada rede social possui conteúdos diferentes, que podem engajar menos ou mais. Sendo assim, postar conteúdos que sejam exclusivos para cada rede social garante mais engajamento e conversões para a sua marca. 

Utilize imagens, textos, vídeos, PDFs, podcasts e demais formatos existentes que façam sentido para a sua persona naquela rede social que você irá utilizar como estratégia de envolvimento. 

5. Utilize uma comunicação aberta com seu público

Fazer perguntas, pedir opiniões e obter todo o tipo de informação que o seu público oferecer é muito importante. Permitir que exista uma comunicação entre a sua marca e o seu público colabora para um relacionamento eficiente, fazendo com que você obtenha mais ideias para elaborar conteúdo de valor.

Dessa forma, antes de postar algo nas redes sociais, seja no Facebook, Instagram, YouTube ou qualquer outra plataforma, pergunte-se o que o seu público pode achar. Movimente uma discussão, de forma que eles se sintam parte da sua marca e estejam dispostos a interagir.

6. Escolha onde sua marca precisa estar

Com um público cada vez mais dinâmico, uma nova rede social é criada para uma proposta de conteúdo e comportamento diferente. Dessa forma, é importante ter ciência de que sua marca não precisa estar presente em todas as redes sociais possíveis, mas sim onde o seu público está. Para verificar a rede social ideal, formule algumas questões como:

  • O que cada rede social oferece;
  • Qual rede social se encaixa à sua estratégia de Marketing;
  • Qual rede social o seu público é mais ativo;
  • Quais meios consistentes para alimentar conteúdo na rede social;

Assim, de nada adianta realizar infindáveis cadastros em várias redes, sem ter plena certeza de que há um público considerável para sua marca ali. Utilize as questões acima para realizar uma pesquisa eficiente.

Invista em conteúdo para a sua empresa escalar ainda mais

Conforme vimos, a tecnologia tende a crescer substancialmente a cada ano, possibilitando que usuários fiquem cada vez mais conectados na internet, especialmente nas redes sociais. 

Com esse novo comportamento do consumidor, a sua marca precisa acompanhar essa tendência para gerar maior competitividade no seu mercado de atuação, oferecendo maior escalabilidade para o negócio.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, acesse o site da RedaWeb ou entre em contato conosco pelo telefone 0800 750 5564 para assinar um plano de produção de conteúdo.